Vida Noturna em Paris | Travel

Vida Noturna

Dê seu próprio significado a Cidade da Luz. Nessa matéria, falamos sobre a vida noturna de Paris, compartilhamos as melhores regiões, listamos experiências, damos dicas especiais e tiramos dúvidas.

Por: Carolina Varella, Atualizado em 07/11/2024

Mergulhe na vida noturna de Paris, a Cidade da Luz. Clichês são clichês porque são coisas que fazem sentido, diversas vezes, seja dia ou noite.

☞ pular para…

 

A VIDA NOTURNA EM PARIS

Paris é mesmo sobre sentar-se na beira do Sena e tomar um vinho acompanhado dos queijos maravilhosos que comprou no mercado. Ou nas cadeiras arredondadas viradas para a rua, para apreciar um drink enquanto observa as pessoas passando de lá para cá. Ouvir um jazz de primeira qualidade. Observar o entardecer na colina, rooftops charmosos com vista para a Torre Eiffel. Isto é, a cidade de Paris inspira diversidade e possibilidades, mas, às vezes, o clichê é mesmo o que vale a pena.

E estamos falando da Cidade da Luz, em que a noite tem um charme especial. Atravessar pontes iluminadas, cruzar com a brilhante Torre Eiffel, ver o Arco do Triunfo de noite é uma experiência muito especial; aliás, até visitar um museu entra na lista, inclusive o Louvre.

Tudo isso sem mencionar as diversas outras versões de Paris no que diz respeito aos bairros, ao tipo de lugar, como bares flutuantes, rooftops ou speakeasy, e também ao número de turistas.

 

ONDE SAIR À NOITE EM PARIS

Pela cidade de Paris, os locais e turistas apreciam um drink em –quase– qualquer momento do dia, da semana e do ano. Mesmo que seja um vinho para harmonizar com o prato ou uma cerveja gelada em um dos infinitos cafés, vendo a vida passar; o segredo é se deixar levar, se demorar e simplesmente apreciar.

Nessa cidade grande, algumas zonas são definidas em relação ao seu estilo, frequentadores e preço. Por isso, nessa parte da matéria, selecionamos as principais zonas e as ruas e praças mais importantes de cada uma, para ir bater perna até encontrar algum canto especial, mas, também te damos uns nomes para garantir a experiência, e tem até alguns em Versalhes!

Vamos lá:

Le Marais

Le Marais é conhecida como o bairro LGBTQIA+. Essa região histórica tem muitos café, bares, restaurantes, galerias de arte espalhados entre suas ruas e ruelas, mas as principais são Rue des Archives e Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie.

Locais recomendados:

  • Le Mary Celeste (Restaurante com bar)
  • Le Barav (Bar de vinhos)
  • Breizh Café (Crêperie com bar)
  • Le Comptoir de La Gastronomie (Bistrô com bar)
  • Le Café des Musées (Bistrô/Bar)
  • Jaja (Restaurante com bar)
  • The Cambridge Public House (Bar de coquetéis)
  • Little Red Door (Bar de coquetéis)

Montmatre

Mais no topo de Paris, na colina da cidade e ao redor da Basílica do Sagrado Coração, a região de Montmatre é um dos grandes clichês-que-valem-a-pena. Inclusive, nós da Travel recomendamos ver o Sol se pôr e as luzes acenderem aqui de cima, sentado na escadaria com um vinho local, e depois migrar para um dos bares pela região, especialmente a de Sacré Cœur.

Locais recomendados:

  • BEC Montmarte (Bar e restaurante)
  • Terrass Hotel (Rooftop bar)
  • Le Relais de la Butte (Bar/Bistrô)
  • Badalou (Restaurante e bar)

 

Pigalle

Lá perto, também está a região bem famosa de Pigalle, onde está o cabaré de Moulin Rouge; ainda assim, a região conserva um charme e tem lugares mais alternativos, então vale a pena! Nessa área toda, as ruas e praça que concentram o maior número de estabelecimentos são Boulevard de Clichy, Rue des Martyrs e Place Pigalle.

Locais recomendados:

  • Le Pantruche (Bistrô com bar)
  • Le Boudoir (Bar de coquetéis)
  • Le Relais de la Butte (Bar/Bistrô)
  • Rex Club (Techno Club)

 

Champs-Élysées

Das áreas mais luxuosas de Paris, e do mundo. Champs-Élysées é um convite para vivenciar um dos lados mais sofisticados de Paris. Com uma concentração de restaurantes alta gastronomia e bares e baladas mais exclusivos, turistas e locais exploraram a noite glamurosa de Paris. E para além da icônica Avenue des Champs-Élysées, também vale caminhar pela Rue du Faubourg Saint-Honoré.

Locais recomendados:

  • L’Éclair (Bar/Restaurante)
  • Café Marly (Bar/Café sofisticado)

Canal Saint-Martin

Os jovens parisienses adoram. Com uma pegada mais alternativa, mas com uma qualidade especial, descontraída e, portanto, diferente de grande parte das outras zonas mencionadas. Entre as principais ruas está a Quai de Valmy Quai de Jemmapes.

Locais recomendados:

  • Autour Du Moulin (Bar)
  • Le Comptoir Général (Bar e espaço cultural)
  • Point Ephémère (Centro cultural com bar)
  • Le Carillon (Bar acolhedor e histórico)
  • Chez Prune (Bistrô/bar)
  • Chez Paul (Restaurante com bar)

Oberkampf

Localizado no 11º arrondissement, é um centro cultural para jovens e também para os turistas. Conhecida por seus bares, clubes, e espaços culturais, a atmosfera é animada e diversa. As Rue Oberkampf e Rue Jean-Pierre Timbaud são consideradas principais.

Locais recomendados:

  • Le Siffleur de Ballons (Bar de vinhos)
  • Outland Bar (Bar)
  • Clamato (Restaurante com bar)
  • Chez Paul (Restaurante com bar)

 

Saint-Germain-des-Prés

Um dos bairros mais icônicos da cidade! Conhecido por sua história literária e artística, foi o ponto de encontro de intelectuais, escritores e artistas no século XX, como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Considere bater perna pelo Boulevard Saint-Germain e a Rue de Buci.

Locais recomendados:

  • Le Bonaparte (Café/Bar)
  • L’Avant Comptoir de la Mer (Bar de tapas de frutos do mar)
  • L’Avant Comptoir de la Terre (Bar de tapas)

 

Quartier Latin

Próximo de Notre Dame, o Quartier Latin também concentra vários bares e tem uma noite agitada, e é conhecido especialmente pelo jazz! Devido à presença de muitas universidades, o bairro é frequentado por jovens estudantes. Entre as principais praças e ruas estão Boulevard Saint-Michel e Rue de la Huchette

Locais recomendados:

  • The Long Hop
  • 5e CRU
  • Le Procope (Restaurante histórico, também popular para drinks)
  • Caveau de la Huchette (Clube de jazz)

 

Versalhes

Para quem visita o palácio, a chance de combinar com um drink depois. A vida noturna em Versalhes tende a ser mais tranquila, focada em jantares e drinks, em contraste com a vida noturna mais agitada de Paris.

  • Brasserie De La Girandole
  • La Flottille
  • La Petite Venise

 

La Villette

La Villette, no 19º arrondissement, oferece uma experiência noturna distinta, com uma pegada cultural e artística. É ideal para quem quer fugir dos pontos mais turísticos e experimentar algo diferente.

Locais recomendados:

  • La Gare Le Gore (Clube de jazz e casa de eventos)

MAPA DA VIDA NOTURNA DE PARIS

DICAS SOBRE A VIDA NOTURNA EM PARIS

A partir das 12h, já fica a discreta sugestão para apreciar um vinho, um drink, cerveja. Outra coisa, é que ainda que a cena de restaurantes, bares e baladas seja muito completa e cheia de achados, não espere por muito caos — o clima pode ser descontraído, mas é com certeza menos barulhento do que estamos acostumados, mesmo para uma cidade grande. E os lugares costumam serem menores, mais intimistas.

Contudo, os horários de Paris se parecem com os de São Paulo. Os jantares são a partir das 20h, bares fecham às 02h e festas começam entre 23h e 00h. Ainda existe uma cultura forte de after-parties, que se combinam com a forte cultura techno. Vale enfatizar: omo a capital global que é, também referência em arte e cultura, vale conferir se algum dos artistas que você adora não vai dar uma passada por aqui. E também filmes!

E outra coisa: em  Paris, o dress code importa. Dependendo da região, é possível ver uma diferença maior entre os estilos, mas, no geral, a pegada é mais sofisticada mesmo nos bares mais alternativos. A vibe é clássica: não é difícil ver várias pessoas vestidas “iguais”, com uma vibe mais elegante e minimalista.

E para fechar, sair a noite em Paris pode ser mais caro do que na maioria dos lugares. Os preços elevados podem ser uma questão, mas, vale dizer milhões de vezes que comprar um vinho local e apreciar-lo em jardins, parques ou na beira do canal, já é um programa incrível.

DÚVIDAS SOBRE A VIDA NOTURNA EM PARIS

Algumas dúvidas sobre a vida noturna de Paris podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quais são as principais opções para curtir a vida noturna de Paris?

Sentar-se a beira do rio, ir em rooftops, speakeasy e também simplesmente sentar-se em um dos cafés e observar o ir e vir das pessoas. No mais, qualquer tipo de lugar existe por aqui, porque Paris é realmente uma cidade grande e recebe um enorme número de turistas o ano todo.

2. Quanto custa a vida noturna de Paris?

Sair à noite em Paris pode sair caro, mas também pode sair bem em conta. Quer dizer, se você quiser entrar em algum estabelecimento, especialmente em zonas mais turísticas, a conta costuma ser mais salgada — mesmo entre as demais capital europeias, variando entre € 3 para cerveja e € 12 . Mas a alternativa de comprar uma bebida nos mercados locais e apreciá-los pelos parques e na beira do canal, a experiência vale tanto a pena quanto.

3. Quais são os melhores bairros para aproveitar a vida noturna de Paris?

Os principais bairros são La Marais, considerada a zona LGBTQIA+, Montmartre, na colina da cidade, com uma pegada mais turística e Pigalle nos seus arredores, também turística, mas ambas com espaços alternativos e cheios de charme. Também tem a zona luxuosa de Champs-Élysées e 8º Arrondissement. Por fim, mais alternativo, temos Canal Saint-Martin e Oberkampf.

4. Como se locomover à noite em Paris?

A cidade é plana e a locomoção é bem fácil, mesmo a pé, dependendo da onde está seu hotel e de onde quer ir — só cuidado porque a noite a cidade fica mais perigosa. De qualquer maneira, é possível também usar o transporte público, super integrado.

5. Como se vestir para aproveitar a vida noturna de Paris?

Mesmo nos lugares mais alternativos, a atmosfera é mais sofisticada. Os parisienses costumam vestir o clássico, com um estilo bem minimalista e é fácil se destoar quando seu estilo não da match com os dois locais, ainda que exista sim uma cena mais alternativa e até underground.

LISTA DE ONDE IR À NOITE EM PARIS

A seguir, a Travel separou alguns dos principais estabelecimentos para você para curtir a vida noturna de Paris. Para além da zona de bares e restaurantes, separamos alguns lugares que são uma experiência em si, mesmo que signifique sair um pouco do centro da vida noturna.

Dentre as experiências, temos uma noite de jazz, um lugar cultural que vira balada e um outro que flutua em meio ao Sena. Para cada local, há informações importantes, como preço, horário de funcionamento e endereço. Saiba mais: