PRAÇA ESPANHA

Ao sopé de Montjuic, está uma icônicas praças de Barcelona. Imensa, com 34 mil m²; circular, como a praça de São Pedro, no Vaticano; e central, sendo referência para um dos pontos mais importantes da cidade. Inclusive, a praça foi projetada por Josep Puig i Cadafalch, modernista mais prolífico de Barcelona. 

Além disso, os elementos da praça em si são uma alegoria poética à Espanha. Isto é, as majestosas “Campaniles”, duas torres inspiradas no campanário de São Marcos de Veneza, e a Fonte, com jogos de luz e água. 

A praça é rodeada por muitos pontos turísticos e históricos. Aliás, entre eles, a antiga Praça dos Touros deu lugar ao Centro Comercial Las Arenas. É um complexo de shopping comercial que ainda conserva a beleza indiscutível do edifício. Inclusive, o centro garante uma visão 360 graus da cidade – basta estar em alguns dos restaurantes no rooftop do shopping. 

MNAC

O Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) representa outro ponto importante situado do outro lado da praça. Ele celebra a arte catalã e pinturas romanescas dos séculos 19 e 20, tendo sua sede principal no Palácio Nacional, na Montanha de Montjuic. Quer dizer, muitos consideram simplesmente uma das melhores coleções de Arte Românica de todo o mundo

PRAÇA CATALUNYA 

A Praça Catalunya é o nervo central de Barcelona, sendo o ponto de partida para muitos lugares e meios de transporte. Além de ser um marco que separa a Cidade Velha do bairro Eixample (traduzido como Extensão). E ainda conta com o charme da sua riqueza monumental, com obras de diversos artistas, além de duas fontes idênticas e majestosas. Aliás, sem mencionar os hotéis, restaurantes, bares e lojas que emolduram o local e a tornam uma ótima referência de localização. 

De um lado está o sofisticado Passeig de Gràcia, com suas lojas de grife e atmosfera elegante, e do outro Las Ramblas, a avenida mais popular, e quase inevitável, de Barcelona. Inclusive, apesar de ser uma praça bonita, arborizada e bem central, a Praça Catalunya e seus 5 hectares existem, na prática, mais com um ponto de confluência. E por isso, está sempre cheia, com pessoas de lá pra cá. Inclusive, ao longo do ano, a praça é palco de intervenções artísticas, feiras e concentrações populares.

Por fim, para quem quer fazer compras, essa é a base ideal. Aqui está o El Corte Inglés, FNAC e Habitat. Além de pontos de encontro (como o Café Zurich), bancos para se sentar e pombos, muitos pombos, dando um toque interessante ao passeio.

{Saiba o que fazer em Barcelona guia completo}