O que fazer

O que fazer

    int(151)

Escolhemos as melhores atividades para fazer em Istambul, damos dicas, tiramos dúvidas e e garantimos que: ao invés de se perder nessa cidade imensa, você vai se encontrar, diversas vezes!

Por: Carolina Varella, Atualizado em 05/02/2025

Istambul é imensa, e a quantidade de pontos turísticos é proporcional. O Império Otomano foi o mais longo da história e só terminou recentemente, e, pela cidade de Istambul, estão espalhados símbolos desse período que durou 6 séculos e terminou em 1922; e somam-se a eles, elementos de uma cidade multicultural, banhada pelo Bósforos e que tem um pé em cada continente.

Em outras palavras, estamos falando de uma cidade que oferece muito, mesmo. Passear de barco, subir na torre para uma das melhores vistas da cidade, explorar o lado subterrâneo conhecendo as cisternas, uma pausa para um chá preto — existem muitas maneiras de viajar em Istambul.

Nessa matéria, te guiamos pelas atrações imperdíveis, e também por aquelas mais alternativas que tornam a viagem ainda mais especial. Para fechar, tiramos dúvidas sobre o que fazer em Istambul e garantimos que: ao invés de se perder nessa cidade imensa, você vai se encontrar, diversas vezes!

☞ pular para…

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS EM ISTAMBUL

Essa aqui é difícil! Mas para dar pelo menos uma luz na hora de planejar sua viagem, especialmente para aqueles que tem poucos dias, existem algumas atrações imperdíveis.

Começamos pela Hagia Sofia, considerada a maior igreja do planeta por mil anos, até a criação do Vaticano. Depois transformada em mesquita, depois em museu, e agora em mesquita mais uma vez. Permanece, contudo, com os detalhes que lembram a época em que ainda era uma igreja. Depois, temos a Mesquita Azul, com seus seis minaretes e interior ornamentado; e a Basílica Cisterna, uma oportunidade de conhecer o lado subterrâneo da cidade. Para mergulhar de vez no passado de Istambul, da época dos sultões otomanos, o Palácio Topkapi guarda relíquias, objetos e uma história maravilhosa. A conservação desse lugar o torna quase um portal para o passado.

Para uma experiência de compras autêntica, o Grande Bazar e o Bazar de Especiarias são paradas obrigatórias. O Grande Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Já o Bazar de Especiarias tem aromas exóticos, oferecendo uma grande variedade de especiarias, chás e souvenirs.

Por fim, não deixe de fazer um cruzeiro pelo Bósforo. Esta experiência oferece uma perspectiva única da cidade, navegando entre os continentes europeu e asiático, e proporcionando vistas deslumbrantes das mansões otomanas, palácios e fortalezas que adornam as margens do estreito. Atravessar a Ponte de Gálata e explorar o lado asiático em Kadikoy são outras formas de vivenciar a vibrante cultura local.

ISTAMBUL ALÉM DOS PONTOS TURÍSTICOS

Preencher os dias de viagem só com as atrações tradicionais de Istambul já seria mais do que suficiente. Mas, ainda sim, existem experiências alternativas que convidam a maior imersão na cultura local e valem um espaço no roteiro!

Do lado Europeu, recomendamos curtir um piquenique no Parque Emirgan, e a sensação é de respiro mesmo em meio a caótica Istambul (fica ainda mais delicioso durante a primavera). Ainda no lado Europeu, vale conhecer o Museu de Arte Moderna de Istambul, no bairro de Karaköy. Esse museu abriga uma excelente coleção de arte contemporânea turca e internacional, e nada como como também explorar o lado mais moderno da cidade para ter uma perspectiva diferente. E um outro ponto interessantíssimo é conhecer um outro palácio, para além do Toptaki: o Palácio Dolmabahçe, que foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922 e é simplesmente lindo, localizado na beira do Bósforo.

Visitar uma mesquita provavelmente faz parte do roteiro, mas muitos não incluem a Mesquita Nova. Também chamada de Mesquita da Mãe do Sultão, encomendada por Safiye Sultan, mãe do Sultão Mehmet III. Embora seja tão encantadora quanto a Mesquita Azul, costuma ser menos movimentada. Suas paredes são adornadas com azulejos coloridos e cúpulas elaboradas, e seu carpete é um dos mais belos de Istambul.Você pode chegar lá caminhando ou pegando o Tram até a estação Eminonu.

Por fim, vale conhecer o bairro de Beyoğlu, onde turistas e locais se encontram. A cena cultural dessa região, formada pela quantidade de bares, galerias e restaurantes locais e internacionais, o tornam um centro em si, com uma atmosfera agitada de noite e de dia também.

Se animou com a ideia de curtir o lado baladeiro de Istambul? Do lado asiático, vale conhecer a noite de Kadıköy, com bares de shisha até restaurantes internacionais. De dia também vale a pena vir aqui, nessa mesma zona, e imergir na cultura local, explorando os  mercados de rua de Kadıköy, onde você encontra desde antiguidades e artesanato até produtos frescos e delícias locais. Do lado asiático, também vale conhecer o Princes Island (Adalar), um arquipélago tranquilo onde carros são proibidos e se locomover de bicicleta ou carruagem é a regra.

20 ATIVIDADES PARA FAZER EM ISTAMBUL

Pois é, 20 atividades. Nessa lista feita pela Travel combinamos o tradicional e o alternativo e colocamos muitas opções, mesmo, porque Istambul é assim, cheia de possibilidades. E não se esqueça de considerar que o dia na cidade é diferente da noite.

 

1. Mesquita Azul

Mesquita Imperial do Sultão Ahmetficou conhecida como Mesquita Azul, graças aos seus ornamentos azuis internos — mas não entre lá esperando ver muito azul não, porque os azulejos azuis que lhe deram o nome ficam em galerias fechadas ao público.Com ou sem azul, a mesquita um dos símbolos da cidade! Construída entre 1609 e 1616 no exato local onde ficava o palácio dos Bizantinos e bem em frente a Aya Sofia, a mesquita exalta os dons arquitetônicos dos Otomanos.

São 6 minaretes (torres equipadas com microfones potentes para chamar todo mundo para as orações) e um pátio interior.

Horário: 9h às 17h30 (fechada 45 minutos antes de cada uma das 5 orações diárias e 30 minutos após o início das orações; às sextas-feiras, só abre após às 12h)
Preço: Gratuito
Endereço: Sultan Ahmet, Atmeydanı

2. Tomar café e chá turco no Kybele Hotel

Muita gente conhece o café turco, preparado no cezve, um recipiente típico em cobre e latão com um cabo longo. O café turco, não é filtrado, o que lhe garante ser mais espesso. Mas para além do café, vale experimentar também o çai (pronuncia-se tchai em turco)! Os turcos são um dos maiores consumidores de chá do mundo, e o chá preto deles é feito de um jeito diferente, com a planta do chá (Camellia sinensis). Para um chá, um café, uma Efes ou para comer de fato, esse lugar merece ser curtido. Inclusive, dá para combinar a visita com as atrações clássicas da cidade, como Hagia Sofia, porque fica a alguns minutos caminhando.

 

3. O vendedor de Simit

Próxima à Hagia Sophia, há uma pequena escultura de um vendedor de Simit, um pão tradicional (foto abaixo). A escultura representa bem a vida cotidiana de Istambul. Experimente encontrar um vendedor de Simit de verdade e provar essa delícia local.

Horário: Sempre disponível para visualização
Preço: Gratuito
Endereço: Localizado próximo à Igreja de Santa Sofia, em Sultanahmet 

 

4. Grand Bazaar

Praticamente um shopping center. Sabia que estimam que mais de 100 mil pessoas visitem o Grand Bazaar todos os dias? É considerado um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Sua construção começou logo após a conquista de Constantinopla pelo Império Otomano,  em 1455, e foi concluída em 1461. Até hoje não só funciona, como segue tendo uma gama enorme de produtos dos mais variados e recebendo locais e turistas. Mas vale dizer que a vibe é quase de shopping mesmo e você vai encontrar vários produtos falsificados.

Horário: 8h30 às 19h
Preço: Gratuito
Endereço: Beyazıt, Kalpakçılar 

 

5. Compras no Spice Bazar (Mısır Çarşısı)

Um dos mercados mas coloridos de Istambul,e é mais barato do que o Grand Bazaar, mais autêntico e bem menor. Você encontrará lojinhas que vendem frutas secas, cerâmicas, chás. especiarias diversas  e até souvenirs tradicionais. Vale andar com calma e aproveitar cada pequena descoberta.

Horário: 8h às 19h30
Preço: Gratuito
Endereço: Rüstem Paşa, 34116 Fatih

6. Atravessar a Galata Bridge

A Ponte de Gálata é crucial de Istambul. A ponte conecta o passado ao presente e tem uma vista espetacular da cidade — principalmente ao entardecer; ou seja, mesmo sendo bastante turística, vale a pena atravessá-la.

Faça isso pela margem esquerda e observe os locais e sua vida cotidiana, muitos deles pescando. Aliás, enquanto nessa altura estão pedestres e carro, no nível de baixo estão restaurantes e cafés; inclusive, ali você encontra ótimos lugares para comer peixe fresco.

Horário: Sempre acessível
Preço: Gratuito para atravessar, custo adicional para refeições nos restaurantes
Endereço: Galata Köprüsü

7. Hagia Sophia

Uma igreja que funciona como uma mesquita. A Hagia Sofia foi construída em 537 para ser a principal igreja católica de Constantinopla e, depois de mil anos, com a tomada dos Otomanos, ela passou a ser uma mesquita. E até hoje, em suas paredes, estão os mosaicos bizantinos de santos católicos.

Considerada uma das principais heranças do império Bizantino, por tanto do planeta, Hagia Sofia, ou igreja da divina sabedoria, foi a maior do mundo, até a construção da Igreja de São Pedro no Vaticano. Por mil anos, essa foi a dimensão da importância desse lugar. E então, foi convertida em uma mesquita.

Horário: 9h às 17h (outubro até meados de abril); 9h às 19h (de meados de abril a outubro).
Preço:
₺450 (R$ 67)
Endereço:
Ayasofya Meydanı, Sultanahmet, 34122 Fatih

8. Hipódromo

Cabiam 100 mil pessoas aqui, onde acontecia a vida social e política em Constantinopla.Ao lado da Mesquita Azul, está a praça principal, sinalizada com três obeliscos: o mais antigo dos obeliscos, sem nenhuma inscrição, se chama Coluna de Constantino e data do século 10.O segundo monumento é uma espiral formada por três serpentes decapitadas (a cabeça dessas serpentes pode ser vista no museu arqueológico de Istambul) e o terceiro obelisco decorado com hieróglifos egípcios, se chama Obelisco de Theodosius e tem mais de 3500 anos de idade.

Ainda nessa praça, uma fonte Fonte Alemã, um presente do Kaiser Wilhelm II ao sultão. Para quem não sabe, a Alemanha e Turquia foram grandes aliados políticos até o fim da primeira guerra. A área merece ser explorada com calma, observando os detalhes como a Torre de Pedra Antiga e o Marco Zero do Império Romano que podem passar desapercebidos.

Horário: Sempre acessível
Preço: Gratuito
Endereço: Sultan Ahmet, 34122 Fatih

 

9. Basílica Cisterna

Em frente a Hagia Sofia, entrando por uma casinha de pedra, está a Basílica Cisterna. É uma das cisternas mais famosas de Istambul, e isso significa bastante considerando que o subsolo da cidade é repleto de cisternas — estas usadas pelos romanos para estocar água e abastecer os palácios.

Mas o que faz da Basílica Cisterna a mais conhecida? Ao atravessar a porta, uma escadaria te leva ao subsolo. Luzes, ecos, o reflexo da água e colunas enormes dão a sensação de que se está sonhando. Fica ainda mais interessante quando você percebe a cabeça das medusas. Essa figura mitológica era conhecida por transformar aqueles que olhassem para ela em pedra — e uma das cabeças está de lado e a outra para baixo, e ninguém sabe o motivo. Dentre as lendas, diz-se que ao colocar o dedão no buraco das colunas terá um desejo realizado. E vale dizer que é possível visitá-la de dia e também de noite.

Horário: 9h às 18h30 (bilheteria fecha uma hora antes); das 19h30 às 23h50.
Preço: aproximadamente R$ 167,20
Endereço: Alemdar, Yerebatan Cd. 1/3, 34110 Fatih

 

10. Topkapi Palace & Harem do Sultão

Um dos portais do universo dos Otomanos é o Palácio Topkapi. Até 1853, o palácio era a residência oficial dos sutões; e aí passou a ser sede do governo e centro cultural da cidade. Imagine que no auge do império mais de 5 mil pessoas moravam no palácio, incluindo a família do sultão, funcionários e estudantes.

O palácio é um grande labirinto de salas, quartos, museus e o imponente Harem, onde viviam as mulheres, filhas e concubinas do sultão. Quer dizer, ainda que não haja uma ordem certa para explorar o Topkapi é fácil se perder e perder detalhes importantes — talvez valha se planejar.

Horário: 9h às 18h45 (abril a outubro), 9h às 16h45 (novembro a março), bilheteria fecha uma hora antes
Preço: Aproximadamente R$ 113 reais, ingresso para o Harem cobrado à parte
Endereço: Cankurtaran, 34122 Fatih

11. Cruzeiro pelo Bósforo

Istambul por outra perspectiva! Em um cruzeiro pelo Bósforo você vivencia a cidade de uma maneira única, com barcos que partem dos  dos píeres próximos à Ponte de Gálata. Não é necessário reservar, mas vale chegar com 30 minutos de antecedência e poder escolher onde se sentar. A dica é para ir ao entardecer e ver um pôr do Sol maravilhoso a bordo.

Horário: Partidas regulares, melhor horário ao entardecer
Preço: Varia de acordo com a companhia
Endereço: Píeres próximos à Ponte de Gálata

12. Mesquita Süleymaniye

Localizada próxima ao Grand Bazar, ao caminhar em direção à Mesquita Süleymaniye, você passará pela imponente Universidade de Istambul – sua entrada principal é digna de uma foto. Embora não tão adornada quanto a Mesquita Azul ou a Mesquita Nova, a Süleymaniye é a maior mesquita de Istambul.

Horário: 9h às 16h45; às sextas-feiras até a 01h.
Preço: Gratuito
Endereço: Süleymaniye, Prof. Sıddık Sami Onar Cd. No:1, 34116 Fatih

 

13. Kadikoy

O lado asiático de Istambul. O mercado de Kadikoy tem uma sessão incrível de pequenos restaurantes e mercadinhos além de uma sessão de lembrancinhas, livros usados e muito mais. Vale a pena brincar de se perder por lá e fazer pequenas descobertas.

Horário: Sempre acessível
Preço: Gratuito
Endereço: Kadikoy

 

14. Galata Tower

No alto da colina, a 140 metros do nível do mar está uma torre de pedra e madeira. Para chegar lá no alto, você terá que subir uma rua paralelepípedo e uma escadaria enorme. Mas vale a pena! Lá de cima, você verá as ruas apertadas de Taksim, a baía de Istambul e suas mesquitas, e o telhado peculiar do Topkapi Palace.

Horário: De abril a outubro, 8h30 às 22h.
Preço: € 30
Endereço: Bereketzade, Galata Kulesi, 34421 Beyoğlu

15. Taksim – Istklal

Perto da Galata Tower está  a Rua Istiklal, uma das principais ruas comerciais de Istambul. A Rua Istiklal é um calçadão de pedestres bem movimentado, onde de tempos em tempos um bondinho histórico leva e traz passageiros para lá e para cá e deixando o passeio ainda mais charmoso.  A rua Istiklal concentra uma grande quantidade de lojas de grife, restaurantes e lojas de doce turco.

Horário: Sempre acessível
Preço: Gratuito (custo adicional para compras e refeições)
Endereço: Beyoğlu, İstanbul, Turquia

 

16. Çiçek Pasajz

Conhecida como a “passagem das flores”, Çiçek Pasajz é uma galeria de restaurantes tradicionais em Istambul, oferecendo uma experiência gastronômica única em meio a uma atmosfera histórica.

Horário: Sempre acessível
Preço: Gratuito (custo adicional para refeições)
Endereço: Hüseyinağa, Çiçek Pasajı, 34435 Beyoğlu

17. Show dos Dervishes

Os Dervishes são dançarinos masculinos que praticam o ritual conhecido como Sema, uma expressão sagrada dos sufistas muçulmanos. Durante essa cerimônia, os Dervishes giram em movimentos que simbolizam a harmonia cósmica, imitando os planetas e as estrelas ao som de músicas e poemas religiosos.

Horário: Varía
Preço: Varia de acordo com o local e o show, recomenda-se comprar ingressos antecipadamente
Endereço: Vários locais em Istambul

18. Banho turco

O Ağa hamamı é o banho turco mais antigo da cidade. É ideal para combinar descanso com experiência. Foi construído em 1454 por Mehmet. Ao reservar um banho turco, pode escolher entre quatro pacotes: tradicional, massagem, massagem dupla (corpo e cabeça) e otomano – sairá renascido!

 

19. Visitar o Palácio Dolmabahçe

Visite essa obra arquitetônica que foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922 e é simplesmente lindo, localizado na beira do Bósforo. Nossa dica é para pegar, ao menos, um audio tour e imergir nessa experiência possível que te teletransporta, nos mínimos detalhes visuais, para o passado

20. Fumar narguilé 

Entrar em um café turco e fumar narguilé, também conhecido como hookah ou shisha. Os cafés em torno da Praça Sultanahmet ou na rua Istiklal em Taksim são conhecidos por oferecerem narguilé.

PREÇO DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ISTAMBUL

Outro ponto importante são os preços das atrações turísticas em Istambul. Conforme pesquisas realizadas em 2024, os custos de algumas delas são:

  • Hagia Sophia:  ‎₺450 (aproximadamente R$ 67)
  • Mesquita Azul: A entrada também é gratuita. Porém, se optar por visitas guiadas privadas, elas custam cerca de ₺200 e ₺300 (aproximadamente R$ 33 e R$ 48).
  • Palácio Topkapi:  A entrada geral custa aproximadamente ₺500 (aproximadamente R$ 73). O combo Palácio e o Museu de Harém com guia de áudio, cerca de ₺1,827 (aproximadamente R$ 268)
  • Cruzeiro pelo Bósforo: Os passeios mais curtos custam aproximadamente ₺200 (R$ 28,80). Já os que incluem jantar, cerca ₺800 (aproximadamente R$ 120).
  • Cisterna da Basílica: ₺300 (aproximadamente R$ 44)
  • Torre de Gálata: ₺540  (aproximadamente R$ 180)
  • Palácio Dolmabahçe: ₺450 (aproximadamente R$ 67)

Dinheiro em Istambul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção! Os valores podem variar de acordo com as cotações do dia. Aconselhamos sempre verificar os valores nos sites oficiais das atrações perto das datas da sua viagem.

 

BATE E VOLTA SAINDO DE ISTAMBUL

Uma recomendação para o inverno e uma para o verão.

Durante o inverno, que tal esquiar? A estação de esqui de Kartalkaya está localizada a aproximadamente 230 quilômetros a leste de Istambul, isso são cerca de 3 a 4 horas, dependendo das condições de tráfego. Inclusive, há ônibus diretos que partem de Istambul. A estação de Kartalkaya é popular, especialmente entre os moradores locais, e oferece uma boa variedade de pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders. E, para além de esquiar, existem outras atividades como snowmobile e caminhadas.

Para o verão, o plano é Pamukkale. Fica a 3, 4 horas de Istambul de carro, mas a maneira mais rápida é voar de Istambul para Denizli, e tem a opção de ir de ônibus também. Pamukkale é famosa por suas piscinas termais ricas em minerais e de cor branca. Você pode nadar, caminhar e até dormir por aqui, porque há várias opções de acomodação.

 

MAPA COM OS PONTOS TURÍSTICOS DE ISTAMBUL

 

PREÇO DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ISTAMBUL

Outro ponto importante são os preços das atrações turísticas em Istambul. Conforme pesquisas realizadas em 2024, os custos de algumas delas são:

  • Hagia Sophia:  ‎₺450 (aproximadamente R$ 67)
  • Mesquita Azul: A entrada também é gratuita. Porém, se optar por visitas guiadas privadas, elas custam cerca de ₺200 e ₺300 (aproximadamente R$ 33 e R$ 48).
  • Palácio Topkapi:  A entrada geral custa aproximadamente ₺500 (aproximadamente R$ 73). O combo Palácio e o Museu de Harém com guia de áudio, cerca de ₺1,827 (aproximadamente R$ 268)
  • Cruzeiro pelo Bósforo: Os passeios mais curtos custam aproximadamente ₺200 (R$ 28,80). Já os que incluem jantar, cerca ₺800 (aproximadamente R$ 120).
  • Cisterna da Basílica: ₺300 (aproximadamente R$ 44)
  • Torre de Gálata: ₺540  (aproximadamente R$ 180)
  • Palácio Dolmabahçe: ₺450 (aproximadamente R$ 67)

Dinheiro em Istambul.

Atenção! Os valores podem variar de acordo com as cotações do dia. Aconselhamos sempre verificar os valores nos sites oficiais das atrações perto das datas da sua viagem.

QUANTOS DIAS FICAR EM ISTAMBUL

A cidade é grande e, ainda que você consiga combinar várias atrações de uma vez, a locomoção durante a viagem não é das mais fáceis. Por isso, guardar ao menos 3 dias inteiros para conhecer Istambul é o ideal!

Com esse período é possível conhecer muitos lugares interessantes e ainda ter tempo para encaixar programas espontâneos, se demorar em lugares que você gostou muito e sentir mais a cidade.  Contudo, com mais tempo, mais se vê — existem cidades que você realmente sente que nessa quantidade de dias você andou pelos cantos, mas Istambul é uma cidade imensa, tem sua versão de dia e de noite, e também seu lado Europa e Ásia.

DÚVIDAS SOBRE O QUE FAZER EM ISTAMBUL

Algumas dúvidas sobre o que fazer em Istambul podem surgir na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quais são os principais pontos turísticos de Istambul?

Entre os principais pontos temos a Hagia Sofia, uma igreja que se transformou em mesquita. Temos também a Mesquita Azul e a Basílica Cisterna. Esses pontos, inclusive, se encontram próximos uns dos outros.

2. Vale ir para Istambul com as crianças?

Com certeza. Existem muitas atrações espalhadas pela cidade que agradam tanto pais como filhos, como caminhar por palácios, passeios de barco e explorar o mundo subterrâneo de Istambul. Considerando que a locomoção será feita praticamente toda de carro, no caso, de aplicativos, fica ainda mais fácil.

3. Quais são os passeios mais adequados de Istambul para cada estação?

No verão, o passeios de barco pelo Bósforo fica ainda mais divertido. No outono, os parques Yıldız e Fenerbahçe são uma beleza cheia de tons. No inverno, você pode ver as decorações luminosas e mercados de Natal e também uma fina camada de neve pode cobrir os telhados e parques da cidade, Na primavera, acontecem os eventos culturais eventos culturais como o Festival de Tulipas e o Festival de Música Clássica.

4. Visitar Istambul caminhando é uma opção viável?

Explorar uma parte que já é considerada bem importante, é possível a pé. Isto é, algumas das principais atrações estão relativamente próximas umas das outras, especialmente na região histórica de Sultanahmet. Aqui estão alguns pontos a considerar:

5. Todas as principais atrações turísticas são pagas em Istambul?

Dá para dizer que é meio a meio. A Mesquita Azul é gratuita, já a Basílica Cisterna é paga. Aliás, vale ressaltar que, dependendo da atração, como visitar o Palácio de Topkapi, você inclua o valor de, pelo menos, um audiotour.

LISTA DE EXPERIÊNCIAS EM ISTAMBUL

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista com mais detalhe dos principais pontos turísticos de Istambul, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: