Qual a melhor região? Qual o hotel ideal? Saiba tudo sobre de mais importante antes de decidir onde ficar em Berlim. Nessa matérias selecionamos os melhores bairros, hotéis e dicas para você decidir da melhor maneira.
Em uma cidade grande, a dúvida sobre onde ficar é sempre proporcional, e em Berlim não seria diferente. No centro? Perto das atrações? Em meio aos locais? A capital tem sua versão turística, ainda que muito bonita, concentrada na parte de Mitte, mas ela também tem sua versão mais autêntica, localizada em outras regiões, como Kreuzberg e Friedrichshain.
Em outras palavras, Berlim permite que os viajantes escolham do ultra popular ao alternativo raiz. E aí que entra uma sacada interessante: a opção de se hospedar no meio termo. Isto é, hospedar-se ‘nas fronteiras’ de Mitte, na região de Tiergarten por exemplo. Para fazer uma escolha certeira sobre onde ficar em Berlim, confira a nossa matéria abaixo.
☞ pular para…
- A hotelaria em Berlim
- Principais regiões para ficar em Berlim
- Dicas sobre onde ficar em Berlim
- Dúvidas sobre onde ficar em Berlim
- Lista de hotéis para ficar em Berlim
A HOTELARIA EM BERLIM
Desde hotéis de luxo até opções mais econômicas, Berlim, como destino turístico, oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender a todos os tipos de viajantes. Para aqueles que buscam uma experiência elegante e sofisticada, os hotéis na cidade são conhecidos por seu serviço impecável, design moderno e uma série de comodidades de alto padrão.
- Soho House Berlin
- Soho House Berlin
Por outro lado, os albergues são uma escolha popular entre os viajantes com orçamento mais restrito ou para aqueles que preferem uma atmosfera mais sociável durante a estadia. Adicionalmente, Berlim também oferece opções alternativas, como apartamentos para alugar, bed and breakfasts e até mesmo hotéis boutique. Inclusive, alguns estabelecimentos estão situados em edifícios históricos renovados, adicionando um charme especial à experiência de hospedagem.
Independentemente da escolha de onde ficar na cidade, os viajantes podem esperar uma ampla variedade de comodidades e serviços para tornar sua estadia confortável e memorável. Com uma cena hoteleira tão diversificada, há algo para todos os gostos e orçamentos na vibrante capital alemã.
MAPA – ONDE FICAR EM BERLIM
PRINCIPAIS REGIÕES PARA FICAR EM BERLIM
A capital da Alemanha é grande e sua divisão reflete essa diversidade. Em outras palavras, existem 12 distritos em Berlim, cada um com sua própria personalidade, história e características distintas. Dentro deles, há, ainda, subdivisões, que chamaremos de regiões, além de kiez, um combinado de uns 10 quarteirões.
Ou seja, ao definir onde ficar em Berlim, é importante saber que a cidade está dividida em distritos, regiões e kiez. Esta é uma informação bastante valiosa, visto que, ao pesquisar a sua estada, optar por ficar num lugar considerado bom não necessariamente significa que estará bem localizado.

Foto: Wikipedia
Por exemplo, Mitte (que é uma das regiões mais procuras pelos turistas em Berlim) trata-se de um distrito e, por isso, a sua dimensão é enorme; logo, hospedar-se por aqui não implica estar localizado próximo aos pontos turísticos. Pode sim estar, como também não. A título de curiosidade: neste caso, procure por Mitte-Mitte, que é o seu miolo principal.
MITTE
Em português, Mitte significa centro. No entanto, ao definir onde ficar em Berlim, tome cuidado, pois se trata de um distrito enorme e é provável que faça uma escolha de hospedagem equivocada se não prestar atenção a esse detalhe. Isto porque está subdividido em seis regiões, sendo que, dentre elas, as mais bem localizadas são Mitte-Mitte e Tiergarten.
A melhor região para os turistas é Mitte-Mitte, onde ficam os principais pontos turísticos, como a Porta de Brandeburgo e a Ilha dos Museus, bem como a Estação Ferroviária Central Hauptbahnhof, o Monumento do Holocausto, o Dead Chicken Alley e a avenida de compras Unter den Linden. Ou seja, grande parte das atrações da cidade estão por aqui e consequentemente isso eleva os preços da região – inclusive de seus hotéis.
O interessante de se hospedar nos arredores de Mitte é a possibilidade de se mover pelos dois ‘mundos’ de Berlim, pois estará bem localizado e conectado em termos de transportes públicos como metrô, bonde, ônibus e trem. Adicionalmente, com a possibilidade de ir a pé para várias atrações e tornar sua viagem um pouco mais econômica.
Pensando na sua comodidade, as sugestões de acomodação da Travel para ficar no bairro Mitte em Berlim são o The Mandala Suítes e o Mercure Hotel Charlie.
TIERGARTEN
Ainda que seja uma subdivisão de Mitte, Tiergarten também tem seu espaço ao lado da parte mais central do distrito. Considerada por muitos a melhor região da antiga Berlim Ocidental, o local é perfeito para quem quer estar próximo aos principais atrativos, mas também deseja um pouco paz em meio à metrópole, já que conta com o maior parque de Berlim – inclusive é quem dá o nome ao bairro, e muita área verde.
Para se hospedar, opte por ficar em Potsdamer Platz, uma área moderna e reconstruída após a queda do Muro de Berlim e que se tornou uma das principais atrações da região, com várias lojas, cafés e restaurantes em seu entorno. No entanto, ainda que não exatamente aqui, uma boa indicação de hospedagem é o So/Berlin Das Stue, que está quase aos pés do parque Tiergarten.
CHARLOTTEMBURG
O bairro de Charlottenburg tem uma história rica, remontando ao século XVII como um vilarejo antes de ser incorporado à cidade. O nome vem do Palácio Charlottenburg, construído como residência de verão para a rainha Sophie Charlotte. Além disso, ele é conhecido por sua arquitetura variada, que inclui o moderno Museu Berggruen.
O bairro também é um importante centro comercial e de entretenimento, com destaque para a famosa rua comercial Kurfürstendamm e o Teatro de Variedades de Friedrichstadt. Se estiver viajando com crianças, o Zoológico de Berlim é um ótimo passeio para adicionar ao seu roteiro. Vale a pena ressaltar que a região é bem conectada por transportes públicos, com várias estações de metrô (U-Bahn) e trens urbanos (S-Bahn), facilitando o acesso a outras partes de Berlim.
No geral, Charlottenburg oferece uma mistura encantadora de história, cultura, compras e entretenimento, o que o torna um destino popular tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Para se hospedar, as sugestões da Travel são o descolado 25hours Hotel Bikini Berlin e o charmoso Hotel Zoo Berlin.
KREUZBERG
Berlim é singular por conta dos seus distritos que antes dividiam a cidade ao meio. Neste caso, Kreuzberg, assim como Friedrichshain, que falaremos adiante, captam a essência alternativa da capital, refletindo sua construção como um centro de arte e diversidade.
No lado ocidental, Kreuzberg mantém a mesma vibração alternativa, porém de forma mais descontraída em relação a Friedrichshain. Devido à sua localização central e à gentrificação, o bairro tornou-se mais cobiçado e, consequentemente, mais caro. Apesar disso, mantém uma identidade cultural forte e hipster.
Entre os pontos turísticos de destaque em Kreuzberg, estão a famosa rua de compras e gastronomia Bergmannstraße, o parque urbano Görlitzer Park, conhecido por sua atmosfera animada, e o famoso mercado turco de Maybachufer, onde se pode encontrar uma grande variedade de produtos frescos e exóticos. Já a região de Kreuzkölln, kiez que fica na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln, é um dos points mais descolado de Berlim.
Para uma estada memorável, sugerimos o Michelberger Hotel, cujo prédio é assinado pelo renomado arquiteto Sigurd Larsen e que, atualmente, é considerada uma das hospedagens mais sustentáveis e ecológicas de Berlim.
FRIEDRISCHAIN
Já no lado oriental, está Friedrichshain, que celebra a cultura punk enquanto incorpora elementos sofisticados de Berlim. Sob antigo domínio soviético, o bairro já foi palco de manifestações contra o capitalismo e o autoritarismo, promovendo eventos artísticos e sociais, especialmente nas décadas de 80 e 90, e fomentando a cultura do DIY (faça você mesmo).
Embora não tenha muitos pontos turísticos, é lá que está, às margens do rio Spree, está a East Side Gallery, remanescente do Muro, a qual representa um marco icônico na área. A Ponte Oberbaumbrücke, por sua vez, conecta a região, ao sul, com Kreuzberg, ao norte. Além disso, outro lugar que merece a visita é a praça Boxhagener Platz, famosa por seu mercado de pulgas que ocorre aos domingos.
Por fim, a rua Simon-Dach-Straße é conhecida por seus restaurantes e bares, especialmente populares no verão. Como sugestão de estada, recomendamos o aparthotel Numa nesse bairro vibrante, com estação de metrô a menos de 1 minuto de distância.
PRENZALEUR BERG
Prenzlauer Berg é, sem dúvidas, um dos bairros mais em alta da capital da Alemanha. Com uma quantidade enorme de bares, restaurantes, lojas, galerias e cafés, tudo muito estiloso e alternativo, além do mercado de pulgas Mauerpark e do KulturBrauerei, uma antiga cervejaria que virou um complexo com várias atividades, a região se tornou, não à toa, uma ótima opção para ficar em Berlim.
Dentre as inúmeras opções de hospedagem, duas se destacam: Hotel Oderberger Berlin, que está construído dentro de um prédio antigo belíssimo, e Linnen, ideal para quem gosta de se sentir em casa.
NEUKOLLEN
Por fim, outro bairro bastante descolado de Berlim e ideal para ficar, principalmente para quem gosta de uma atmosfera mais alternativa, é Neukölln. Conhecida pelo seu aspecto internacional, esta região reúne inúmeros atrativos e lugares especiais não encontrados em nenhum outro ponto da cidade. Mas vale ressaltar que Neukollen fica em um dos extremos da cidade, e o acesso até algumas atrações pode ser mais complicado — além de ser considerado mais sujo do que os demais bairros.
Isto é, é o bairro ideal para quem quer ficar no meio dos rolês, vivendo com um local, para quem pagar menos e, especialmente, para quem não se importa em bater ponto nas atrações turísticas.
Por lá, estudantes e artistas vivem em ruas pitorescas que alojam vários hipster/vintage shops, além de bares e cafés populares. É claro, além deles, turistas ávidos por vivenciar uma Berlim única e vibrante. Se você é um deles, a sugestão de hospedagem é o Mercure Hotel Berlin Tempelhof.
DICAS SOBRE ONDE FICAR EM BERLIM
Você é uma pessoa mais interessada em museus e galerias, em compras ou vida noturna quando conhece um novo destino? Bom, para escolher onde ficar em Berlim, é importante considerar os seus interesses, suas preferências de transportes e orçamento. Para ajudar na sua decisão, aqui estão algumas dicas:
Primeiramente, leve em consideração o seu estilo de viagem. Em outras palavras, o que você costuma fazer nos destinos. Por exemplo, se fazer compras é um dos seus hobbies, ficar perto de centros comerciais e lojas trendy é muito importante. A Hackescher Markt, localizada no Mitte, é uma excelente opção. Ela é repleta de lojas de estilistas locais, marcas internacionais e galerias de arte. Aliás, para mais locais de onde fazer compras em Berlim, confira nossa página.

Hackesche Höfe e Hackescher Markt, no Mitte. (Foto: Berlin.de)
Outra dica é: escolha acomodações que tenham acesso fácil e rápido as estações de metrô, trem ou ônibus. Ou até mesmo, a meios de locomoção alternativos, como bicicletas e patinetes elétricas. Esta escolha facilita muito a sua viagem! Imagina só, a praticidade de sair pela porta da sua hospedagem e ter em mãos o veículo que te permitirá explorar toda a cidade. Incrível, né? Para saber mais, confira a nossa página com detalhes sobre transportes em Berlim.
Por último mas não menos importante, o orçamento disponível. Onde eu encontro o melhor custo e benefício? Os hotéis são práticos e cômodos, se localizados no centro de Berlim, melhor ainda. No entanto, Airbnbs, apart-hotel ou bed and breakfasts costumam ser mais acessíveis. O pulo do gato, é optar por estas acomodações em bairros nos arredores de Mitte, pois as diárias são mais baratas.
- Hauptbahnhof, a estação central de Berlim.
- Numa I Boxer Rooms & Apartments.
DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR EM BERLIM
Algumas dúvidas sobre onde ficar em Berlim podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 6 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Qual a melhor região para ficar em Berlim?
Depende! Se você prefere ficar próximo aos pontos turísticos, a recomendação é que fique no Mitte-Mitte. Já para quem gosta de vida noturna, além de um ambiente mais descolado e alternativo, os melhores bairros são Kreuzberg e Friedrichshain. Para compras, a região de Charlottemburg é a melhor pedida – inclusive é lá onde está o KaDeWe – Kaufhaus des Westens, considerada a segunda maior loja de departamentos da Europa.
2. Qual o bairro com o melhor custo e benefício em Berlim?
Kreuzberg é a resposta! Suas diversas ruas estão repletas de cafés, grafites e muitas opções para curtir a vida noturna. Você encontrará uma rica variedade de hospedagens, com uma pegada artística e uma cultura de rua dinâmica que dá a Berlim seu caráter único. E o melhor de tudo, com preços mais acessíveis em comparação a zonas como o Mitte e Charlottemburg.
3. Onde evitar ficar em Berlim?
Embora Berlim seja geralmente segura, algumas áreas podem ser menos atraentes para os turistas, especialmente tarde da noite. Áreas como Wedding e partes de Neukölln podem ser um pouco complicadas. Tenha cuidado e escolha acomodações em áreas movimentadas e bem iluminadas.
4. Qual é a melhor área para a vida noturna em Berlim?
Para uma experiência inesquecível de vida noturna, vá para Friedrichshain ou Kreuzberg . Ambas possuem uma infinidade de bares, clubes e locais de música ao vivo. A região que intersecta os dois bairros é uma visita obrigatória para aqueles que buscam uma autêntica cena de festa em Berlim.
5. Qual a melhor área para fazer compras em Berlim?
O Mitte é uma excelente opção! Um dos principais lugares e que está muito bem localizado é a Alexanderplatz e seus arredores. Com a Galeria Kaufhof, Shopping Center Alexa, Saturn, Media Markt e uma filial da Primark. Além de galerias de compras, como a Rathaus Passagen. A região é bastante completa, o que facilita para aqueles que desejam otimizar as compras em Berlim.
6. Qual é a melhor opção para ficar – Berlim Oriental ou Ocidental?
Tanto Berlim Oriental quanto Berlim Ocidental oferecem experiências únicas, portanto, sua escolha depende dos seus interesses. Berlim Oriental, com sua vibe artística e vida noturna eclética, é ideal para quem busca um clima mais boêmio. Berlim Ocidental, por outro lado, oferece uma mistura de modernidade e história, o que a faz adequada para uma visita “equilibrada” da cidade.
LISTA DE HOTÉIS PARA FICAR EM BERLIM
Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de hotéis para ficar em Berlim, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: