O bairro Recoleta é um pedaço da França, na Argentina. Considerada a zona nobre da cidade, especialmente porque se mantém mais limpa, mais tranquila e mais segura do que a maioria das regiões da capital.
A sofisticação do bairro conta a história de um passado construído por artistas franceses, que, hoje, se mescla com o moderno — em uma expressão harmonica dos diferentes tempos da cidade. Inclusive, até se percebe algumas remanescências da época da colonização espanhola, como espaços verdes e pátios internos. Quer dizer, antes mesmo de ser uma das zonas mais exclusivas da cidade, a região era usada para pastoreio de gado e agricultura pelos espanhóis.
Aliás, entre algumas das coisas para se fazer no bairro, está passear pelos seus parques e jardins. Entre eles o Parque Thays e o Jardim Francês do Palácio Alvear. No sentindo mais cultural, o bairro é lar de museus e galerias renomados. Por aqui, está o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Nacional de Arte Decorativa e o Centro Cultural Recoleta.
Além disso, considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria El Ateneo Grand Splendid também está por aqui. Quer dizer, as opções são muitas, mas apenas bater perna por aqui já está valendo; no caminho, a rua de arquitetura impressionante e de boutiques de luxo Calle Quintana.
Localização: