Onde ficar

Onde ficar

    int(95)

Qual o melhor bairro? Qual o hotel ideal? Saiba tudo de mais importante antes de decidir onde ficar em Buenos Aires.

Por: Gabriella Pawlowski, Atualizado em 03/04/2025

“Onde ficar em Buenos Aires? ” Talvez essa seja uma das perguntas preferidas e mais populares entre os viajantes rumo a Argentina.

Bom, a escolha da hospedagem é um dos elementos-chaves que moldam a experiência em uma nova cidade. A proximidade dos pontos turísticos, o acesso fácil aos transportes públicos, a diversidade e qualidade dos restaurantes locais, bem como as comodidades oferecidas em alojamentos, são alguns dos fatores primordiais a se considerar na hora de decidir onde se hospedar.

Onde ficar em Buenos Aires

☞ pular para…

PRINCIPAIS BAIRROS PARA FICAR EM BUENOS AIRES

Em Buenos Aires, há sim um “Top 5” de regiões recomendadas para os viajantes se hospedarem: Recoleta, Palermo, San Telmo, Puerto MaderoMicrocentro. Antes de explorar mais a fundo cada uma dessas áreas, é importante compreender como a capital argentina está organizada.

Onde ficar em Buenos Aires

(Foto: Viajar é Demais)

Oficialmente, a cidade de Buenos Aires é dividida em 48 bairros, cada um com suas características únicas. Alguns são centenários, enquanto outros foram estabelecidos há algumas décadas, e outros ainda mais recentemente, como é o caso de Puerto Madero. Além disso, existem áreas conhecidas por nomes específicos, que não são bairros oficiais, como o Microcentro.

Na hora de escolher onde se hospedar em Buenos Aires, leve sempre em consideração o seu estilo de viagem e a oferta de transporte público na área, já que você provavelmente fará uso dele com frequência para conhecer as principais atrações turísticas e viver experiências fora do radar na cidade.

Se fôssemos resumir: Recoleta é conhecida por sua elegância e é famosa pelo Cemitério da Recoleta, onde está enterrada Eva Perón. Palermo é vibrante e moderno, com muitos bares, restaurantes e lojas, ideal para quem gosta de vida noturna e gastronomia. Já San Telmo tem um charme histórico com suas ruas de paralelepípedo e feirinhas.

Puerto Madero, o bairro mais novo, é sofisticado e repleto de arranha-céus modernos e restaurantes sofisticados. Por fim, o Microcentro é o coração comercial e financeiro, ideal para quem quer estar perto dos principais pontos turísticos como a Casa Rosada e a Avenida 9 de Julio.

MELHORES HOTÉIS PARA FICAR EM BUENOS AIRES

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões de hospedagens em Buenos Aires. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.

RECOLETA

O primeiro lugar da lista vai para o bairro de Recoleta, não só por ser uma das locações mais populares de Buenos Aires, mas também por reunir todas as comodidades que um viajante precisa em uma única região. Recoleta oferece hospedagens de alto nível, ruas charmosas para caminhar, acesso a transporte público, centros comerciais e, claro, excelentes experiências gastronômicas.

Um dos principais pontos turísticos desse bairro é a Floralis Generica, uma escultura metálica que possui um sistema que faz com que suas pétalas se abram e fechem de acordo com a hora do dia. É uma atração muito interessante para adicionar ao seu roteiro de viagem, especialmente porque, aos fins de semana, é comum encontrar os locais fazendo piqueniques e tomando sol nos jardins próximos a ela.

Além disso, em Recoleta você poderá visitar a Biblioteca Nacional, o Museu Borges, o El Ateneo Grand Splendid, o Palais de Glace e o emblemático Cemitério da Recoleta. À primeira vista, pode parecer um passeio estranho, mas o cemitério é muito popular entre turistas interessados em arquitetura e que desejam prestar homenagem a Evita Perón, política, ativista e filantropa argentina.

Para os interessados em compras, nas ruas do bairro você também encontrará o Alto Palermo Shopping.

Em relação à hotelaria, Recoleta conta com estabelecimentos de altíssima qualidade. Não apenas pelo serviço impecável e pelas comodidades oferecidas aos hóspedes, mas também pela localização estratégica. A sugestão da Travel para uma estadia cinco estrelas na cidade é o Alvear Palace Hotel.

PALERMO

O que você precisa saber sobre Palermo? Primeiro, que é um bairro grande com algumas subdivisões como Palermo Soho e Palermo Hollywood, por exemplo. Ele é considerado um bairro cool, com lojas conceito, cafeterias especializadas, vida noturna eclética, e ao caminhar pelas suas ruas, você se sentirá com um pé na Europa e outro no melhor da cultura sul-americana.

(Foto: Food & Wine)

Para começar, é preciso ter em mente que a região não possui muitas estações de metrô disponíveis. Porém, isso não chega a ser um grande empecilho, pois você pode usar os muitos ônibus, bicicletas ou até mesmo caminhar pelas avenidas e ruas tranquilas, explorando a região no seu próprio ritmo e fazendo pausas necessárias para saborear alguns dos melhores restaurantes da cidade. Inclusive, se quiser saber um pouco mais sobre o que comer e beber em Buenos Aires, confira nossa matéria.

Agora, vamos ao que interessa: as atrações. O carro-chefe do bairro são as atrações culturais, como o Planetário Galileo Galilei, o Museu Evita e o MALBA. Outros pontos de interesse, ideais para quem viaja em família ou em casal, são o Zoológico de Buenos Aires, o Jardim Japonês e o Rosedal, que podem ser paradas interessantes para adicionar ao seu roteiro de viagem.

(Foto: Universes in Universe)

Quando falamos em hospedagem, aqui você encontrará uma ampla variedade de opções, desde os mais conceituais e minimalistas até as grandes cadeias mundiais. No entanto, para aqueles viajantes que buscam mergulhar no cotidiano portenho, não hesite em fazer uma reserva na Casa San José.

Já para os visitantes que estão em clima de aproveitar as tão merecidas férias, opte pelos hotéis pelo conforto e praticidade. A Travel aconselha passar algumas noites no Be Jardín Escondido by Coppola, que oferece uma combinação perfeita de estilo e conforto.

SAN TELMO

Sim, não podia faltar um pouco de boemia e cultura portenha nas suas opções de onde ficar em Buenos Aires. San Telmo é um daqueles bairros que reúne os pequenos prazeres da vida de um jeito memorável.

Estamos falando de frequentar mercados locais e escolher ingredientes frescos para cozinhar, de se deparar com artesanatos locais que podem enfeitar a parede da sua casa, de papear com um local enquanto beberica um vinho argentino ou até mesmo bailar em uma das casas de show do bairro com amigos recém-feitos. Em outras palavras, experiências “La Buena Vida“.

(Foto: Viagem Club)

Entre as atrações mais populares do bairro está o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, que, além das exposições permanentes, conta com uma agenda cultural muito interessante, oferecendo oficinas e workshops para visitantes de todas as idades. Se estiver buscando por uma experiência mais imersiva na cidade, não deixe de conferir o site oficial do museu.

Além disso, há também o icônico e “instagramável” banco da personagem Mafalda. Adicionalmente, todos os domingos, acontece a famosa Feira de San Telmo, que pode ser combinada com uma parada estratégica no Mercado de San Telmo para saborear o melhor do tempero argentino.

(Foto: Buenos Aires Ciudad)

Vale a pena mencionar que San Telmo se diferencia dos bairros citados anteriormente quando falamos sobre opções de hospedagem. Por lá, você não encontrará tantas opções, mas certamente encontrará algumas muito boas!  Nossa sugestão é o Anselmo Buenos Aires, Curio Collection by Hilton, que oferece quartos amplos, opções de café da manhã, vista para a cidade, restaurantes, bar e áreas externas.

PUERTO MADERO

Você não pensou que íamos deixar de falar de Puerto Madero, não é?

Sim, não tem como negar. O bairro coloca em segundo plano o charme portenho para dar lugar a edifícios novos e modernos e novas empresas que se instalam ao longo dos canais. Mas isso não é de todo ruim! Para os viajantes que estão na cidade a trabalho, preferem ficar perto do centro em uma zona mais tranquila e buscam hospedagens sofisticadas com preços acessíveis, essa pode ser a escolha ideal de onde ficar em Buenos Aires.

(Foto: El Diario Ar)

Quando falamos dos atrativos do bairro, com certeza temos que mencionar as caminhadas pelos canais, passando pelos bares e restaurantes até chegar à Ponte de la Mujer, um dos cartões-postais da cidade. Você sabia que o design moderno e vanguardista da ponte foi inspirado na imagem de um casal dançando tango? O mastro representa um homem que sustenta pelas costas uma mulher, representada pela curvatura central da ponte.

Além disso, aproveite o passeio e faça uma visita à Fragata Sarmiento, localizada no Dique 3. Adicionalmente, o bairro conta com uma grande área verde na orla do Rio de la Plata, ideal para aqueles que viajam com crianças e querem aproveitar os meses mais quentes da cidade. Considere conhecer também a Reserva Ecológica Costanera Sur.

Levando em consideração que esse bairro é novo, oferece boas opções de restaurantes, boates e espaços ao ar livre. Os preços de hospedagens costumam ser vantajosos se comparados com outros bairros mais turísticos de Buenos Aires.

Pensando em oferecer uma estadia repleta de comodidades, a sugestão da Travel é o Hilton Buenos Aires, que oferece uma combinação perfeita de luxo e conveniência, com quartos modernos, uma piscina na cobertura e vistas espetaculares da cidade.

MICROCENTRO

Por último, mas não menos importante, temos o Microcentro, também conhecido como o Centro de Buenos Aires. Para quem visita a cidade pela primeira vez, essa região pode ser uma excelente escolha. Pois abriga várias das principais atrações turísticas, como a Plaza de Mayo e a Casa Rosada, o Teatro Colón, o Café Tortoni, o Obelisco e as renomadas casas de tango, como o Tango Porteño e o Piazzolla Tango.

Inclusive, se precisar de ajuda em montar o seu roteiro em Buenos Aires, confira nossas opções de 3, 5 e 7 dias.

Por ser uma área central, você pode esperar ruas movimentadas, um grande fluxo de pessoas e trânsito intenso. No entanto, em compensação, o Microcentro oferece boas opções de transporte público, além de supermercados, farmácias e, sim, opções de hospedagem mais acessíveis.

É importante ressaltar que o centro pode ser uma boa escolha, dependendo do seu estilo de viagem e do tempo que você planeja passar em Buenos Aires. Se sua estadia for mais curta, vale a pena considerar focar em experiências e passeios disponíveis nessa região.

Como em qualquer capital sul-americana, é fundamental estar atento aos seus pertences enquanto explora as atrações turísticas ou se desloca para a sua hospedagem à noite. A segurança deve ser sempre uma prioridade, então fique vigilante para evitar situações desagradáveis durante a viagem.

Por fim, nossa sugestões de hospedagem na região é o Park Silver Obelisco. Localizado a 200 metros do Teatro Colón, a uma curta caminhada do shopping Galerias Pacifico, do calçadão Rua Florida e da Avenida Corrientes — que oferece diversas opções de gastronomia e lazer.

DICAS SOBRE ONDE FICAR EM BUENOS AIRES

Você é uma pessoa mais interessada em museus e galerias ou em compras e vida noturna quando conhece um novo destino? Bom, para escolher onde ficar em Buenos Aires, é importante considerar seu estilo de viagem, suas preferências de transportes e orçamento. Para ajudar na sua decisão, aqui estão algumas dicas:

Primeiramente, faça reservas com antecedência. Não é um exagero quando dizemos que em altas temporadas, como o inverno e o verão os preços das diárias podem ir as alturas. Aliás, se você optar por bairros como Palermo, Recoleta e Puerto Madero é melhor já começar a preparar o seu bolso.

(Foto: Noticias UNSAM)

Em seguida, leve em consideração o seu estilo de viagem. Em outras palavras, o que você costuma fazer nos destinos. Por exemplo, se fazer compras é um dos seus hobbies, ficar perto de centros comerciais e lojas trendy é muito importante. Aliás, para mais locais de onde fazer compras em Buenos Aires confira nossa página.

Por último mais não menos importante, escolha acomodações que tenham acesso fácil e rápido as estações de metrô ou ônibus. Ou até mesmo, a meios de locomoção alternativos, como bicicletas e patinetes elétricas. Esta escolha  facilita muito a sua viagem! Imagina só, a praticidade de sair pela porta da sua hospedagem e ter em mãos o  veículo que te permitirá explorar toda a cidade. Incrível, né?

DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR EM BUENOS AIRES

Algumas dúvidas sobre onde ficar em Buenos Aires podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual o melhor bairro para ficar em Buenos Aires?

Depende! Se você prefere ficar próximo aos pontos turísticos, a recomendação é que fique no Microcentro ou San Telmo. Já para quem gosta de vida noturna e bons restaurantes, os melhores são Recoleta e Palermo. Por fim, para quem valoriza sossego e tranquilidade, opte por Puerto Madero.

2Qual o bairro com o melhor custo e benefício em Buenos Aires?

Puerto Madero. O bairro se destaca não apenas por sua atmosfera moderna, mas também por oferecer opções de hospedagem de alta qualidade a preços mais acessíveis em comparação com outras zonas mais turísticas. Além disso, o bairro conta com áreas verdes e diversos restaurantes, proporcionando um ambiente mais tranquilo, apesar de estar a poucos quilômetros do centro da cidade e das principais atrações.

3. Onde evitar ficar em Buenos Aires?

Ao escolher onde se hospedar em Buenos Aires, evite áreas como partes de La Boca, que podem ser menos seguras, especialmente à noite. Fuerte Apache também é conhecido por sua alta criminalidade e deve ser evitado. Adicionalmente, é prudente ter cuidado com alguns pontos de San Telmo, que podem não ser tão seguros à noite também.

4. Qual o melhor bairro para a vida noturna em Buenos Aires?

Se você busca desfrutar ao máximo da vida noturna em Buenos Aires, os bairros de Palermo, Recoleta e Puerto Madero são boas escolhas. Pois concentram as melhores boates, rooftops, casas de show e os bares mais decolados da cidade.

5. Qual o melhor bairro para fazer compras em Buenos Aires?

Palermo é um bairro excelente para explorar tanto lojas de marcas clássicas quanto brechós. Já Recoleta oferece uma experiência de compras mais sofisticada e elegante, com uma concentração de marcas de luxo. Por fim, San Telmo é ideal para quem procura por brechós e mercados de pulgas, especialmente durante os fins de semana, quando a famosa feira de San Telmo acontece.

LISTA DE ONDE FICAR EM BUENOS AIRES