Qual a melhor região? Qual o hotel ideal? Saiba tudo sobre de mais importante antes de decidir onde ficar em Santiago. Nessa matérias selecionamos os melhores bairros, hotéis e dicas para você decidir da melhor maneira.
“Onde ficar em Santiago?” Talvez essa seja uma das perguntas preferidas e mais populares entre os viajantes rumo ao Chile.
Bom, a escolha da hospedagem é um dos elementos chaves que moldam a experiência em uma nova cidade. A proximidade dos pontos turísticos, o acesso fácil aos transportes públicos, a diversidade e qualidade dos restaurantes locais, bem como as comodidades oferecidas em alojamentos, são alguns dos fatores primordiais a se considerar na hora de decidir onde se hospedar.
☞ pular para…
- A hotelaria em Santiago
- Principais regiões para ficar em Santiago
- Dicas sobre onde ficar em Santiago
- Dúvidas sobre onde ficar em Santiago
- Lista de hotéis para ficar em Santiago
A HOTELARIA EM SANTIAGO
A hotelaria em Santiago, se destaca por sua diversidade e qualidade, atendendo a uma ampla gama de viajantes de diferentes estilos. Isto é, estamos falando sobre hotéis luxuosos e sofisticados no coração do centro até aconchegantes pousadas em bairros mais tranquilos e residenciais da cidade.
Digamos que, cerca de 60% dos hotéis na capital são conhecidos por sua excelente infraestrutura e serviços. Oferecendo comodidades como restaurantes renomados, spas, piscinas com vistas panorâmicas da cidade e academias bem equipadas. Além disso, a maioria dos hotéis disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito, estacionamento e uma equipe pronta para auxiliar os hóspedes em todas as suas necessidades.
- The Singular Santiago.
- The Singular Santiago.
Já os preços da hotelaria em Santiago variam de acordo com a categoria, localização e época do ano. Sendo a alta temporada, de junho a setembro, geralmente mais cara. As diárias em hotéis bem classificados podem ultrapassar R$ 500 facilmente. No entanto, há sempre alternativas para quem quer economizar nessa parte da viagem. Como apartamentos para alugar, bed and breakfasts e até mesmo hotéis boutiques, com diárias a partir de R$ 200.
Inclusive, recomendamos fazer reservas com antecedência, especialmente durante os meses mais movimentados, para garantir disponibilidade e obter tarifas mais favoráveis.
Por fim, em termos de segurança, a capital chilena é considerada uma cidade relativamente segura para os turistas. Mas é sempre importante tomar precauções básicas, como trancar as portas do quarto e não deixar objetos de valor à vista.
MAPA – ONDE FICAR EM SANTIAGO
Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões de hospedagens em Santiago. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.
PRINCIPAIS REGIÕES PARA FICAR EM SANTIAGO
Antes de começar, é importante compreender que Santiago é dividida em 32 distritos chamados “comunas”. Cada comuna, por sua vez, é composta por diferentes bairros. Essa estrutura é semelhante à divisão por zonas, como as zonas sul e norte de São Paulo, por exemplo.

Comunas em Santiago (Foto: Wikipédia)
No entanto, a resposta é quase sempre a mesma não importa o destino: a escolha vai depender das suas preferências e do propósito da sua viagem. Em outras palavras, você valoriza bairros mais tranquilos ou agitados? Gosta de dar check nos pontos turísticos ou caminhar sem rumo pela cidade?
Dito isso, não se preocupe. Nós da Travel, estamos aqui para te dar uma ajudinha na hora de escolher onde ficar em Santiago.
LASTARRIA
O bairro de Lastarria é a melhor opção para quem deseja se hospedar na comuna central de Santiago.
Para aqueles que apreciam conhecer uma cidade nova em seu próprio ritmo, caminhando e explorando cada esquina, o bairro é uma excelente escolha. Inclusive, está perto de atrações como, o Centro Cultural Gabriela Mistral e o Cerro Santa Lucía. Além disso, ele é repleto de cafeterias, boutiques, galerias e até mesmo feirinhas locais, que aconselhamos visitar aos fins de semana.
Em uma tarde é possível conhecer as ruas desse bairro boêmio, dono de uma das noites mais vibrantes e agitadas da cidade. A principal delas é a rua José Victorino Lastarria, onde se encontra o Chipe Libre. Um bar/restaurante com uma carta extensa de opções para experimentar a bebida andina mais famosa do Chile e do Peru, o Pisco.
Aliás, se caminhar não é uma das suas atividades preferidas, não há problema. Em Lastarria, há estações do metrô, das Linhas 1 e 5, a vermelha e a verde, respectivamente. Ambas são muito usadas pelos turistas e facilitam bastante o deslocamento para outras regiões da cidade.
Por fim, para se hospedar a Travel recomenda o The Singular Santiago. Ele oferece café da manhã, possui área externa com piscina, um spa, uma academia, serviços de lavanderia, além de oferecer o traslado para o aeroporto e ter uma ótima localização.
PROVIDENCIA
Os locais consideram Providencia uma das comunas e um dos bairros mais queridos de Santiago.
Sendo reconhecido como um local seguro, com uma grande oferta de supermercados, comércios e serviços. Além disso, ele é a transição ideal entre a parte mais antiga e histórica da cidade e a parte mais moderna.
Primeiramente, sugerimos que você tome seu “desayuno” na Cafetería Etienne Marcel, que oferece excelentes croissants e outros quitutes franceses de qualidade. Adicionalmente, a Drugstore Boulevard é um passeio muito agradável para visitar lojas de artes, decoração, música, fotografia e moda em um só lugar.
Já a rua Santa Magdalena é bem movimentada e oferece muitas opções de restaurantes de várias cozinhas internacionais. Inclusive, a poucos metros dali está o Costanera Center, o prédio onde fica um dos pontos turísticos mais famosos do Chile, o Sky Costanera. O bairro conta com a estação do Metrô Baquedano, uma das mais eficientes de Santiago, localizada no início da Avenida Providencia. Por lá passam as duas linhas, a 1 (Vermelha) e a 5 (Verde).
Por último mas não menos importante, o Novotel Santiago Providencia é perfeito para quem busca comodidade. Ele oferece aos hóspedes café da manhã diário com buffet, que possui opções vegetarianas e sem glúten. Além disso, possui uma academia, um terraço e um restaurante.
BELLAVISTA
Em seguida, Bellavista é frequentemente descrito como o bairro boêmio e mais descolado dentro da comuna de Providencia.
É um lugar onde a arte de rua se mistura com a arquitetura histórica, onde bares tradicionais se encontram ao lado de galerias de arte moderna e onde a vida noturna é vibrante e diversificada. Inclusive, a Pío Nono é sua rua principal e onde você encontrará todas as opções anteriores em uma curta caminhada.
Falando em vida noturna, a Salsoteca Maestra Vida é uma excelente pedida para os amantes e dançarinos de ritmos latinos. O ambiente é super animado e ainda oferece aulas de danças durante a semana para os interessados. Agora, para passeios interessantes durante o dia, a La Chascona e o Cerro San Cristóbal são paradas obrigatórias e que valem muito a pena a visita. Para aquele happy hour no fim do dia, o Pátio Bellavista se encaixa muito bem. Com uma ampla variedade de bares e restaurantes a céu aberto combinado com música ao vivo.
Por fim, para descansar após dias de exploração, nós da Travel recomendamos o Hotel Boutique Castillo Rojo. Um casarão histórico que conta com uma equipe conhecida por mimar muito bem os seus hóspedes.
EL GOLF
El Golf é um dos bairros mais modernos e bem frequentados dentro da comuna de Las Condes.
Oferecendo uma extensa lista de atividades de lazer em suas ruas, principalmente na Avenida Apoquindo. Inclusive, os visitantes que buscam entretenimento e compras podem aproveitar o Mercado Urbano Tobalaba, uma boa opção para passeios em família e com amigos. Além disso, o mercado abriga lojas de grandes marcas locais, cafeterias, produtos de pequenos produtores, mas também oferece atividades culturais e artísticas para a população.
Vele ressaltar que, o Shopping Parque Arauco e o Parque Araucano estão a cerca de um quilômetro de distância dessa região. O shopping se destaca pelo seu complexo gastronômico a céu aberto, onde os visitantes podem encontrar bares e restaurantes. Enquanto o parque, é um dos mais preservados de Santiago. E além de ser um ótimo lugar para fazer um piquenique, ele também possui um playground que oferece diversas atrações para famílias que viajam com crianças.
Em contrapartida, ele não possui acesso fácil ao metrô como as outras regiões mencionadas anteriormente, apesar da Linha 1 ser central. Os visitantes podem facilmente acessar outras partes de Las Condes através de curtas corridas de táxi ou aplicativos.
Por fim, há muitas opções de hospedagem na região, e com certeza os visitantes encontrarão uma que atenda as suas necessidades. O Ritz-Carlton é um dos destaques do bairro, oferecendo acomodações com empréstimo de bicicletas, estacionamento privativo, terraço, restaurantes, serviço de translado para o aeroporto e muito mais.
VITACURA
Podemos dizer que Vitacura é a comuna e o bairro mais sofisticado da capital chilena.
Ele é conhecido por suas mansões de luxo, ruas arborizadas e tranquilas. Está e uma área residencial de alto padrão que abriga alguns dois hotéis mais renomados da cidade, próximos a clubes de golfe e avenidas importantes como a Avenida Kennedy e Avenida Vitacura.
Em função disso, os preços das hospedagens nessa área podem ser bastante elevados. Porém, em compensação você estará próximo de experiências gastronômicas inesquecíveis como, o restaurante Boragó. Aclamado como o melhor do Chile e Top 10 da América Latina, segundo o The World’s 50 Best Restaurants.
Inclusive, você estará a uma curta distancia do Parque Bicentenario. Um dos mais emblemáticos e belos de Santiago. O Museu Ralli e o Centro Artesanal Los Dominicos também podem ser incluídos no seu roteiro. Em contrapartida, assim como em El Golf em Vitacura o acesso pelo metrô é restrito. Os viajantes podem facilmente acessar as outras regiões de Santiago através de curtas corridas por carros de aplicativos.
Por fim, o Noi Vitacura é uma daquelas hospedagens que oferece tudo do bom e do melhor. Ele é um hotel moderno e sofisticado, oferecendo quartos elegantes, excelentes opções gastronômicas, spa, terraço com piscina e uma localização conveniente próxima a várias lojas e restaurantes.
DICAS SOBRE ONDE FICAR EM SANTIAGO
Você é uma pessoa mais interessada em museus e galerias ou em compras e vida noturna quando conhece um novo destino? Bom, para escolher onde ficar em Santiago, é importante considerar seu estilo de viagem, suas preferências de transportes e orçamento. Para ajudar na sua decisão, aqui estão algumas dicas:
Primeiramente, faça reservas com antecedência. Não é um exagero quando dizemos que em altas temporadas, como o inverno e o verão os preços das diárias podem ir as alturas. Aliás, se você optar por bairros como El Golf e Vitacura é melhor já preparar o seu bolso.
Em seguida, leve em consideração o seu estilo de viagem. Em outras palavras, o que você costuma fazer nos destinos. Por exemplo, se fazer compras é um dos seus hobbies, ficar perto de centros comerciais e lojas trendy é muito importante. A Drugstore Boulevard, em Providencia é um passeio muito agradável para visitar lojas de artes, decoração, música, fotografia e moda em um só lugar. Assim como, a Pío Nono, localizada em Bellavista. Aliás, para mais locais de onde fazer compras em Santiago confira nossa página.
Por último mais não menos importante, escolha acomodações que tenham acesso fácil e rápido as estações de metrô ou ônibus. Ou até mesmo, a meios de locomoção alternativos, como bicicletas e patinetes elétricas. Esta escolha facilita muito a sua viagem! Imagina só, a praticidade de sair pela porta da sua hospedagem e ter em mãos o veículo que te permitirá explorar toda a cidade. Incrível, né?
DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR EM SANTIAGO
Algumas dúvidas sobre onde ficar em Santiago podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Qual o melhor bairro para ficar em Santiago?
Depende! Se você prefere ficar próximo aos pontos turísticos, a recomendação é que fique em Lastarria ou em Providencia. Já para quem gosta de vida noturna, os melhores são Bellavista e El Golf. Por fim, para quem valoriza sossego e tranquilidade, opte por Vitacura.
2. Qual o bairro com o melhor custo e benefício em Santiago?
Providencia. O bairro se destaca não só pela variedade de supermercados, comércios e serviços, mas também pela proximidade aos pontos turísticos. Além, de ter acesso fácil ao metrô e de oferecer diárias com preços mais acessíveis se comparado a outros bairros mais modernos da cidade.
3. Onde evitar ficar em Santiago?
Evite ficar aos arredores do Centro Histórico. Apesar de grande parte das atrações estar nas redondezas, o bairro não é tão seguro à noite, especialmente para turistas. Casos de furtos e golpes tem sido comuns na região há alguns anos.
4. Qual o melhor bairro para a vida noturna em Santiago?
Se você busca desfrutar ao máximo da vida noturna em Santiago, os bairros Lastarria, Bellavista, El Golf e Vitacura são boas escolhas. Pois concentram as melhores boates, rooftops, casas de show e os bares mais decolados da cidade.
5. Qual a melhor comuna para fazer compras em Santiago?
A disputa é acirrada entre Las Condes e Providencia. Na primeira, você encontrará o Shopping Parque Arauco, conhecido por sua variedade de lojas de marcas de luxo nacionais e internacionais. Já em Providencia, você estará bem perto do Costanera Center, lar do Sky Costanera mas também de um centro comercial com boas opções gastronômicas e lojas de departamento.
LISTA DE HOTÉIS PARA FICAR EM SANTIAGO
Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de hotéis para ficar em Santiago, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: