A Plaza de Mayo é o pedaço fundamental de Buenos Aires. Aqui, se concentra a vida política da cidade, da época colonial até a atualidade. Inclusive, o local é conhecido internacionalmente pelo movimento político das Mães da Praça de Maio — mães que tiveram seus filhos desaparecidos na época da ditadura militar.
A Plaza é um palco político, especialmente lembrado na década de 40, por conta das aparições da amada-odiada Eva Perón. E depois, em 1955, quando foi alvo de um bombardeio que tinha como objetivo assassinar o seu marido, o então presidente, Juan Perón. O dia 16 de junho, um dia útil, se tornou uma grande tragédia — comandada pelo próprio Estado, sob o pretexto de prestar uma “homenagem a San Martín”. Com um bombardeiro que durou aproximadamente quatro horas, 350 morreram.
Ao arredores da Plaza de Mayo estão muitas atrações importantes da capital. Entre as atrações, a mais importante é a Casa Rosada. Esse espaço é a sede da presidência argentina e um dos símbolos do país. Possui esse nome em decorrência de sua cor, que desde os primórdios era feita numa mistura de sangue bovino com cal. Hoje ela mantém a tonalidade, mas utilizando tintas modernas, rs.
Aliás, a Casa Rosada recebe visitas guiadas gratuitas nos finais de semana e feriados, das 10h às 18h. Vale também conhecer o Museu do Bicentenário também, com entrada na lateral da Casa Rosada. Aliás, para conhecer mais da história de Eva Perón, recomendamos a visita ao Museu Evita, além de outros museus que honram a história do país — do passado ao presente.
Localização Plaza de Mayo:
Localização Casa Rosada: