Conhecida por seu charme, Buenos Aires se destaca como uma das cidades mais cativantes da América Latina. Além disso, a cidade apresenta uma variedade de atrações, com bairros históricos e residenciais até espetáculos de tango, monumentos entre outras atrações incríveis. Contudo, explorar a cidade em pouco tempo pode parecer uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Mas nesta matéria, reunimos todas as atrações para que seja possível explorar o que fazer na capital argentina em 5 dias de viagem!
O QUE FAZER EM BUENOS AIRES EM 5 DIAS
Nessa matéria iremos dar uma sugestão do que fazer em 5 dias em Buenos Aires. Contudo, tenha em mente que os roteiros sugeridos são perfeitamente adaptáveis ao seu estilo de viajante, ao tempo disponível, aos seus interesses específicos e às condições locais. Da mesma forma, você pode ajustar as atividades, os locais a serem visitados e o ritmo do passeio conforme necessário para melhor atender às suas preferências pessoais e circunstâncias individuais durante a viagem.
Sabendo disso, a segunda coisa que precisa saber é que organizar o seu itinerário de viagem por zonas é uma estratégia muito inteligente. Além disso, você irá poupar tempo de deslocamento entre uma atração e outra, já que você também consegue compreender mais detalhadamente as singularidades de cada zona e a sua vibe.
Vale lembrar que o roteiro do que fazer em Buenos Aires em 5 dias, está bastante recheado, ou seja, se você quer adotar um ritmo mais leve, utilize o 5º dia para realizar as atividades que não deu tempo. Já se você é do time dos animados que não descansa em viagem, esse roteiro está perfeito, conhecendo todas as principais atrações da cidade!
Após os recadinhos iniciais, vamos lá?
DIA 01: CENTRO E PUERTO MADERO
O primeiro dia em Buenos Aires será o dia de explorar o centro histórico da cidade, que é conhecido como “Microcentro“. Para iniciar nosso dia recomendamos que se você não estiver hospedado na região central, que pegue um Uber ou transporte público (que funciona muito bem) até chegar no centro e depois que explore a pé a região.
MANHÃ:
Inicie seu dia no Palácio Barolo, este edifício histórico é uma obra-prima da arquitetura em Buenos Aires, projetado pelo arquiteto italiano Mario Palanti. Você pode fazer um tour guiado para aprender sobre sua simbologia relacionada à Divina Comédia de Dante e desfrutar das vistas panorâmicas do terraço.
Depois siga em direção para uma das ruas mais movimentadas e bonitas da cidade, a Rua 9 de julho com seu imponente Obelisco. Aproveite para tirar umas fotos do monumento e caminhar por essa rua tão representativa.
- Palácio Barolo
- Obelisco na Avenida 9 de Julho
Você estará bem próximo do Teatro Colón, portanto, se não tiver pretensão de assistir algum show ou apresentação por aqui, sugerimos que conheça o local nesse momento. Caso pretenda assistir, apenas siga para o próximo local do roteiro.
Após conhecer o Teatro Colón, recomendamos que siga caminhando para almoçar em um autêntico restaurante argentino, conhecido por muitos locais mas nem tanto pelos turistas, o Santo Manjares.
TARDE:
Após uma bela refeição é hora de prosseguir para as Galerias Pacífico, que não é apenas um shopping center, mas também um importante centro cultural e artístico. Com sua impressionante arquitetura, o local abriga murais de artistas renomados e frequentemente promove exposições e eventos. Assim, os visitantes podem desfrutar de compras enquanto apreciam a arte e a beleza do espaço, tornando a visita ainda mais especial e completa.
- Fachada do Teatro Colón
- Galerias Pacífico – Imagem: Dica das Américas
Após, desça caminhando para o Café Tortoni, esse emblemático café argentino que é um verdadeiro ícone cultural de Buenos Aires. Faça aquela paradinha para um cafezinho e sobremesa, indicamos o churros com doce de leite argentino.
- Foto autoral
- Foto autoral
Após desfrutar da sobremesa no Café Tortoni, siga caminhando em direção à Plaza de Mayo. Nesta praça central, você poderá explorar alguns dos edifícios mais históricos e arquitetonicamente notáveis da cidade. A Casa Rosada, sede do governo argentino, destaca-se com sua fachada imponente e cor-de-rosa. Próximo a ela, o Cabildo, antiga sede do governo colonial espanhol, oferece uma visão do passado histórico da cidade. A majestosa Catedral Metropolitana de Buenos Aires, com sua arquitetura neoclássica e o mausoléu do General San Martín, também merece uma visita. E não muito longe dali, o Banco de la Nación Argentina, com sua arquitetura imponente, completa o conjunto de prédios que fazem da Plaza de Mayo um ponto imperdível para admiradores de história e arquitetura.

Foto autoral
Para encerrar a tarde, caminhe até Puerto Madero, que fica a apenas 10 minutos de distância. Aproveite para fotografar a Puente de la Mujer e absorver a atmosfera vibrante deste bairro moderno de Buenos Aires. Se desejar um lugar para drinks, há diversos bares ao longo desta avenida. No entanto, para fechar esse primeiro dia com estilo, uma boa opção é jantar no Cabanã de Las Lilas, bem próximo e com excelente vista.
DIA 02: RECOLETA E TANGO
No segundo dia do nosso roteiro, dedicaremos o tempo para explorar um dos bairros mais belos e distintos de Buenos Aires — a Recoleta. Este charmoso bairro é conhecido por sua arquitetura elegante, rica história e ambiente sofisticado.
MANHÃ:
Para começar, vamos explorar a Livraria El Ateneo, um dos pontos mais emblemáticos de Recoleta, conhecida por sua arquitetura impressionante e pela vasta coleção de livros. A entrada é gratuita, o que permite aos visitantes explorarem livremente este espaço cultural único.
Depois siga caminhando até a Praça do Cemitério de Recoleta, para conhecer esse emblemático — ou seria estranho — Cemitério da Recoleta. Embora a ideia possa soar estranha, muitos turistas vão ao local que ganhou fama devido ao luxo das lápides e da ostentação dos túmulos. Inclusive, é lá que está enterrada a Eva Perón (quadra C7, túmulo 88) que muitos turistas querem conhecer sua lápide.
Mas se esse tipo de visita não faz muito seu perfil, que tal se deliciar nas diversas cafeterias presentes em frente ao local? Em frente ao Cemitério existem várias cafeterias que servem excelentes brunchs!
- El Ateneo
- Cemitério Recoleta
Próximo à Praça do Cemitério, não deixe de visitar a Basílica Nuestra Señora del Pilar, onde a entrada é gratuita e a igreja é de fato deslumbrante. Além disso, nas proximidades, você encontrará o Centro Cultural da Recoleta, que também é gratuito e você pode explorar exposições artísticas, eventos culturais e atividades diversas.
- Basílica Nuestra Señora del Pilar
- Centro Cultural de Recoleta
Continue seu percurso até o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) de Buenos Aires, que está localizado a aproximadamente 5 minutos de caminhada a partir do Centro Cultural da Recoleta. Esse museu é uma das instituições culturais mais importantes da Argentina e da América Latina, já que oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar obras de mestres como Goya, Rembrandt, Van Gogh e Picasso, além de destacadas criações de artistas argentinos. Um excelente atrativo aos entusiastas da arte!
Saindo do Museu, estará praticamente nas costas do bonito prédio da Faculdade de Derecho de Buenos Aires que fica em frente a praça com a famosa Floralis Genérica. Aproveite para tirar muitas fotos!
TARDE:
Dependendo de quanto tempo você dedicou às atrações até agora e se parou para um brunch em frente ao Cemitério, pode ser hora de considerar uma pausa para almoçar. Se puder esperar, os melhores restaurantes desta área estão próximos à atração seguinte. Por isso, ao chegar na região procure um restaurante para aproveitar a culinária argentina.
Em seguida, caminhe por mais 15 minutos até chegar ao Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA). Reserve o restante da tarde para explorar este museu, um dos principais centros culturais da cidade, especializado na arte contemporânea da América Latina. Entre os destaques estão obras de figuras renomadas como Frida Kahlo, Diego Rivera, Fernando Botero e Tarsila do Amaral.
O edifício moderno e funcional do museu é projetado para realçar as obras de arte expostas. Lembrando que esse museu é fechado às terças-feiras, e a entrada na quarta-feira é metade do valor — mas é lotado, vale mencionar.

Museu Malba – Imagem: Cond Neste Traveler
Depois, retorne ao seu hotel mais cedo para se preparar para uma das experiências imperdíveis de Buenos Aires: assistir a um show de tango. É importante ressaltar que recomendamos que você deixe reservado com alguma agência o passeio que inclui o jantar e o transfer entre hotel e o local da apresentação.
DIA 03: LA BOCA E SAN TELMO
O terceiro dia será para explorar dois bairros emblemáticos de Buenos Aires, situados na região sul da cidade: La Boca e San Telmo. Vamos mergulhar na vibrante cultura de La Boca, famosa pelo Caminito e seus coloridos prédios históricos e pelo estádio La Bambonera, antes de nos encantarmos com o charme boêmio de San Telmo, conhecido por suas ruas de paralelepípedos, feiras de antiguidades e tango nas esquinas.
MANHÃ:
Para iniciar o dia, comece a partir da autêntica Calle Caminito, uma rua ícone de Buenos Aires conhecida por suas fachadas coloridas e seu ambiente artístico único. Esta rua pitoresca é famosa por abrigar artistas locais exibindo suas obras ao ar livre, além de ser um ponto imperdível para encontrar artesanatos e souvenirs que capturam o espírito criativo da cidade. Passe por lugares como a Fundación Proa e o Teatro da Ribeira enquanto vai conhecendo o bairro. Saiba mais sobre o Caminito e arredores nessa matéria.
A apenas 5 minutos de caminhada, você se encontra diante de um dos templos mais sagrados do futebol mundial: o Estádio Alberto J. Armando, carinhosamente apelidado de “La Bombonera“. Mais do que um estádio, este gigante de concreto e azul e ouro pulsa com a paixão contagiante do Boca Juniors e oferece uma experiência inesquecível de visitação.
Para os amantes do futebol ou para quem está com crianças, essa é uma visita imperdível na cidade, com oportunidade de explorar o estádio, o museu do clube, conhecer os vestiários, o túnel de acesso ao campo, os troféus e ainda conhecer a história apaixonante do Boca Juniors.
TARDE:
Para o período da tarde, recomendamos que pegue um transporte público ou mesmo um Uber para ir almoçar no Mercado de San Telmo. Caso queira almoçar antes, em La Boca mesmo, saiba que é uma região com vários restaurantes bons, sugerimos o El Gran Paraíso (próximo ao Caminito) e o La Glorieta Quique (em frente ao estádio). Mas recomendamos mesmo que almoce no Mercado que é um deleite gastronômico.
Primeira parada no Bairro San Telmo é o Mercado de San Telmo, que é um verdadeiro paraíso para os amantes de história, cultura, gastronomia e compras. Inaugurado em 1897, este mercado de ferro fundido e vidro ostenta uma arquitetura eclética que remete à Belle Époque, declarada Monumento Histórico Nacional em 2000.
Além disso, recomendamos que almoce por lá, pois é uma excelente forma de experimentar as iguarias da culinária argentina e ter uma experiência mais diferenciada. Degustação de queijos e vinhos locais? Empanadas suculentas? Doces argentinos tradicionais? Em resumo, as opções são infinitas, são diversas barracas que garantem uma experiência gastronômica inesquecível. Saboreie a autêntica culinária argentina enquanto aprecia a atmosfera animada do mercado!
Se for domingo, você encontrará a maravilhosa Feira de San Telmo também que complementa perfeitamente o passeio. A Feira de San Telmo é um dos eventos mais emblemáticos e tradicionais de Buenos Aires, ocorrendo todos os domingos na famosa Plaza Dorrego e suas adjacências, no bairro de San Telmo. Esta feira é conhecida por sua atmosfera vibrante e diversidade de produtos oferecidos.
Ao passear pela Feira de San Telmo, você encontrará uma infinidade de barracas que vendem desde antiguidades e artesanatos até roupas vintage, objetos de decoração, arte local e muito mais. É o lugar ideal para encontrar lembranças únicas e especiais da sua viagem a Buenos Aires.
Para finalizar San Telmo, bem próximo do Mercado encontra-se a Estátua da Mafalda, que é uma atração famosa e adorada por crianças e adultos. Essa icônica personagem, criada pelo cartunista Quino, é uma garotinha crítica e divertida que representa questões sociais e culturais com um olhar inocente. Para saber mais sobre o que fazer com crianças em Buenos Aires, clique aqui e leia nossas sugestões.
Para noite recomendamos que você escolha um local para curtir a vida noturna da cidade, já que esse é um grande destaque por aqui. Vale mencionar que muitos bares de Buenos Aires são difíceis de serem encontrados, porque são do tipo speakeasy. Porém, importante dizer que há outras alternativas para para tomar uma ‘birra’ na calçada, como cervejarias, vermuterias e winebars. Outra boa opção é curtir um drink em um rooftop de Puerto Madero, caso queira algo mais elegante. O fato é que vale a pena investir em pelo menos uma boa experiência de vida noturna na cidade. Para mais detalhes desse assunto, sugerimos a matéria vida noturna em Buenos Aires.
DIA 04: PALERMO
O quarto dia é para explorar o Bairro de Palermo, mas primeiro uma introdução para explicar como funciona esse bairro. Vale destacar que esse é considerado o maior e mais populoso da cidade, Palermo ostenta uma personalidade única, dividida em sub-bairros que atendem aos mais diversos gostos e estilos.
E mais, prepare-se para se encantar com a sua atmosfera eclética, que combina áreas verdes exuberantes, vida noturna agitada, alta gastronomia, compras requintadas e uma rica cena cultural.
MANHÃ
Comece o dia com um café da manhã em um dos charmosos cafés de Palermo Soho, como o Café Crespin, por exemplo. Após o café, caminhe pelas ruas arborizadas de Palermo Soho, aproveitando para explorar suas boutiques de moda, galerias de arte e lojas de design local. Não deixe de conferir a feira de artesanato na Plaza Serrano (Plaza Cortázar), que ocorre aos finais de semana.
Logo depois, continue sua caminhada em direção ao Jardim Botânico Carlos Thays, um oásis verde no coração de Palermo. Explore seus jardins paisagísticos, fontes e uma vasta coleção de plantas nativas e exóticas. Em seguida visite o Jardim Japonês, um espaço sereno que oferece uma experiência cultural única com seu paisagismo meticuloso, pontes e lagos habitados por carpas coloridas.

Jardim Japonês
TARDE
Para o almoço, escolha um dos muitos restaurantes e cafés ao redor do Jardim Botânico como o Don Julio, conhecido por seus cortes de carne argentinos — e eleito em 2024 o melhor restaurante de carnes do mundo — não esqueça de fazer a reserva com antecedência. Outra boa opção é o El Preferido de Palermo, localizado próximo dessas atrações também.
Ao cair da tarde, passeie pelo Parque Tres de Febrero, também conhecido como Bosques de Palermo. O lugar é um dos maiores parques urbanos da América Latina. Especialmente na primavera o lugar fica maravilhoso , especialmente o Rosedal (Jardim das Rosas), explore seus lagos, roseiras e espaços verdes, e se desejar, alugue uma bicicleta para um passeio mais amplo pelo parque.
Em 2017, foi inaugurado o Arcos del Rosedal, um espaço ao lado do parque que trouxe uma nova dinâmica à área. O local conta com bares, cafés e sorveterias, oferecendo opções gastronômicas variadas em um ambiente agradável e vibrante. Desde então, tornou-se um ponto de encontro entre os jovens, especialmente os locais.

Rosedal
Cansado de jardins e parques? Na parte da tarde você também pode escolher algumas dessas outras atrações que ficam nesse bairro: Museu Evita, Planetário Galileu Galilei, Hipódromo de Palermo ou apenas caminhar pelo local, para conhecer melhor as nuances de lugar único.
Termine o dia com um jantar em um dos restaurantes renomados de Palermo, como o Para fechar a noite, você pode escolher um dos bares ou clubes de Palermo, como o Niceto Club ou o Frankz um bar ao estilo speakeasy que serve coquetéis sofisticados em um interior com iluminação suave e detalhes vintage.
DIA 05: BATE E VOLTA
No quinto dia do roteiro, você pode escolher um dos passeios de bate e volta partindo de Buenos Aires para explorar as áreas ao redor da cidade. Entre as diversas possibilidades existentes recomendamos conhecer a cidade de Tigre, um encantador destino às margens do rio Paraná, conhecido por seus canais, ilhas e mercado de frutas, realizando um passeio de barco pelo Delta. Outra boa opção é pegar um barco e realizar a travessia para Colônia del Sacramento, para conhecer essa cidade super fotogênica.
Confira abaixo um pouquinho mais sobre essas duas opções:
DELTA DO TIGRE
Tigre é uma pequena e encantadora cidade situada a apenas 30 minutos da capital argentina. Cercada por rios e canais, a região forma uma rede de ilhas pitorescas, onde predominam casas de moradores locais, além de chalés, campings e pousadas que atraem visitantes em busca de contato com a natureza.
O Delta é formado por uma vasta rede de ilhas e canais, onde você pode desfrutar de paisagens deslumbrantes e uma rica biodiversidade. Durante o passeio de barco, é comum observar casas de veraneio, pequenos restaurantes e uma variedade de aves, tornando a jornada ainda mais fascinante.
As opções de passeios são diversas: você pode optar por um tour tradicional que te levará pelos principais pontos turísticos do Delta, como o Museu de Arte Tigre e a Reserva Natural Otamendi. Ou, se prefere algo mais aventureiro, pode alugar um caiaque ou stand-up paddle e explorar os canais por conta própria.
O Delta do Rio Tigre é um refúgio perfeito para quem busca relaxar, se conectar com a natureza e para quem deseja escapar da agitação de Buenos Aires. Durante o passeio, não deixe de provar as delícias da culinária local em um dos restaurantes à beira do rio.

Imagem: Agência Aguiar Buenos Aires
Tigre também é conhecida por sua arquitetura encantadora, mercados de artesanato e museus fascinantes, como o Museu de Arte de Tigre (MAT). É uma experiência imperdível para quem deseja conhecer um lado mais tranquilo e natural da região metropolitana de Buenos Aires.
COLÔNIA DEL SACRAMENTO
Sem dúvida um bate e volta de Buenos Aires a Colonia del Sacramento, é uma boa ideia! Primeiramente, vale destacar que você pode contar com uma travessia rápida, já que em cerca de 1h15 através do Rio da Prata é possível realizá-la. Por isso, é ideal para um passeio de um dia.
Vale lembrar que as empresas Buquebus e Colonia Express são as empresas que oferecem serviços de ferry boat entre Buenos Aires e Colonia com saídas diárias frequentes nos terminais situados no Puerto Madero.
A Buquebus e a Colonia Express proporcionam opções de tarifas day-tour, específicas para ida e volta no mesmo dia. Essas tarifas são projetadas para quem deseja aproveitar Colonia del Sacramento sem pernoitar, oferecendo flexibilidade de horários para retorno a Buenos Aires. Para verificar as tarifas e horários disponíveis, basta acessar os sites das duas empresas e selecionar a opção “day tours” onde poderá encontrar informações detalhadas.
AO CHEGAR:
Primeiramente, explore o centro histórico de Colônia del Sacramento, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Em seguida, admire a arquitetura colonial, visite museus como o Museu Histórico Nacional e a Casa de Alvenaria, e suba no farol para ter uma vista panorâmica da cidade. Além disso, a Plaza Mayor (Plaza de Armas) que está localizada no centro da Cidade Velha, é um ponto central onde você pode relaxar, observar a vida local e visitar a Basílica del Santísimo Sacramento.
Não se esqueça de conhecer a pitoresca Calle de los Suspiros, uma rua de paralelepípedos famosa por sua atmosfera romântica e histórica. Ladeada por casas coloridas e preservadas, a Calle de los Suspiros é um ícone que remonta aos tempos coloniais, onde se diz que os escravos suspiravam ao subir do porto com seus pesados fardos. Vale ressaltar, que esta rua é um ponto de parada essencial para quem visita Colônia, oferecendo um vislumbre encantador do passado da cidade e proporcionando um cenário perfeito para fotos memoráveis.
TARDE:
Em seguida, vá visitar também o Portal del Campo, um antigo portão de entrada da cidade, aproveite e admire a vista do Rio da Prata. Passeie pelo charmoso Puerto de Yates, onde você encontrará pequenas embarcações e pode desfrutar de vistas pitorescas do rio e da cidade. Posteriormente, caminhe ao longo da Rambla de Colonia, que oferece uma vista encantadora do rio e é perfeita para uma caminhada relaxante.
Da mesma forma, a atmosfera tranquila e charmosa do bairro histórico convida os visitantes a explorar suas lojas de artesanato, cafés aconchegantes e restaurantes que oferecem pratos típicos uruguaios. Ademais, em um passeio pelo Barrio Histórico de Colonia del Sacramento, cada esquina revela uma parte da rica história e do encanto que tornam esta cidade um destino imperdível para quem visita a região do Rio da Prata.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade de conhecer ou visitar o Uruguai! Você sabia que o bate e volta para Colônia del Sacramento é muito mais viável saindo de Buenos Aires do que de Montevidéu. Fica aí a dica!
CONHEÇA BUENOS AIRES
Seria a cidade de Buenos Aires um pedaço de Paris na América Latina? Uma extensão do Brasil sulista, que apenas muda do nome Rio Paraná para Rio da Prata? Mesmo com tantos paralelos, sua essência é única. Não à toa, a capital do asado, do tango e do doce de leite é cheia de turistas — em grande parte, por brasileiros.
Buenos Aires é emoldurada pela cultura europeia com parte da sua arquitetura desenhada por parisienses. Além disso, latinos apaixonados dão vida aos espaços e a preservação do verde traz colorido à cidade. Nessa mistura, existem várias coisas para fazer em Buenos Aires e você é quem faz a cidade. Há, por exemplo, quem vá ao bairro Recoleta buscar o mais sofisticado, mas há também quem se desvie dali para buscar o mais underground. Ou seja, existe lugares para todos desfrutarem a capital da sua própria forma.
Para continuar lendo sobre Buenos Aires, acesse o conteúdo completo na Travel. Para saber mais opções do que fazer em Buenos Aires, clique aqui.