Onde ficar em Barcelona | Travel

Onde ficar

Escolher onde ficar em Barcelona é também escolher o estilo de viagem. De explicar cada bairro a dicas especiais, nessa matéria te ajudamos a escolher a base ideal.

Por: Carolina Varella, Atualizado em 03/09/2024

A cidade de Barcelona é planejada, quase totalmente plana, envolve uma malha grande de transporte público e é possível trafegar com carros, patinetes e bikes de aplicativo e até a pé — ou seja, é bem fácil se locomover por aqui. Mas isso não significa que a localização da sua hospedagem não importe, porque para além de estar ou não perto das grandes atrações e avenida, os bairros mencionados nessa matéria possuem algo de especial e são uma experiência em si.

Portanto, a escolha pelo bairro diz mais sobre o estilo da sua vivência que você está buscando do que sobre a facilidade de se locomover em si. Em outras palavras, tirando as atrações que estão espalhadas pela cidade, os próprios bairros são uma experiência.

☞ pular para…

A HOTELARIA EM BARCELONA

A oferta de Barcelona é diversa e para todos, do luxo ao mais econômico, de hotéis maiores ou hotéis boutique e, inclusive, com uma boa rede de hostels — que muitas vezes oferecem quartos particulares.

Para quem busca uma experiência mais tradicional e de altíssimo nível, recomendamos o Serras Barcelona. Quem se hospeda nesse hotel tem como garantiaestadia completa, organizada nos mínimos detalhes, e uma localização ímpar: entre o mar e a Cidade Velha, no bairro Gótico; inclusive, está situado exatamente no edifício onde Pablo Picasso começou a pintar. E tudo muito exclusivo, com apenas 28 quartos.

Outro destaque da hotelaria vai para a rede Mandarim, que convida a uma estadia elegantérrima no Passeig de Gràcia, com vista para outros edifícios que marcam a história da cidade. E outro hotel, especialmente dedicado para aqueles que já visitaram a cidade, e agora querem ter uma outra perspectiva, o hotel ABaC está no ‘topo’ da cidade. Situado nas colinas de Tibidabo, a experiência é bem especial e imersiva.

Para uma estadia alternativa, mas ainda com muito conforto — que inclui até buffet de comidas 24 horas –, o Casa Camper Barcelona é a base ideal. É um espaço pequeno, estiloso e divertido, onde você será muito bem atendido pelos funcionários. Fica no bairro El Raval, a cinco minutos caminhando do Mercado de la Boqueria.

PRINCIPAIS REGIÕES PARA FICAR EM BARCELONA

Antes de decidir onde ficar em Barcelona, é necessário entender as nuances que separam cada região da cidade. Mesmo localizados na Cidade Velha, El Raval é muito diferente do Bairro Gótico, por exemplo – enquanto El Raval é mais bagunçado, apesar da beleza de suas ruelas e edifícios, o Bairro Gótico é mais chique e, por consequência, mais caro.

Outro exemplo é a experiência de ficar na principal avenida da cidade, Las Ramblas. A avenida vai da Plaça Catalunya ao porto de Barcelona – passando por vários bairros como Raval e Born — e é diferente em cada altura: isso pode significar, ao longo dos seus 1,2 quilômetros, sofisticação e tranquilidade até o risco de ser assaltada de noite.

Para compreender os entretons dessa cidade, vamos destacar os seis bairros, ou distritos, para se hospedar em Barcelona: El Gótico, El Raval, El Born, La Barceloneta, Gràcia, Eixample.

EL RAVAL

O bairro de El Raval é sinônimo de barulho. Pelo movimento intenso de pessoas que circulam de lá para cá, que param para comer uma fatia de pizza, um falafel ou para acender um cigarro, beber uma cerveja… Ou seja, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo!

Esse ‘caos’ o tornou um dos principais bairros da cidade para curtir a noite. E talvez pela sujeira nas ruas e pelos problemas de segurança, o bairro é mais barato do que os demais. Inclusive, essa vibe lhe concedeu o apelido de “Bairro Chinês”, em referência aos bairros degradados dos EUA; mas, hoje, teve seu nome substituído por El Raval (subúrbio em árabe). Aliás, um dos seus apelidos também foi “Quinto Distrito”, na época do franquismo e da transição espanhola, em que foi considerado um dos mais perigosos da cidade.

EL BORN

Boulevard medieval com algumas das construções mais antigas de Barcelona e, atualmente, ocupado por boutiques de estilistas, bares de cocktails, museus e cafés charmosos. Para os viajantes que querem estar bem localizados e com apreciam uma atmosfera mais charmosa.

Quer dizer, charmoso é um adjetivo que cabe em cada canto desse bairro. Não é à toa que os preços acabam subindo um pouquinho por aqui — ainda que você consiga encontrar algumas pizzarias deliciosas e com preços razoáveis, os encontros em Born são mais ‘chiques’ e mais caros. E isso vale também para hospedagem.

A rua Carrer de Sant Pere Més Baix, que cruza o bairro, liga o Arco do Triunfo ao El Gótico — isso, em teoria, o faz um bairro bem turístico. Mas o mais interessante é que, mesmo sendo tão conhecido, a atmosfera é tranquila, se tornando também uma boa opção para fugir do agito da cidade.

Aliás, o bairro é um dos melhores lugares para passar a virada do ano, por exemplo, principalmente se for no Passeig de Born, uma ruazinha cheia de lugarzinhos para beber, dançar e comer, em que não passam carros, permitindo que as pessoas circulem tranquilamente por lá.

EL GÓTICO

A alma de Barcelona: o lugar onde começou a história da cidade, no ano 1 a.C, e que até hoje permanece como o endereço mais famoso da cidade. Situado entre ruas estreitas, muralhas e praças.

Nesse bairro você pode observar as ruínas da Barcino romana, desvanecida pela Barcelona medieval e gótica. É o lugar ideal para apreciar o passado glorioso da cidade, vinda da idade do ouro da arte e cultura catalã.

Aliás, é também neste bairro que está o Museu de História de Barcelona . Terça a sábado das 10h às 19h e de domingo das 10h às 20h, com entrada gratuita a partir das 15h. Vale conhecer escavações que existem desde a fundação da cidade.

Delimitado pelas Ramblas, Vía Laietana, o Paseo de Colón e a Plaça de Catalunya, o gótico é repleto de cantos interessantes, como a Calle Portal de L’Angel, uma rua comercial ampla e especialmente charmosa; ou ruas mais labirínticas que, por sua vez, tem uma acústica perfeita, a qual artistas aproveitam para darem um tom musical a experiência.

BARCELONETA

O bairro a beira mar: a cidade que é emoldurada pelo mar mediterrâneo, tem Barceloneta com um dos seus cartões postais. E seja no inverno ou no verão, esse bairro é um dos mais animados, sem dúvida, e combina o velho e o novo, com prédios modernos e outros com mais de 200 anos.

Além do visual incrível, que fica ainda mais interativo no verão, existe uma oferta gastronômica incrível — herança da cultura marinheira, dessa área que um dia foi uma vila de pescadores. E por isso, comida de frutos do mar é o destaque por aqui, além de qualquer outra atividade relacionada a mar e praia — como vôlei, natação etc. Até porque, o calçadão incrível convida a práticas de esportes. Para quem se hospeda aqui, nossa recomendação é pelo Cuatro Naciones.

GRÀCIA

Sabia que o Bairro de Gràcia era um município independente até o século XIX? Talvez por isso ele tenha uma atmosfera diferente do que as demais zonas da cidade. É como se existisse um microcosmo em meio a grande, e por vezes agitada demais, cidade de Barcelona. Nossa recomendação para o bairro é o Le Palacete.

Aqui nesse bairro, está localizado o popularíssimo Parc Guell e a Casa Batlló, além de estar repleto de praças lindas, cheias de história e que guardam elementos interessantíssimos.

Aliás, fica a dica: para quem vai à Barcelona em agosto, o bairro sedia a Festa Major de Gràcia. É uma festa catalã bem colorida, com várias atrações espalhadas pelo bairro, desde intervenções artísticas, decorações em cada canto e comidas típicas. Os moradores trabalham juntos para tornar essa data especial e deixar tudo lindo, baseando-se em um tema diferente cada ano!

EIXAMPLE

Em catalão, o bairro Extensão traduz que Barcelona de fato cresceu de tamanho; mas, nem por isso, perdeu seu charme. Inclusive, é nesse bairro que se concentram o maior número de hotéis da cidade. Pode ser mais econômico, ao mesmo tempo que tem os prédios mais elegantes da cidade.

A facilidade de se hospedar aqui também refere-se a localização, bem conectada e com muitos estabelecimentos. Mas é bom saber que não é um bairro muito pequeno, e a altura em que se esta pode mudar a experiência.

MAPA COM HOTÉIS PARA FICAR EM BARCELONA

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões de hospedagens em Barcelona. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.

DICAS SOBRE ONDE FICAR EM BARCELONA

Mais do que definir o bairro, melhor definir o tipo de vivencia: a beira mar, no centro histórico, experiência local, no topo das colinas. As possibilidades são muitas mas, ressaltamos, para quem fica ‘em terra firme’, a locomoção é quase sempre fácil.

No mais, é importante dizer que a oferta é muito grande, com margem de preços bem grande. Até no mesmo bairro, como Eixample, em que se pode ter uma estadia cara como uma mais econômica.

Para reservar sua acomodação ideal, considere, portanto, o que você está buscando durante a viagem e o número de dias — isso apenas para garantir que você terá ainda mais acessibilidade se tiver com poucos dias e pouca flexibilidade. E se for esse o caso, nós da Travel recomendamos se hospedar na alma da Cidade Velha: El Gótico.

DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR EM BARCELONA

Algumas dúvidas sobre onde ficar em Barcelona podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 6 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a melhor região para ficar em Barcelona?

Diferente de algumas cidades europeias, o Centro Velho de Barcelona é o centro realmente. E dentre os bairros mais centrais, o Bairro Gótico se destaca sendo o mais antigo, característico e de localização ímpar. No mais, a decisão pela região depende do estilo de viagem, já que a locomoção é tão fácil.

2. Qual o bairro com o melhor custo e benefício em Barcelona?

Eixample é considerado um dos melhores bairros e, ainda sim, tem um custo benefício bom — porque a oferta hoteleira é muito grande aqui, assim como a área do bairro.
Para quem quer ficar no centro, o bairro El Raval é a versão mais econômica — e a mais bagunçada também. Mas te garante uma localização impar e uma vivencia bem local.

3. Onde evitar ficar em Barcelona?

Ainda que as Ramblas seja considerada a avenida mais conhecida de Barcelona, dependendo da altura e da hora do dia ela se torna perigosa. São muitos relatos de furto por aqui, especialmente na altura da Cidade Velha até o Porto Velho.

4. Qual é a melhor área para a vida noturna em Barcelona?

A Cidade Velha no geral costuma ter uma vida noturna agitada e espalhada. Tanto El Born, quando El Gótico e El Raval concentram o maior numero de bares e estabelecimentos e, por sua acessibilidade, é onde tanto turistas como locais costumam frequentar mesmo.

5. Qual a melhor área para fazer compras em Barcelona?

Estar próxima as Ramblas ou a Praça da Catalunya garante uma oferta bem grande de compras. O bairro de Eixample, está relativamente próximo a esses dois pontos concentra, e além disso concentra muitas lojas

LISTA DE EXPERIÊNCIAS EM BARCELONA

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de lugares.