O Caminito, do espanhol, ‘pequeno caminho’. Faz referência a uma rua-museu, no bairro mais antigo da cidade, La Boca.

O Caminito é perfeito para caminhar e ver a arquitetura local inusitada. No caminho sinuoso — que se deve ao rio que passava por debaixo — casinhas coloridas e grafite acompanham. Alem disso, é um ótimo lugar para observar casais dançando tango, provar diferentes restaurantes e comprar artesanato.

A história do lugar, que hoje é Caminito, se transformou algumas vezes desde 1920. Isto é, o rio foi aterrado para desenvolver o urbano, até que converteu-se em uma linha de trem; e, por fim, em 1950, sob direção de Benito Quinquela Martín, em uma obra de arte ao ar livre: criada pelas mãos de muitos artistas. Por fim, ao longo dos seus 100 metro, reuni-se arte, souveniers e restaurantes caro -diga-se de passagem.

Ainda que situado no porto e palco dessa atração famosa, o bairro, por sua vez, construído por imigrantes italianos e de origem pobre, ainda enfrenta muitos desafios. Isto é, a região não é tão segura assim, especialmente a noite.

Inclusive, importante ressaltar que para alguns, o Caminito é uma estação pega-turista; enquanto outros o adoram. Aliás, para quem já visita o bairro La Boca, não há dúvida: passe por aqui, e decida você mesmo.

 

MELHOR HORÁRIO PARA IR

  • Até às 9h mais chance de encontrar a rua vazia — ideal para tirar fotos.
  • A partir das 10h, 11h, os estabelecimentos começam a abrir. E ficam abertos, em geral, até 18h, 19h.

Uma vez aqui, explore o histórico bairro La Boca.

 

O QUE FAZER AO REDOR?

La Bombonera, El Obrero, Usina de Arte, Passeios de Tango (pelas ruas).

Aliás, para quem realmente se interessar pela cena artística do bairro: Museu de Belas Artes de La Boca “Quinquela Martín” — em homenagem ao próprio artista que ajudou a revitalizar a região.

 

COMO CHEGAR

A 6 quilômetros do centro, entre as ruas Lamadrid e Magallanes.

Cabify/Uber: no valor de US$ 4,00. Em média, 15 minutos de viagem.

Ônibus: há muitas opções diretas saindo da Plaza de Mayo. Em média, 23 minutos de viagem.

Ônibus de turismo: a cada 20, 30 minutos, os ônibus saem da Plaza del Mayo. Você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, das 9h às 17h. O valor, aproximado, é de US$ 24 por pessoa.