De uma fronteira que dividia Berlim em dois mundos a um museu a céu aberto: o East Side Gallery simboliza o poder de transformação da cidade, um dia violentamente dividida entre ocidental e oriental, capitalista e socialista, EUA e URSS, mas que se unificou novamente – ainda que a história tão recente permeie em muitos níveis a cidade e as pessoas.

East Side Gallery

Os painéis do East Side Gallery dialogam com a história do muro, carregados de mensagens políticas e de uma expressividade que simbolizam liberdade, direitos humanos e resistência cultural. Entre os mais icônicos estão:

O BEIJO FRATERNAL

Não dá para falar do muro sem falarmos da icônica imagem do beijo entre dois homens. Representa o famoso abraço entre o líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker no 30º aniversário da criação da República Democrática Alemã.

O artista russo Dmitri Vrubel ainda escreveu: “My God, Help Me to Survive This Deadly Love’.  Aliás, tão importante é essa obra que Vrubel foi encarregado de repintar a peça recentemente.

THIERRY NOIR’S CARTOON HEADS

Logo em seguida, o primeiro painel do muro ficou a cargo de Thierry Noir´s. O artista francês pintou ilegalmente o muro do lado ocidental durante cinco anos – fugindo da polícia e dos guardas. Quer dizer, provavelmente por isso os desenhos sejam mais simples se comparado a outras obras.

Por fim, tenha em mente que este é um passeios que vale super a pena dedicar algumas horas do seu dia para percorres toda a galeria. Aproveite para tirar fotos e entender mais sobre a história da cidade e sua importância no cenário mundial.

Horários: Aberto todos os dias, 24 horas.

Endereço: Mühlenstraße, 10243 Berlin, Alemanha.

Preço: Gratuito.