COMO REALIZAR EMISSÃO UTILIZANDO MILHAS E PONTOS
Para realizar uma emissão de passagem aérea para um destino específico, é essencial primeiro entender quais são as rotas disponíveis até chegar lá. Uma forma eficaz é utilizar ferramentas como o FlightConnections, que oferece uma visão abrangente das opções de voos e das companhias aéreas que operam nessas rotas.
Ao pesquisar as rotas para a Turquia, por exemplo, é possível descobrir uma variedade de opções de companhias aéreas que operam a rota, incluindo a Turkish, Air France, British, Emirates, Etihad, Lufthansa, Qatar, entre outras. A partir daí, ao considerar as possibilidades de emissão de passagem, é importante levar em conta as alianças aéreas das companhias envolvidas. Por exemplo, a Qatar faz parte da aliança oneworld, enquanto a Emirates e a LATAM, que não fazem parte de nenhuma aliança, têm parcerias bilaterais com várias companhias aéreas ao redor do mundo. Isso significa que os passageiros podem acumular milhas em programas de fidelidade associados a essas alianças, como, por exemplo, no programa LATAM Pass para voos operados pela Qatar.
Com essa base de informações, você pode começar a pesquisar as possibilidades de emissão de passagem para a Turquia ou qualquer outro destino, levando em consideração as parcerias das companhias aéreas e os programas de fidelidade associados.
Para facilitar, nos próximos tópicos, detalharemos as opções de emissão para a Turquia usando milhas e pontos, considerando o que apresentamos acima.
RESGATES USANDO PROGRAMAS NACIONAIS
Com os programas nacionais, podemos emitir passagens com milhas e pontos em voos próprios ou em voos com companhias parceiras. Para este destino específico, em quase todos os casos, à exceção da tabela fixa da LATAM, vamos observar uma precificação dinâmica, que podem flutuar conforme a data e a disponibilidade award.
LATAM Pass (LATAM)
A LATAM Airlines não opera voos diretos para o aeroporto de Istambul (IST), principal “porta de entrada” da Turquia, realizando, portanto, voos com conexões em alguma cidade europeia operada pela LATAM – normalmente Frankfurt ou Londres – ou em Doha no Oriente Médio, para depois seguir até à Turquia, também em voo de alguma companhia aérea parceira. O resgate de passagens pode ser realizado de forma totalmente online com pontos LATAM Pass. No programa, o custo em pontos é baseado no preço da passagem em dinheiro, o que chamamos de tarifa comercial. Sendo assim, quanto mais barato estiver em dinheiro, menor será a quantidade de pontos exigidas.
Ainda com a LATAM, é importante destacar o uso da Tabela Fixa para resgates com parceiros. Havendo disponibilidade com a Qatar, por exemplo, é possível realizar o trecho entre São Paulo (GRU) e Istambul (IST), com conexão em Doha, por um valor fixo de 140.400 pontos LATAM Pass em Classe Econômica o que pode ser útil e mais econômico em períodos de maior demanda para esse destino.
Smiles (GOL)
A Smiles, programa de fidelidade da GOL, comercializa dois tipos de tarifas para emissões de passagens de companhias aéreas parceiras: a Tarifa Award e Tarifa Comercial. No entanto, é nas passagens em tarifa award que encontramos os preços mais vantajosos e com baixas taxas de embarque. Estes bilhetes possuem uma disponibilidade limitada e só estão disponíveis para algumas companhias parceiras.
Com a Smiles é possível encontrar bilhetes awards em voos diretos da Turkish Airlines para o Aeroporto Internacional de Istambul (IST), além de viagens com conexão, com diversas companhias parceiras como a Air France, KLM e Emirates. No momento da elaboração desta matéria, encontramos disponibilidade award apenas em voos da American Airlines e Air France.
Para voar com a Air France, é possível encontrar voos com conexão em Paris saindo de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Fortaleza (FOR). Veja abaixo um exemplo em Classe Econômica com a Air France, saindo de São Paulo, pelo custo de 118.200 milhas (menor custo encontrado) o trecho para assinantes do Clube Smiles ou clientes Diamante. O preço em taxas para esta emissão com origem no Aeroporto de Fortaleza é de R$ 241,99.
Azul Fidelidade (Azul)
No Azul Fidelidade, existe a possibilidade de emitir voos com pontos em companhias parceiras através do Interline Azul, agora chamado de “Azul pelo Mundo em pontos”. Para a Turquia, é possível emitir voos com a Emirates e Turkish, uma vez que estas são parceiras do programa que oferecem tarifas award para o país.
Em alguns momentos, o Azul Fidelidade costuma disponibilizar descontos para estas emissões, o que pode deixar o custo em pontos mais baixo e, consequentemente, mais interessante.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA STAR ALLIANCE
Os programas da Star Alliance oferecem voos envolvendo principalmente as companhias Ethiopian, Turkish Airlines e Lufthansa. Em alguns deles, também é possível resgatar voos da Azul para alguns destinos. A maior vantagem destes programas é a oportunidade de emitir voos com precificação fixa, ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
ConnectMiles (Copa Airlines)
O ConnectMiles precifica de forma fixa os trechos entre o Brasil e a Turquia, com o custo de 47.500 o trecho em Classe Econômica e 87.500 em Classe Executiva em disponibilidade award em voos operados por companhias parceiras. No programa, é possível emitir voos com as companhias parceiras da Star Alliance, que citamos no início deste tópico, como a Azul. Seja qual for a companhia escolhida, o custo será sempre o mesmo, dependendo apenas da disponibilidade de datas. Vale ressaltar que o programa não cobra taxa de combustível (YQ).
MileagePlus (United Airlines)
Desde a mudança da precificação do MileagePlus, as emissões com milhas no programa passaram a ter um custo flutuante, ou seja, podendo variar para mais ou para menos. No entanto, quando a tarifa é award, o preço é fixo no sentido que todas as emissões awards terão o mesmo valor, variando, é claro, de acordo com a rota. Mas isso não significa que elas não possam sofrer um aumento no médio prazo. Se isso acontecer, todas as emissões awards continuarão tendo o mesmo valor, porém mais alto.
No MileagePlus, é possível emitir voos com todas as companhias parceiras da Star Alliance, além de algumas parceiras bilaterais. O programa cobra 52.300 milhas em Classe Econômica e 96.300 milhas em Executiva. Não há cobrança de taxa de combustível (YQ).
Krisflyer (Singapore Airlines)
Já o Krisflyer, programa da Singapore Airlines, cobra 52.000 milhas em Classe Econômica nos voos partindo do Brasil para a Turquia em companhias parceiras da Star Alliance. Já para a Classe Executiva, o valor cobrado é de 89.500 milhas. A má notícia fica por conta do programa repassar taxas de combustível de voos que partem de fora do Brasil.
lifemiles (avianca)
O lifemiles possui uma precificação fixa para voos com companhias da Star Alliance, com custo calculado com base na região de origem e destino. Emissões do Brasil para a Europa 3 – região da tabela fixa lifemiles onde a Turquia esta inserida – em 60.000 milhas o trecho em Classe Econômica e 90.000 em Executiva para voos diretos. Teoricamente, os valores entre a região de origem e destino, deveriam apresentar valores fixos; no entanto, é comum o lifemiles apresentar uma leve flutuação nos valores. Além disso, voos com conexão podem ter um custo aumentado, a depender da conexão escolhida. Assim como os programas anteriores, o lifemiles também não repassa a taxa de combustível (YQ).
Aeroplan (Air Canada)
O Aeroplan da Air Canada precifica o trecho para a Turquia em 60.000 milhas em Classe Econômica e 80.000 milhas em Classe Executiva para voar com as companhias parceiras da Star Alliance. Nesse caso também não há o repasse das altas taxas da Turkish.No entanto, para casos de voos envolvendo a Air Canada, podemos nos aproveitar de uma precificação variável e obtermos resgates ainda mais em conta.
TAP Miles&Go (TAP)
Por fim, o TAP Miles&Go cobra 75.000 milhas em Classe Econômica e 120.000 milhas em Classe Executiva pelo trecho. No entanto, o programa repassa as salgadas taxas da Turkish. Através do programa, há a possibilidade de voar com a Lufthansa até Frankfurt (inclusive em Primeira Classe pagando 160.000 milhas) e, de lá, seguir até Istambul (IST), aliviando assim parte dos gastos com YQ na ida.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA ONEWORLD
Os programas da oneworld oferecem voos envolvendo principalmente as companhias British e Qatar Airways. Assim como os programas da Star Alliance, muitos programas oferecem a oportunidade de emitir voos com precificação fixa, ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
AAdvantage (American Airlines)
O AAdvantage utiliza duas precificações para resgates de passagens com milhas: a fixa, utilizada em voos de companhias parceiras, e a dinâmica, utilizada em voos próprios da American Airlines. Para a Turquia, como dissemos no início deste tópico, estão disponíveis apenas resgates com a parceira British Airways que precifica o voo em 50.000 Avios em Classe Econômica e 87.500 Avios em Classe Executiva.
Privilege Club (Qatar Airways)
No Privilege Club é possível emitir de forma online voos da Qatar Airways ou voos da British Airways com conexão em Londres (LHR). Com as demais parceiras, é possível enxergar a disponibilidade online, mas para concluir o resgate é necessário entrar em contato com a central de atendimento do programa.
O Privilege Club da Qatar Airways cobra 42.500 Avios em Classe Econômica para Istambul (IST). Já em Classe Executiva, a mesma rota pode ser resgatada por 85.000 Avios.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA SKYTEAM
Os programas da SkyTeam oferecem voos envolvendo as companhias Air France, Delta, KLM e Copa Airlines, esta última como parceira bilateral do programa da Air France/KLM. Assim como os programas da oneworld, também observamos resgates mais limitados e, no caso de voos Delta, todos com conexão nos Estados Unidos.
SkyMiles (Delta Airlines)
No SkyMiles é possível realizar emissões com as companhias parceiras da SkyTeam, além de voos com a LATAM. Apesar do programa não possuir uma tabela oficial para resgates, em voos com parceiras, existe uma certa estabilidade no preço das emissões no curto e médio prazo. Veja abaixo exemplo de um voo de São Paulo (GRU) para Istambul (IST) com a companhia parceira SkyTeam, a Air France. O programa da Delta precifica em 60.000 milhas o voo com conexão em Paris (CDG). Para a Classe Executiva, a precificação começa em 105.000 milhas.
Flying Blue (Air France/KLM)
O Flying Blue tem precificação flutuante para os voos com a Air France e KLM. Mesmo para parceiros, o programa não possui uma tabela oficial para resgates. O Flying Blue repassa taxa de combustível, porém não há cobrança em emissões com origem no Brasil. Veja abaixo um exemplo em Classe Econômica saindo de São Paulo (GRU). O voo com conexão em Paris (CDG) pode ser resgatado com Flying Blue a partir de 60.000 milhas em Classe Econômica. Na Classe Executiva, podemos encontrar preços a partir de 106.500 milhas.
Flying Club (Virgin Atlantic)
O Flying Club possui uma tabela de resgate para cada companhia aérea parceira, com um preço fixo de acordo com regiões de origem e destino, assim como já observamos em outros programas, como o Iberia Plus e o Executive Club. Já para voos próprios, a Virgin dispõe de sua própria tabela de emissão também baseado de acordo com regiões, além de categorizar valores em alta ou baixa temporada (Peak e Off Peak).
Especialmente, partindo do Brasil com destino a Turquia, o Flying Club está precificando o resgate em 36.000 pontos para Classe Econômica com a Air France, apresentando o menor valor absoluto em pontos necessários para a emissão em Classe Econômica. Já em Classe Executiva o programa precifica o trecho em 95.500 pontos. Repare que dessa vez há um repasse considerável de taxas.