Um dos portais do universo dos Otomanos é o Palácio Topkapi. Até 1853, o palácio era a residência oficial dos sutões; e aí passou a ser sede do governo e centro cultural da cidade. Imagine que no auge do império mais de 5 mil pessoas moravam no palácio, incluindo a família do sultão, funcionários e estudantes.

O palácio é um grande labirinto de salas, quartos, museus e o imponente Harem, onde viviam as mulheres, filhas e concubinas do sultão. Quer dizer, ainda que não haja uma ordem certa para explorar o Topkapi é fácil se perder e perder detalhes importantes — talvez valha se planejar. Uma visita completa pode levar 4 horas, mas em 2 horas você já consegue conhecer bastante coisa. Aliás, não se esqueça de visitar o Harem, que tem quartos super conservados e que te fazem viajar no tempo.

Se vale uma dica, na alta temporada fica muito cheio e você pode enfrentar filas até para observar as salas de tesouro, por exemplo. Por isso, se programe para ir cedo ou então, caso você esteja lá no horário de pico, visite áreas menos concorridas como a cozinha, até que o palácio se esvazie um pouco.

Horário: 9h às 18h45 (abril a outubro), 9h às 16h45 (novembro a março), bilheteria fecha uma hora antes
Preço: Aproximadamente R$ 113 reais, ingresso para o Harem cobrado à parte
Endereço: Cankurtaran, 34122 Fatih