Se perder pelas ruas, ruelas e ramblas; ver Barcelona de cima de seus mirantes; relaxar na praia. Há muito o que se fazer por aqui, e nos te mostramos alguns caminhos!
Entre o castelo no topo da colina até o mar, existem muitos caminhos em Barcelona — e, em sua maioria, planos e de fácil acesso, devemos ressaltar. A cidade garante que o tempo é relativo: 20 minutos parecem 10 caminhando e por aí vai.
Isso significa que visitar as atrações da cidade é fácil, mesmo a pé, o jeito ideal para conhecer seus (muitos) cantos. Do histórico ao moderno, da tranquilidade ao caos, essa cidade oferece uma diversidade enorme de lugares; e de gente também, que aliás, constrói o frenesi barcelonês, que mistura cultura local com milhões de turistas todo ano — faça chuva ou faça Sol (quer dizer, quase nunca chove mesmo).
☞ pular para…
- Principais pontos turísticos de Barcelona
- Bate e volta de Barcelona
- Principais praças e ruas em Barcelona
- Barcelona além dos pontos turísticos
- 10 atividades para fazer em Barcelona
- Preço das principais atrações em Barcelona
- Quantos dias ficar em Barcelona
- Dicas sobre o que fazer em Barcelona
- Dúvidas sobre o que fazer em Barcelona
- Lista de experiências em Barcelona
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS EM BARCELONA
Começando do começo, temos o primeiro pedaço construído da cidade: El Gótico. Aqui guardam-se as memórias do passado mais antigo dessa cidade, que, em seus becos e vielas, inspiram história, além de, hoje, trazerem um tom moderno na medida certa. No bairro gótico, está o Museu d’Historia de Barcelona, responsável por conservar e expor a história da cidade desde suas origens. Pelo Gótico, também está a majestosa Catedral de Barcelona, a alma do bairro. Aliás, da para dizer que o passeio aqui é um museu a céu aberto — com direito até opera do lado de fora, se você der sorte.
Se mistura em uma viagem de Barcelona as atrações e a gastronomia, e nessa pegada, pelo bairro Gótico está também o Les Quatre Gats, um café tradicional cheio de história; e também está o Bosque de Les Fades, um restaurante escondido que parece um bosque e serve tapas e ótimos drinks. E próximo dali, está a Plaza Real que une restaurantes, baladas e até a opção de comprar sua própria bebida e se sentar em um dos bancos da praça — como os jovens espanhóis adoram fazer.
Da Plaza Real se está próximo as Ramblas, a avenida que corta grande parte da cidade; e que é uma experiência em si — com sua versão de dia e outra de noite. Mas melhor evitá-la de noite, devido ao alto número de roubos.
Ao virar a esquerda nas Ramblas e caminhar, você estará em Port Viell e, em seguida, na Barceloneta, a versão a beira mar da Cidade Velha, onde estão as praias, o calçadão, marisqueiras ao ar livre e restaurantes tradicionais de tapas. Está aqui também o complexo Port Olímpic e é de onde sai o teleférico que vai para a colina de Montjuïc. Quer dizer, seja inverno ou verão, a região é das mais animadas da cidade.
Se viras a direita, estará em outras partes da Cidade Velha, como El Raval. Esse bairro ao oeste das Ramblas te permite experienciar a Barcelona mais autêntica, jovem e bagunçada. No lado leste, está o bairro Gótico e atravessando o bairro gótico, se está em El Born, uma parte do bairro La Ribera, conhecido por seu design mais contemporâneo, restaurantes sofisticados e marcado pelo Parc de La Ciutadella e pela presença do Arc de Triomf espanhol.
As Ramblas terminam na Plaza Catalunya, o nervo central de Barcelona, e o marco que separa a Cidade Velha do bairro Eixample (em catalão, Extensão). Restaurantes, hotéis, e lojas emolduram o local. Inclusive, aqui está El Corte Inglés, FNAC e Habitat. Já em Eixample, está enfim a Sagrada Família, do lado direito do bairro.
Daqui da Plaza Catalunya e de muitos outros pontos da cidade — de ônibus, a pé, de teleférico, de funicular, se chega até Montjuïc, conhecido especialmente por seu castelo e onde está o Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC). Além de ser um dos pontos mais interessantes para ver a cidade de cima. Aliás, se a ideia é ver a cidade de cima, existem outros dois lugares bem especiais: Tibidabo e Bunkers del Carmel.
E para finalizar, dois pontos que são cartão postal da cidade, o Parc Güell e Casa Batlló. O Parc Güell, um dos marcos mais famosos de Gaudi, está localizado no bairro de Gràcia, que conserva caráter de vilarejo catalão. O bairro também é palco para a Casa Batlló e, por sua vez, do quarteirão da discórdia.
MAPA COM OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS EM BARCELONA
BATE E VOLTA DE BARCELONA
E se o tempo permitir — em relação a duração da viagem e ao clima mesmo — vale um bate volta! As opções são muitas, e vão de praias alucinantes até monastérios com um visual incrível. E a maioria pode ser feita tanto de trem quanto de carro. Mas para maior autonomia, alugar um carro também garante a possibilidade de combinar mais de um lugar por dia.
Entre as recomendações Travel, temos Montserrat. Um monastério de monges Beneditinos integrado a montanha mais importante da Catalunha, e está a 50 quilômetros de Barcelona. No mesmo dia, se pode visitar Vic, a cidade mais medieval da Espanha. E para ver as belezas naturais da Espanha, um dos passeios mais imperdíveis é até a Costa Brava, para curtir um dia de praia — e que vale a pena mesmo no inverno.
PRINCIPAIS PRAÇAS E RUAS EM BARCELONA
Praças, ruas, ruelas e Las Ramblas. A avenida mais famosa de Barcelona, corta parte da cidade e torna tudo mais acessível, além de ser uma experiência em si. Com sua versão de dia e de noite, sendo a visita a noite um pouco mais perigosa, devido ao alto número de registros de roubos por aqui — tenha cuidado.
As Ramblas começam no Port Velho, e acompanham a cidade até a Plaza Catalunya, passando pelos bairros mais icônicos da Cidade Velha: El Gótico, La Ribera (El Born) e El Raval. Ao final da sua existência, na Plaza Catalunya, você está no nervo central da cidade. De onde saem transportes para todos os lados da cidade, praticamente, além da praça ser uma experiência em si, emoldurada por restaurantes, hotéis e também pelo El Corte Inglés e outras lojas famosas.
Uma outra Praça muito importante é a Plaza Real, localizada também próxima as Ramblas, mas do outro lado. A praça conta com restaurantes que oferecem opção ao ar livre, mesmo durante o inverno. E também baladas. Aliás, esse é um famoso ponto de encontro entre os jovens barceloneses, que às vezes fazem a festa ali mesmo, do lado da fonte.
Outra rua icônica da cidade, mas com um quê bem mais sofisticado — talvez o mais — é o Passeio de Gràcia. Conhecida não só por suas lojas de luxo, como por ser palco da Casa Batló e, por sua vez, do quarteirão da discórdia. Pelo bairro, também está a Carrer de Verdi, ponto de encontro dos locais, onde estão cinemas, restaurantes e bares. Em em paralelo, está a Rambla de Catalunya: a versão mais elegante e tranquila das Ramblas.
E por fim, um destaque no bairro de El Born é a Carrer de Montcada, que faz jus ao charme da área, além de ser famosa por seus palácios medievais, alguns que se tornaram museus, como o Museu Picasso.
BARCELONA ALÉM DOS PONTOS TURÍSTICOS
Vale viver uma Barcelona além dos pontos turísticos e, como parte de uma viagem especial, simplesmente, entrar no frenesi barcelonês. E dentre as experiências alternativas em Barcelona, muito está relacionado a simplesmente frequentar o lugar e sentar ali porque lhe interessou; ou então, se perder nas ruelas, ficar no bar até fechar, tomar sangria na praça, andar de bike, ir a praia, fazer piquenique no Parc de La Ciudadela,.
Se permitir conhecer a cidade para além dos pontos turísticos fica ainda mais fácil com mais tempo. O ideal é pelo menos de quatro a cinco dias para começar a sair do óbvio e realmente sentir que está explorando a cidade de uma maneira mais autêntica.
E entre alguma das experiência alternativas mais especiais — e que demandam um pouco mais de organização: ver Barcelona de cima. Entre os principais mirantes, estão Tibidabo, o ‘castelo’ no fim da cidade ou os Bunkers Del Carmel, ruínas da guerra civil.
10 ATIVIDADES PARA FAZER EM BARCELONA
Para além de visitar lugares incríveis, e isso Barcelona tem de sobra, vale torná-los uma experiência em si. Visitar um parque, e fazer ali um piquenique; transformar uma visita a um lugar histórico em uma viagem; e por aí vai. São muitas opções que vão deixar a viagem ainda mais especial, colocando uma camada extra de vivência.
1. Caminhar pelo bairro El Gótico
O bairro Gótico, ou El Gótico, é a alma da Cidade Velha e é como um museu a céu aberto. A porta de entrada é a Catedral de Barcelona, e a partir daqui, se perder nas suas ruas e ruelas faz parte da experiência. Inclusive, tanta história é guardada em cada canto que vale pegar um guia ou ao menos um audio tour e deixar tudo ainda mais interessante.
Aliás, para além do passeio-histórico, por sua localização estratégica, o bairro Gótico é constantemente atravessado para ir de um lugar a outro na cidade.
2. Fazer esporte no calçadão da praia
O mar mediterrâneo emoldura a cidade de Barcelona e convida, em qualquer época do ano, a apreciar sua beleza. E porque não, a praticar esportes. Corrida, skate, bicicletas, slackfline são algumas dos esportes para se fazer no calçadão da Barceloneta, de chão liso e visual incrível. Além dos outros esportes na areia mesmo, como futvôlei — que está virando um sucesso por aqui também.
3. Bate volta para a cidade mais medieval da Espanha
Para quem tiver a oportunidade de reservar um dia para fazer um bate volta: conheça Vic. A cidade mais medieval da Espanha, fica a 70 quilômetros de Barcelona, e é acessível de trem e ônibus em 1 hora, aproximadamente. As margens do rio Meder, a cidade de Vic é a capital de Osana e o clima é acolhedor e intimista, ao mesmo tempo que tem uma oferta gastronômica bem especial.
4. Fazer piquenique no Parc de La Ciudadela
Não só visitar o Parc de La Ciudadela, como fazer um piquenique. Passe em algum mercado e compre as comidinhas tradicionais — como pão com tomate, queijos como Manchego ou Queijo de Cabra, tortilha (espanhola), azeitonas, anchovas, gazpacho (sopa fria de tomate) e, claro, um bom vinho. Para a bebida, como o Ribera del Duero.
5. Ir ao bar do Mano Chao
O cantor Mano Chao tem um bar em Barcelona, e ele se chama Bar Mariatchi. E mesmo com a suposta popularidade do lugar, devido ao seu dono, o clima é intimista e a sensação é de se estar em um bar, e uma zona, bem local mesmo — ainda que seja dentro do bairro Gótico. E fica aberto todos os dias até umas 2h30, 3h.
6. Ver Barcelona de cima
Existem algumas maneiras de ver Barcelona de cima, das mais alternativas as mais tradicionais. A mais alternativa é dos Bunkers Del Carmel, um ponto de encontro de jovens em qualquer momento do dia, e do ano. Ruínas da guerra civil se transformaram em um lugar cheio de arte, onde é possível ver os dois lados da cidade. E entre as mais tradicionais, Tibidabo e Montjuic.
7. Comprar o café da manhã e leva-lo para o Parque Güell
Além de toda construção de Gaudí, o Parque Güell também tem um espaço que é, de fato, um parque. E considerando que quem chega antes das 8h tem entrada de graça, a sugestão é para comprar um café da manhã e comê-lo aqui, em um dos bancos do parque, apreciando uma vista linda e uma tranquilidade ímpar.
8. Sentar-se do lado de fora de um restaurante e comer tapas
Com um céu que dificilmente divide espaço com as nuvens, dá vontade de sentar do lado de fora –quase– em qualquer época do ano. E os espanhóis assim o fazem, se demorando no momento mais importante do dia: a refeição. É bem comum, portanto, ver restaurantes que se estendem até as calçadas e convidam a sentar-se do lado de fora. E fica ainda mais tradicional se forem servidas tapas. Uma recomendação é pela Cervejeira Catalana que, com reserva antecipada, terá um lugar do lado de fora para apreciar as melhores tapas da cidade.
9. Andar das Ramblas até o mar
A avenida mais famosa da cidade começa na Praça Catalunha e vai até o Porto Velho; daqui, logo estará em Barceloneta. O caminho é uma experiência em si, e bem fácil de fazer. Passear pelas lojas e restaurantes das Ramblas e desembocar no mar mediterrâneo é um passeio que te mostra vários tons da cidade, tanto de dia quanto de noite.
10. Tomar sangria na beira da praia
Tomar sangria e ir a praia, duas coisas bem barcelonesas. Seja comprada ou servida em uma das mesas a beira mar, essa experiência é clichê porque, simplesmente, faz sentido.
PREÇO DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BARCELONA
Outro ponto importante são os preços das atrações turísticas em Barcelona. Conforme pesquisas realizadas no mês de abril de 2024, os custos de algumas delas são:
Outro ponto importante são os preços das atrações turísticas em Barcelona. Conforme pesquisas realizadas no mês de abril de 2024, os custos de algumas delas são:
- Sagrada Família: € 26;
- Parque Güell: € 10;
- Casa Batlló: € 35;
- Museu Picasso: € 12 ;
- La Pedrera (Casa Milà): € 25;
- Camp Nou Experience (Tour e Museu do FC Barcelona): € 28.
Algumas atrações podem oferecer descontos para estudantes, idosos ou famílias. Além disso, monumentos, museus, galerias, escavações arqueológicas, parques e jardins monumentais do governo da Itália possuem entrada gratuita em todo primeiro domingo do mês, porém pode haver exceções.
QUANTOS DIAS FICAR EM BARCELONA
Para conhecer Barcelona, o ideal é ficar pelo menos três dias. Nesse caso, considera-se que a cidade é plana e é muito fácil de se locomover — seja de transporte ou a pé mesmo — e que cada dia você conhecerá uma zona diferente de Barcelona, dentre as principais, a partir das suas atrações.
Agora, para começar a frequentar Barcelona, o ideal é ficar por aqui, pelo menos 5 dias, e começar a repetir lugares — no sentido de serem um local que se atravessa o tempo todo quando se vai de lá pra cá, como o Gótico, até que alguns pontos se tornam mais familiares. Até porque, os próprios bairros são uma experiência, e muita coisa vale só de passar do lado (como o caso da Sagrada Família).
Se tiver ainda mais tempo, como uma semana, você poderá explorar além do óbvio, se permitindo simplesmente apreciar o ritmo da cidade, se perder nas ruelas, fazer viagens bate e volta pelos arredores da cidade, etc.
DICAS SOBRE O QUE FAZER EM BARCELONA
Vamos começar com uma dica transversal, que tem relação com quase qualquer outra: se locomover em Barcelona é muito fácil. . Devido ao seu fluxo quase perfeito, consequência de uma cidade totalmente planejada e plana, é possível se locomover tranquilamente, como quiser — seja a pé, de bicicleta, de transportes públicos.
Isto é, chegar de um lugar a outro não costuma ser um problema e dá para bater ponto (e perna) em vários lugares em um mesmo dia, especialmente no verão. É do tipo de cidade que você vai andar uns 15 quilômetros por dia.E vale ressaltar que caminhar pela cidade é uma experiência em si, com direito a pausas estratégicas em parques, praças e até na praia.
Aliás, na pegada caminhar-experiência, às vezes vale considerar pegar um guia ou então fazer um audio tour. Especialmente recomendamos fazê-lo no bairro Gótico.
Outra dica é sobre evitar as grandes avenidas e ruas na hora de parar comer, porque normalmente você encontrará restaurantes mais caros e, nem por isso, melhores. Aliás, também em relação a gastronomia, vale reservar com antecedência se você já tem um lugar que quer muito ir.
E para além de Barcelona, seus arredores guardam lugares incríveis. Vilarejos medievais, praias maravilhosas entre várias outras experiências. Para quem tem mais tempo, ou para quem já visitou Barcelona vale expandir os horizontes — literalmente.
DÚVIDAS SOBRE O QUE FAZER EM BARCELONA
Algumas dúvidas sobre o que fazer em Barcelona podem surgir na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Quais são os principais pontos turísticos de Barcelona?
Daqueles que mesmo em poucos dias, vale conferir. Aliás, alguns valem só de passar na frente, e outros são caminhadas-experiências. A Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Batló; Na linha caminhadas-experiências temos Las Ramblas, Porto Velho, Passeio de Gracia e a Cidade Velha (com ênfase para o bairro gótico).
2. Devo investir em experiências locais de Barcelona?
Com certeza! São através de experiências como tours gastronômicos, festivais típicos, concertos, cursos curtos de fotografia ou artes que os viajantes podem ter mais contatos com os locais e cotidiano de Barcelona.
3. Quais são os passeios mais adequados de Barcelona para cada estação?
Em Barcelona, o céu poucas vezes divide espaço com as nuvens, quem dirá com a chuva. Mesmo no inverno, ir a praia, piquenique na praça e caminhar longas distancias, ainda vale. Com a mudança das estações, as noites ficam mais frias, mas ainda sim, os lugares estão preparados para receber os turistas — e mesmo para acomodá-los do lado de fora, junto ao aquecedor.
Se no verão a cidade está no seu auge, com festivais e muitos outros eventos pela cidade, também significa muito calor, preços mais caros e explosão de turistas. Enquanto no inverno, a cidade desacerela, mas ainda representa no que diz respeito a vida noturna, entre locais e turistas. Na meia estação, primavera e outono, você percebe as cores mudarem, e o clima ameno, porém instável, trazer mais possibilidades. Às vezes um dia de muito Sol e outro de chuva.
De qualquer maneira, uma cidade como Barcelona, que tem o Sol iluminando os dias quase o ano todo, não tem muitas regras em relação aos passeios. Vai de cada um!
4. Visitar Barcelona caminhando é uma opção viável?
E se dissermos que a chance de você passar 90% do tempo só caminhando, é bem alta? Quer dizer, a não ser por alguns passeios específicos, como subir no ‘topo’ de Barcelona, explorar as praias, e fazer bate e volta, é possível fazer tudo a pé. Aqui, 20 minutos parecem 10. Haja perna, mas caminhar é parte da experiência.
5. Todas as principais atrações turísticas são pagas em Barcelona?
Não mesmo. A cidade conta com praia, parques e praças, além de mirantes e outras experiências que consistem em, simplesmente, caminhar em uma respectiva rua ou avenida.
LISTA DE EXPERIÊNCIAS EM BARCELONA
Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista com mais detalhe dos principais pontos turísticos de Barcelona, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: