Caminhar por esse ‘calçadão’ tão famoso não só é imperdível como, de certa forma, inevitável. Quer dizer, se trata da avenida mais famosa de Barcelona, conectando alguns dos pontos mais importantes da cidade.

Ao extremo norte das Ramblas, está a Plaça Catalunya, a maior e mais central praça de Barcelona. A praça une a cidade velha ao bairro Eixample e está marcada pela tradicional loja de departamentos El Corte Inglés. Ao extremo sul, está o Port Vell (perto do porto de cruzeiros). Aliás, se estiver indo sentido ao Port Vell, o Bairro Gótico estará para o lado esquerdo e o El Raval para o lado direito; e em um ponto intermediário ao longo da avenida, está o Teatro Liceu. 

Las Ramblas, essencialmente pensada para pedestres, com um calçadão bem largo e de 1,2 quilômetros de extensão. É tanto um lugar de passagem como um lugar para aproveitar o dia ou anoite. Quer dizer, são incontáveis os restaurantes, bares e lojas ao longo do caminho. Além disso, com direito a paradas bem tradicionais para visitar o Mercado da Boqueria, para experimentar o inusitado ‘Dick Waffle’ ou para se sentar ao lado de fora de um restaurante e se deliciar com as tapas. Aliás, é um possível lugar de partida também, por sua localização estratégica com três estações de metrô. 

OUTRA VERSÃO DE NOITE

Inclusive, para quem passa por Las Ramblas de noite, cuidado com os batedores de carteira e golpistas no geral. A dica é evitar dar atenção a desconhecidos e caminhar sempre atento. Isto é, mesmo sendo um dos lugares mais famosos de Barcelona, ou até por conta disso, essa zona pode ser um tanto perigosa. Para aqueles que caminham com dinheiro, leve apenas o necessário; se possível, use a mochila na frente do corpo e cuidado com distrações como ver mapa parado no meio da rua, dar informação etc.