Comer e beber em Barcelona

Comer e beber

Comer e beber em Barcelona: dos pratos típicos aos melhores restaurantes, saiba tudo sobre a cena gastronômica barcelonesa.

Por: Carolina Varella, Atualizado em 03/09/2024

A culinária de Barcelona é preparada em uma panela diferente — não é nem estritamente catalã nem completamente internacional: é uma batida bem feita de tudo isso. Na receita vai uma pitada de tradições centenárias com um pouquinho de imigração e pós-modernismo urbano.

Em outras palavras, além da culinária típica, Barcelona envolve pratos e temperos do mundo todo, devido à intensa imigração no século XX, vinda de Magrebe, China e África, que se soma à culinária urbana e pós-moderna. Afinal, Barcelona é um dos lugares mais povoados da Península Ibérica.

E tudo isso à ser apreciado ao ar livre, como os espanhóis adoram fazer. Só cuidado para não cair na armadilha de se sentar nas ruas principais, porque parece fácil e atraente; o preço vai ser mais alto e nem por isso os pratos serão mais gostosos. Uma dica: evite as grandes avenidas e pontos turísticos e vá para as ruelas!

 

☞ pular para…

A GASTRONOMIA DE BARCELONA

A comida na Espanha é assunto sério. Não é à toa que das 14h às 16h você encontrará a maioria dos comércios fechados, enquanto os espanhóis apreciam a siesta pós almoço; isto é, enquanto tiram (ou deveriam tirar) um cochilo. O jantar, por sua vez, é servido por volta das 21h, enquanto o café da manhã pode ser servido a todo momento, no estilo brunch. Aliás, essa é uma tendência especialmente barcelonesa e que combina perfeitamente com o dia a dia de um viajante que busca serviços rápidos e práticos, ou comidas leves entre passeios.

Parte de visitar Barcelona está na vivência gastronômica. Em outras palavras, sua história cultural está alinhadíssima a história dos alimentos da região, como o Leite Panther, coquetel com leite condensado muito comum no Bairro Gótico, ou o chocolate, e suas respectivas lojas, que existem há centenas de anos;

E também, para entender sua cena gastronômica, leva-se em conta que Barcelona é uma cidade imensa, proporcionalmente provida de inúmeros restaurantes. E mesmo que quantidade não signifique qualidade, a cidade é o berço de muitos chefs renomados como Oriol Castro e Mey Hofmann.

O QUE COMER E BEBER EM  BARCELONA

E sendo o que é (esse bem bolado gastronômico e único), há uma lista de comidas para ir dando check ao longo da viagem: como pão com tomate, paella, qualquer coisa com jamón etc. Aliás, talvez, antes do almoço, o ideal seja começar pelo vermute (já está ‘liberado’ depois do 12h), uma bebida à base de vinho, feito para abrir o apetite!

Além do vermute, a bebida é parte indispensável! Não deixe de se sentar em um bar e tomar craft beers direto da torneira, ou de apreciar os deliciosos vinhos locais. Quem sabe o faz na própria região vinícola de Penedès, que fica a 1h30 do centro de Barcelona; nessa expedição, você ainda aproveita para conhecer a maior produtora mundial de Cavas, o espumante catalão.

Em comparação às populares cidades europeias, os preços em Barcelona podem ser bem razoáveis, principalmente por conta das famosas tapas, pequenas porções de comida para dividir, e pelo grande número de street foods. Combinação perfeita!

PARA COMER

  • Pão com tomate: talvez a ‘tapas’ mais popular
  • Arroz negro: a tinta de lula da a cor. Feito com arroz branco, lula, sépia (uma espécie de lula grande e bem branca) e camarões pequenos.
  • Fideuá: macarrão preparado com camarões, caranguejo, lula, frango, pimentão e tomate.
  • Jámon: qualquer coisa com jámon está valendo
  • Escalivada: pimentão vermelho, beringela e cebola, previamente assados na brasa. Com alho e óleo.
  • Coca de recapte: torta de massa bem fina; em cima, molho de tomate, cebola, beringela, pimentão vermelho e verde assados no forno.
  • Butifarra:
  • Bomba de la Barceloneta (ou bomba): bola de batata recheada de carne moída e coberta com um molho apimentado
  • Tortilla de batata: uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas.

PARA BEBER

  • Vinhos de Penedès: vinho local da região de Penèdes, 1h30 de Barcelona
  • Cavas: o espumante catalão mais famoso
  • Leithe Panther: coquetel com leite condensado
  • Creme Catalana: leite, gemas, açúcar, amido (tipo Maizena), raspa de limão e rama de canela. E cobertura de crocante de caramelo.
  • Vermute: uma bebida à base de vinho, feito para abrir o apetite — liberada depois das 12h.

ONDE COMER E BEBER EM  BARCELONA

A cena gastronômica de Barcelona oferece do tradicional ao internacional, do barato ao caro e do carnívoro ao vegano. Entre tantas opções, vale dizer que a qualidade é alta quase sempre.

 

ONDE COMER EM BARCELONA

  • Pizzería Da Nanni: Pizzas artesanais.
  • Bacoa Burger: Hamburgueria gourmet.
  • Billy Brunch: Opções variadas de brunch em ambiente descontraído.
  • Origo: Padaria artesanal com pães frescos e doces.
  • Mantequeries Pirenaïques: Tortillas tradicionais em um local histórico.
  • Les Truites: Especializado em tortillas com sabores variados.
  • La Taverneta: Tapas clássicas com toque moderno.
  • Cerveceria Catalana: Famosa pelas tapas e ambiente animado.
  • Ciutat Comtal: Tapas variadas em um espaço tradicional.
  • Bar Cañete: Tapas gourmet em ambiente elegante.
  • El Japonés Escondido: Fusão de sabores japoneses e espanhóis.
  • El Bosc de les Fades: Restaurante alternativo com decoração temática.

 

Cañete

 

ONDE TOMAR UM DRINK EM BARCELONA

Dr Stravinsky Bar: Coquetéis criativos em um ambiente sofisticado.
33/45: Bar descolado com drinks clássicos e alternativos.
Bar Mariatchi: Bar boêmio com atmosfera autêntica e música ao vivo.

 

Dr. Stravinsky

 

PRINCIPAIS REGIÕES PARA COMER E BEBER EM BARCELONA

Na beira do mar, entre as vielas, nas ruas, nas ramblas, a cidade de Barcelona gira em torno da sua gastronomia, com planos de fundo muito especiais. E como uma boa cidade grande, também tem uma oferta barata e rápida, ideal para comer sentada em algum dos bancos da praça ou no parque.

A Cidade Velha, por sua vez, que envolve o Gótico, Born, El Raval e Barceloneta, é considerada a zona mais importante da cidade. Aqui, concentram-se os restaurantes mais famosos, especialmente porque as Ramblas (a avenida diagonal que corta a cidade toda) acompanha essa zona.

Cada uma das partes ou bairros da Cidade Velha tem um tom. Como exemplo El Barceloneta, fica a beira mar da cidade, e é palco para festas e restaurantes bem populares, e por vezes, mais caros. Já El Raval é a parte bagunçada entre todas (lê-se mais econômica também), com bares descolados e acessíveis. Já Born é mais sofisticado, e o Gótico, considerado o primeiro pedaço da cidade, o mais tradicional.

Como a área total é grande, difícil delimitar as experiências por cada bairro, aliás, às vezes é até difícil de dizer onde um bairro termina e o outro começa. De qualquer maneira, caminhar a pé por Barcelona é fácil, inclusive altamente recomendado! Vale caminhar de lá para cá, encontrar um canto charmoso e apreciar — sem demora, como bom espanhol — o momento da refeição.

MAPA COM OS PRINCIPAIS RESTAURANTES EM BARCELONA

DICAS SOBRE COMER E BEBER EM BARCELONA

A oferta gastronômica é digna de cidade grande, e o movimento também. Por isso, ainda que a cidade convide a bater perna até encontrar um canto charmoso para se sentar, se a ideia é ir em algum restaurante específico, melhor reservar com antecedência. Inclusive, as ciestas são — quase– oficiais por aqui: não se esqueça que das 14h às 16h a maioria dos comércios estão fechados.

Além disso, muitos dos restaurantes populares em Barcelona, especialmente aqueles com estrelas Michelin ou muito bem avaliados, exigem reservas com antecedência. Planeje-se para garantir uma mesa nos lugares mais concorridos.

DÚVIDAS SOBRE COMER E BEBER EM BARCELONA

Quem planeja uma viagem a Barcelona pode ter algumas dúvidas a respeito do que comer e beber. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas sobre o assunto:

1. Quais são os principais pratos típicos para comer em Barcelona?

Há inúmeros pratos tipícos para comer em Nápoles, a começar por sua famosa pizza. Todavia, além dela, experimente o ragu napolitano, pasta e patate con provola, ziti alla genovese, spaghetti alle vongole e a salada caprese. De doce, são imperdíveis o babà, pastiera e sfogliatelle.

2. Onde comer e beber barato em Barcelona?

Para comer e beber barato em Barcelona, o ideal é ir para as zonas mais alternativas como Eixample ou, por exemplo, El Raval — que apesar de estar dentro da Cidade Velha, é considerada a parte mais acessível entre todas. Para sentar no restaurante, no geral, se paga um valor mínimo de € 15 euros, mas é possível encontrar opções mais em conta como comidas asiáticas ou pedaços de pizza por até € 2.

3. Qual o horário das refeições em Barcelona?

O almoço é servido entre 12h e 14h, enquanto o jantar a partir das 20h. Aliás, o momento da ciesta pós almoço é muito respeitado aqui: das 14h às 16h a maioria dos estabelecimentos estão fechados.

4. É necessário dar gorjeta ao comer nos restaurantes e bares em Barcelona?

Ainda que a gorjeta seja bem-vinda em Barcelona, ela não é esperada. Se quiser dar a gorjeta ao final de um bom atendimento, calcule 10%.

5. É necessário reservar mesa para comer em Barcelona?

Ainda que a experiência de se sentar espontaneamente aconteça ao longo da viagem, o ideal é reservar com antecedência. Os estabelecimentos preferem e muitos deles de fato não comportam tanta gente assim.

LISTA DE EXPERIÊNCIAS EM BARCELONA

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de lugares para comer e beber bem em Barcelona.