No cruzamento entre a Rua Florida e Avenida Córdoba, está um é tesouro da cidade: as Galerias Pacífico, que são uma experiência em si, desde 1889.

Dicas das Americas

O edifício Beaux-Arts foi projetado pelos arquitetos Emilio Agrelo e Roland Le Vacher, há dois séculos, vem se transformando e se adaptando aos novos tempos, sendo lar de museus, escritórios, galerias de arte, lojas de grife. Aliás, este shopping elegante combina uma vasta seleção de marcas internacionais como Ralph Lauren, Lacoste, Swarovski.E imagine tudo isso tendo como plano de fundo uma arquitetura icônica, com direito a cúpula e murais. Inclusive, com um espaço grande dedicado exclusivamente à arte e devido ao histórico do shopping, o passeio combina compras e cultura.

Vale enfatizar que esse mesmo endereço também guarda histórias tristes, sendo palco de um dos momentos mais nebulosos da história do país. “Em 1987, uma equipe de filmagem estava filmando no porão das Galerias Pacifico, um dos shoppings mais bonitos do centro de Buenos Aires, e para seu horror tropeçaram em um centro de tortura abandonado. Descobriu-se que durante a ditadura, o Primeiro Exército escondeu alguns de seus desaparecidos nas entranhas do shopping; as paredes das masmorras ainda traziam as marcações desesperadas feitas por seus prisioneiros há muito tempo mortos: nomes, datas, pedidos de socorro.”, escreveu Naomi Klein no seu livro The Shock Doctrine.

Abandonado por anos, o espaço se reinventou e, atualmente, simboliza as diferentes interseções históricas, políticas e sociais da cidade e do país, evidencia a capacidade de se reinventar, e segue sendo um lugar muito frequentado, tanto por turistas como locais.

Localização:

Funcionamento: Todos os dias das 10h às 22h.

Preço: $$$