Roteiros | Travel

Roteiros

Paris é inesgotável, não importa a quantidade de vezes que você vá. A capital da França oferece uma riqueza de atrações culturais, históricas, gastronômicas e artísticas enormes, proporcionando sempre novas experiências e descobertas, desde os clássicos icônicos até os encantos ocultos em seus bairros vibrantes.

Por: Camila Reis, Atualizado em 30/08/2024

Planejar sua aventura parisiense pode ser uma tarefa empolgante, mas também exige organização e pesquisa. Para te ajudar nessa jornada, preparamos este guia completo com dicas valiosas com roteiros imersivos de 3, 5 e 7 dias. Ainda assim, aconselhamos que adapte-o de acordo com suas preferências, personalizando seu roteiro para criar uma experiência única e inesquecível em Paris!

☞ pular para…

ROTEIRO DE 3 DIAS EM PARIS

Antes de tudo, tenha em mente que os roteiros sugeridos são perfeitamente adaptáveis ao seu estilo de viajante, ao tempo disponível, aos seus interesses específicos e às condições locais. Você pode ajustar as atividades, os locais a serem visitados e o ritmo do passeio conforme necessário para melhor atender às suas preferências pessoais e circunstâncias individuais durante a viagem.

Sabendo disso, a segunda coisa que precisa saber é que organizar o seu itinerário de viagem por zonas é uma estratégia muito inteligente. Além de poupar tempo de deslocamento entre uma atração e outra, você também consegue compreender mais detalhadamente as singularidades de cada zona e a sua vibe.

Para um roteiro curto de três dias, sugerimos focar a visita em alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Por exemplo, para os dois primeiros dias do seu roteiro, o interessante é ter uma visão geral dos principais pontos turísticos de Paris, para um roteiro de 5 dias, você já pode realizar uma viagem em um ritmo mais tranquilo e com maior profundidade. Com 7 dias no roteiro já indicamos que conheça os arredores e para isso sugerimos algumas sugestões de lugares para bate e volta.

Além disso, nessa matéria, colocamos nossas sugestões para fugir do óbvio em Paris, com dicas de insider, para realizar uma viagem “fora da caixa“. Vale também a leitura da matéria “Guia alternativo: Paris como um local“.

Outra informação importante é que para a construção desses roteiros nós partimos do pressuposto que sua viagem será realizada fora das Olímpiadas de Paris, já que nessa época alguns atrativos estarão temporariamente fechados. Para saber mais sobre o assunto leia nossa matéria. No entanto, se vai viajar nessa época, recomendamos que leia a matéria com as 5 dicas indispensáveis para aproveitar as Olimpíadas de Paris 2024.

Importante ressaltar que esse roteiro é perfeitamente adequável para realizar nessa época também, assim como qualquer outra época, basta que se faça algumas substituições necessárias. “L’atmosphère de cette ville est vraiment particulière” (A vibe desta cidade é realmente única) então malas prontas e voilá!

1º DIA: PONTE BIR-HAKEIM, TROCADERO, TORRE EIFFEL, CHAMP-DE-MARS, PONTE D’ALMA, PALAIS DE TOKYO, AVENIDA CHAMPS ELYSÉES E ARCO DO TRIUNFO

Comece seu dia pegando o metrô e descendo na estação Bir-Hakeim (linha 6), a partir dali vá conhecer a Ponte Bir- Hakeim, que tem dois andares, sendo que o superior é para trens e o inferior para carros e pedestres, aproveite para tirar fotos e conferir a vista do Rio Sena e da Torre Eiffel.

Curiosidade: Foi nessa ponte que foi gravado algumas cenas dos filmes “O Último Tango em Paris” e “A Origem”.

A partir da Ponte Bir-Hakeim, caminhe em direção ao Trocadéro. Se ainda não tiver tomado café da manhã, você encontrará diversas bancas oferecendo lanches e crepes franceses na área. Outra opção é fazer um piquenique com vista panorâmica para a Torre Eiffel.

Continue andando efetivamente até a Torre Eiffel para admirá-la de perto, realize seu trajeto através da Pont d’léna que liga o Trocadéro com a Torre e a Champ-de-Mars. Inclusive, essa é nossa próxima parada, aproveite para dar uma volta nesse grande parque verde com vista para a Torre.

Depois de conhecer a Dama de Ferro, aposto que você irá querer tirar uma foto instagramável para deixar de recordação, não é mesmo? Aqui vai a nossa dica com duas sugestões de ruas para tirar lindas fotos com a Torre Eiffel: Rue Buenos Ayres e a Rue de L’université (adicione o número 228 nessa última rua que te dará o local exato para o ângulo perfeito para fotos). No nosso roteiro, sugerimos essa última pois já é caminho para nossa próxima atração, mas antes, escolha um dos cafés ou restaurantes nas proximidades para desfrutar de um almoço delicioso e típico parisiense.

Após o almoço, siga pela Ponte de l’Alma com destino ao Palais de Tokyo, um centro de arte contemporânea em Paris. O lugar conta com um restaurante e um café em seu interior, então se ainda não almoçou, essa pode ser uma boa oportunidade. Caso queira entrar o valor do Palais de Tokyo é de € 12 e não abre às terças-feiras.

Curiosidade: A Pont de l’Alma foi onde a princesa Diana faleceu no trágico acidente em 1997, então foi construído um monumento, a “Chama da Liberdade“, que se transformou em uma forma de homenagem à princesa.

Continue seu percurso pela Avenida Champs Elysées com direção ao Arco do Triunfo. Essa avenida inclusive é conhecida como “a avenida mais bela do mundo”, e um dos cartões postais mais famosos de Paris e da França, com seus 2 quilômetros de extensão.

Deixe o Arco do Triunfo para o final da tarde e início da noite, já que à medida que o sol se põe, a cidade se ilumina e o Arco do Triunfo se transforma em um excelente mirante para ver a Cidade Luz em seu auge.

Encerre seu primeiro dia jantando nas proximidades. Para saber todas as sugestões da Travel em relação sobre o assunto Comer e Beber, leia nossa matéria sobre o assunto.

MAPA DO 1º DIA

2º DIA: PLACE DE LA CONCORDE + JARDIM DE TUILLERIES + MUSEU DO LOUVRE + PALAIS ROYAL OU PLACE VENDOME + OPERA GARNIER + GALERIES LAFAYETTE

Para esse dia, você vai precisar utilizar o transporte público até a Praça da Concórdia e o restante do trajeto pode ser todo realizado a pé. Primeiro, basta chegar em uma das estações próximas de metrô, são duas que atendem esse local, a estação Concorde (linhas 1, 8 ou 12) ou Invalides (linhas 8, 13 ou RER C).

Comece o dia bem cedo, conhecendo a Place de La Concorde, uma famosa praça que está localizada no 8º arrondissement, ela é conhecida pela presença de monumentos históricos importantes, como o Obelisco de Luxor e as fontes ornamentadas. Da Praça da Concórdia ao Jardin de Tuilleries, você estará apenas 5 minutos de caminhada, pois são bem próximos.

O Jardin de Tuilleries é um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel. O jardim foi criado em 1564 pela rainha Catarina de Médici e originalmente era um jardim privado para a realeza francesa. Foi aberto ao público em 1667 e, desde então, e são um belo exemplo do design paisagístico francês.

Depois é hora de conhecer um dos locais mais famosos de Paris, o Museu do Louvre! Explore as impressionantes coleções de arte, incluindo a Mona Lisa, a Vênus de Milo e muitas outras obras-primas. Aqui vai uma dica de ouro, são 4 acessos diferentes para acessar ao Museu, sendo que muitas pessoas só conhecem a principal, o que acaba resultando em filas astronômicas. Mas calma, que nós da Travel fizemos um resuminho com essas 4 entradas:

A) Pirâmide – por consequência, é também o acesso mais movimentado, mas você pode economizar tempo escolhendo a B) Carrousel du Louvre, um shopping subterrâneo com três entradas conforme indicado no mapa abaixo. Uma vantagem é que você fica protegido das condições climáticas. Existe também a C) Porta dos Leões – esta é a opção ideal, se estiver aberta. O painel na entrada informa que o horário de abertura é das 9h às 18h, mas nem sempre está acessível. Mesmo assim, vale a pena conferir, quem sabe você tem sorte. Além disso, há a quarta opção, que é a D) Passage Richelieu – um amplo corredor com entrada na Rue de Rivoli em direção à pirâmide. Geralmente são os grupos que utilizam este acesso.

É importante destacar que o Museu do Louvre é extenso, e mesmo dedicando um dia inteiro, é impossível ver todas as obras de arte. Sugerimos então que você priorize as obras que mais deseja ver durante sua visita. Para te guiar melhor sobre as principais obras, sugerimos a leitura de um artigo específico sobre o Museu.

Saindo da ala norte do Museu do Louvre em direção à Place du Palais Royal atravesse a Rue Saint-Honoré e atrás de um grande portão você já irá encontrar os jardins do Palácio Real. Nas proximidades existem bastantes restaurantes para almoçar, nossas sugestões são o Bistrot Victoires (próximo do Palácio Real) ou Angelina Café (próximo do Louvre).  Para mais sugestões, leia nossa matéria Comer e Beber em Paris.

O local é um antigo palácio real que se destaca por sua rica história e beleza arquitetônica. Inclusive, um dos destaques são as “Colunas de Buren” ou “Les Deux Plateaux”, uma obra de arte finalizada em 1986 no pátio interior do palácio.

Uma alternativa para quem não tem interesse em conhecer o Palais Royal, é conhecer a Place Vêndome, que também está bem próxima do Museu do Louvre, no meio da Praça está a Coluna Vêndome, um monumento construído por Napoleão Bonaparte. E a partir dali é só seguir o caminho para a próxima atração: a Ópera Garnier. Dez minutos caminhando, tanto do Palácio Real quanto da Place Vêndome, e você estará lá.

A Ópera Garnier, também conhecida como Palais Garnier, é uma das mais famosas casas de ópera do mundo e um marco emblemático de Paris. Seu estilo opulento e ornamentado reflete o gosto e o glamour da Belle Époque, seu interior é igualmente grandioso, com escadarias majestosas, salões ricamente decorados, lustres impressionantes e uma mistura de mármores, ouros e veludos que refletem o esplendor da época.

Após a visita a Ópera Garnier, prossiga caminhando por 4 minutos até a Galeries Lafayette Haussman, que é uma loja famosa de departamentos de luxo cuja a filial está localizada na famosa Avenida Champs-Élysées em Paris. Mesmo que você não tenha a pretensão de comprar, conheça a galeria e depois não esqueça de subir até o terraço. Essa é umas vistas panorâmica mais lindas da cidade e é gratuita.

MAPA DO 2º DIA

 

3º DIA: MONTMARTRE

Esse é o dia de se perder pelas ruas de Montmartre! O terceiro dia do roteiro é para se dedicar ao bairro mais boêmio e artístico de Paris, explorando seus ateliês encantadores, cafés pitorescos e absorvendo toda a atmosfera única que Montmartre tem a oferecer.

Há três linhas de metrô que vão até Montmartre: as linhas 12, 2 e 4, sendo esta última a mais afastada. Recomendamos utilizar a linha 12 e descer na Estação Abbesses. Montmartre fica ao norte de Paris, no 18º arrondissement, e portanto é bastante recomendável o uso de transporte público para chegar até lá.

Chegando na Estação Abbesses, você estará na Praça Abbesses, basta atravessar a rua que estará de frente ao “Muro do Eu Te Amo”, uma obra de arte pública composto por 612 azulejos com a frase “Eu te amo” escrita em 300 idiomas.

Caminhe até a entrada do funicular, que é uma espécie de bondinho, e suba até a Basílica do Sagrado Coração (Sacre Coeur), onde você poderá desfrutar de uma vista panorâmica deslumbrante de Paris. A Basílica Sacre Coeur, é um exemplo notável da arquitetura romano-bizantina.

A Basílica do Sagrado Coração é um importante local de peregrinação para católicos do mundo todo. Milhares de fiéis visitam a basílica diariamente para orar, participar de missas e buscar bênçãos. Cripta, capelas e esculturas contam histórias bíblicas e celebram a fé católica. Caso queira entrar, seja para assistir uma missa ou mesmo para conhecer o seu interior, acesse o site oficial para comprar o ingresso.

Perder-se pelas ruas de Montmartre é, por si só, um passeio emblemático por Paris. Este bairro é repleto de ruas encantadoras, cada uma delas contando sua própria história através da arquitetura peculiar e dos cafés pitorescos. A cada esquina, há a promessa de descobrir lugares charmosos e pitorescos, como a rua onde Van Gogh morou (54, Rue Lepic) entre tantas outras.

Inclusive, Montmartre oferece ótimas opções para compras de souvenires a preços acessíveis. Perto da Place du Tertre, onde artistas exibem suas obras, você encontrará diversas lojinhas com uma variedade de gravuras, ímãs, chaveiros, cartazes e outros tipos de lembranças e presentes. Os preços costumam ser mais vantajosos em comparação às lojas localizadas no centro de Paris.

Place du Tertre ou Praça dos Artistas

Após ir na Basilica de Sacre Coeur, caminhe até a Praça dos Artistas (Place du Tertre) e de lá sugerimos que vá almoçar ou no Le Coc Rico ou no Le Moulin de La Gallete – um antigo moinho de vento localizado no bairro de Montmartre, em Paris. Este moinho é famoso por sua história e por ter sido imortalizado por artistas como Renoir, que pintou várias obras retratando o moinho e o ambiente ao seu redor.

Hoje, o Moulin de la Galette não funciona mais como um moinho, mas a estrutura ainda está de pé e faz parte do charmoso cenário de Montmartre. O local é agora um restaurante e uma casa de dança frequentada por artistas, moradores locais e turistas que visitam a região. Mas guarde a sobremesa e o cafezinho para o próximo destino, o Café des Deux Moulins.

O Café des Deux Moulins é um café icônico localizado no bairro de Montmartre, em Paris. É conhecido por ter sido cenário do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain), dirigido por Jean-Pierre Jeunet e lançado em 2001.

Este café atrai muitos visitantes por sua conexão com o filme, onde várias cenas foram filmadas lá, incluindo a famosa cena em que a personagem Amélie trabalha como garçonete. O Café des Deux Moulins mantém um ambiente nostálgico e charmoso, proporcionando aos visitantes uma experiência que evoca o encanto de Montmartre e do filme que o imortalizou.

Para encerrar o seu dia em Montmartre com uma pitada de vida noturna, caminhe 1 minutinho até o Moulin Rouge, o icônico cabaré que recentemente teve seus moinhos derrubados pelo vento, mas que já foi recolocado no lugar. é uma atração turística popular em Paris, atraindo visitantes de todo o mundo para experiências memoráveis de entretenimento noturno. Além dos shows, o cabaré também oferece jantares refinados e pacotes especiais para quem deseja uma experiência completa.

Caso ainda tenha disposição, você pode encerrar o terceiro dia subindo a Torre Eiffel. Podendo realizar uma experiência mais sofisticada e romântica, opte por jantar no Le Jules Verne, o restaurante 3 estrelas Michelin que fica dentro da Torre. Experiência inesquecível!

Outra opção para os mais animados –  ou solteiros – que querem encerrar essa noite em um ambiente mais descontraído é o La Gare Le Gore, um bar onde acontecem eventos todos os dias a partir das 12h até às 06h. Mas a meia noite divide momentos: um é show e outro é festa. Isto é, festa mesmo a partir das 00h, antes costuma ser um show, provavelmente de jazz.

MAPA DO 3º DIA

ROTEIRO DE 5 DIAS EM PARIS

Com uma quantidade maior de dias disponíveis para explorar Paris, sugerimos sair um pouco da rota turística. Em outras palavras, essa é a oportunidade perfeita para se arriscar e desbravar outros cantos da cidade frequentados majoritariamente pelos parisienses. Que tal, por exemplo, fazer um piquenique no Jardim Luxemburgo, visitar o Centro de Arte Pompidou ou até mesmo conhecer Versalhes? Em síntese, estas são mais algumas opções que não podem faltar em um roteiro para quem busca conhecer melhor Paris e arredores.

4º DIA:  MARAIS + ILE DE LA CITE + JARDIM DE LUXEMBURGO

O quarto dia ficará por conta de algumas regiões de Paris, bastante autênticas e cada uma com suas peculiaridades. Você pode chegar de transporte público até o início da rota e continuar a pé, mas também poderá utilizar metrô ou ônibus caso tenha o Navigo (recomendamos que tenha) ou outros passes. Utilize os aplicativos “Bonjour RATP” ou o “Citymapper” que te dirá quais são as melhores opções. Mas para saber com detalhes como se locomover em Paris utilizando o transporte público, leia nossa matéria com o guia completo sobre o transporte na cidade.

Começaremos o 4º dia conhecendo Marais, o bairro LGBTQ++ de Paris, mais precisamente na Place de la Bastille (Praça da Bastilha). Conheça a Praça que é um dos maiores símbolos dos movimentos sociais da França, de lá saem vários protestos sindicais, bem como os desfiles de 1º de maio. É também nessa praça que a prefeitura organiza a popular festa do dia 14 de julho, data que se comemora a queda da Bastilha na França. 

Da Praça da Bastilha, caminhe por mais 8 minutos e estará em outra praça de Marais, a Place des Vosges totalmente circundada por arcadas, é uma das praças mais adoráveis de Paris e é também a mais antiga praça planejada da cidade. No número 6 da Place des Vosgues está a construção que foi a residência de Victor Hugo entre os anos 1832 e 1848. Trata-se de um apartamento organizado seguindo as três principais etapas que articularam a vida do escritor: sua história antes, durante e depois do exílio. O apartamento está perfeitamente decorado e mobiliado e oferece visita gratuita, por isso você pode dedicar alguns minutos para conhecê-lo caso tenha interesse. 

A próxima parada é o Centre Pompidou, que caso não queira ir caminhando partindo da Place des Vosges, basta pegar o transporte público que tem parada próxima dos dois lugares. Mas sugerimos que faça caminhando, já que são apenas 20 minutos de caminhada e não há forma melhor de conhecer a atmosfera do bairro do que flanando pelo lugar. E Marais é tão convidativo para uma caminhada a pé, que você não irá nem perceber a distância.

Centre Pompidou

Depois de explorar o Centre Pompidou, um ícone do Marais repleto de obras de arte moderna e que inclui um terraço (La Vue) com vistas deslumbrantes, imaginamos que esteja com fome, então é hora de almoçar.

Após almoçar em Marais, recomendamos que vá para o nosso próximo bairro a ser explorado, o Ilé de la Cité, que na verdade não é um bairro, mas sim uma ilha de Paris. Lá se encontra nosso primeiro atrativo, a Saint Chapelle, e para chegar até lá atravesse a Ponte Neuf que liga os dois bairros, dessa forma ainda aproveita para conhecer uma das principais pontes de Paris no caminho.

A Sainte-Chapelle é um testemunho da arte gótica em Paris, é conhecida também por sua beleza e significado histórico. Construída no século XIII por ordem de Luís IX, também conhecido como São Luís, para abrigar relíquias religiosas, a igreja é famosa por seus vitrais deslumbrantes que cobrem a maior parte de suas paredes. Estes vitrais, entre os mais impressionantes da Europa medieval, contam histórias bíblicas e proporcionam uma experiência visual espetacular quando a luz natural os atravessa. Preço da entrada é de € 11,50, caso tenha interesse em conhecer.

Bem próximo de Saint Chapelle tem o Palais de Justice, um imponente edifício que serve como sede de vários tribunais franceses.

Cinco minutos caminhando e já estará na Catedral de Notre Dame, uma das mais icônicas e significativas catedrais góticas do mundo. Infelizmente em abril de 2019, a catedral sofreu um grave incêndio que danificou parte significativa de sua estrutura, incluindo o colapso do teto e da icônica agulha central. Mas após cinco anos do incêndio que devastou a Catedral, a reconstrução avançou rumo à reabertura que está marcada para 8 de dezembro de 2024. Caso vá após essa data, é uma ótima oportunidade para entrar e ver a Catedral restaurada, após 5 anos do incêndio.

Da Catedral de Notre Dame ao Panteão, 15 minutos de caminhada — e ladeira — separam os atrativos. Então aproveite para conhecer o Pantheon, que é um monumento imponente dedicado aos grandes nomes da história francesa, como Voltaire, Rousseau e Victor Hugo, cujos túmulos estão lá. O Pantheon também oferece uma vista panorâmica de Paris do seu domo, proporcionando uma perspectiva única da cidade. Logo atrás a Igreja Saint Ettiene, caso queira tirar foto.

Após conhecer um pouco mais sobre alguns famosos atrativos da Cidade Luz, relaxe nos Jardim de Luxemburgo, um dos mais belos parques de Paris. Passeie pelos jardins paisagísticos, admire as estátuas, fontes e o Palácio de Luxemburgo. Se for verão, esse lugar é uma ótima pedida para um piquenique, mas se deseja comer uma autêntica comida de rua francesa, saiba que bem próximo do Jardim de Luxemburgo tem o Au P’tit Grec (o de nutella com speculoos é de comer rezando).

Se ainda estiver com disposição e desejar encerrar a noite com grande estilo, a Torre Montparnasse não se encontra distante do Jardim de Luxemburgo. De lá se encontra uma das vistas noturnas mais lindas de Paris, inclusive para subir não é cobrado nada. Caso queira jantar, durante o trajeto, você também passará por um dos restaurantes franceses mais renomados, o Bouillon Chartier Montparnasse — há outras unidades na cidade.

Vale mencionar que o roteiro do dia 4 pode ser feito no caminho inverso caso queira curtir uma vida noturna mais agitada, começando o roteiro pelo Jardim de Luxemburgo e deixando Marais para o final, dessa forma você não iria na Torre Montparnasse mas colocaria algum bar com maior agito no final. Nossa sugestão de vida noturna para essa segunda opção é o Little Red Door em Marais (faz parte da seleção dos 50 melhores bares do mundo) ou o Caveau de la Huchette que fica bem próximo da Catedral de Notre Dame.

MAPA DO 4º DIA

 

5º DIA – VERSALHES + PASSEIO DE BARCO NO RIO SENA

Para o quinto e último dia na cidade de Paris, indicamos muito que conheça o Château de Versalhes e seu jardim, o local é muito bonito e vale a pena dar uma esticadinha nos arredores para conhecer. No entanto, se não deseja conhecer Versalhes, deixamos outras opções de passeios bate e volta, incluindo a Disneyland Paris, Giverny, Vale du Loire, entre outros. Esse também pode ser um dia para conhecer lugares que não tenha dado tempo, seja por imprevistos como clima ou algum lugar que tenha demandado um tempo maior.

Mas vamos partir do pressuposto que você adotou nosso roteiro e cumpriu fielmente, então dedique esse dia a Versalhes! Para começar, pegue um trem RER C na estação de trem mais próxima que permita essa possibilidade e desça em Versailles Rive Gauche. A cidade está apenas 25 km de distância da capital da França e o tempo médio desse trajeto do RER C é de 40 minutos.

Chegando no local, após os trâmites de Raio X e fiscalização de ingresso (compre com antecedência, de preferência um ingresso fura fila), dirija-se ao Palácio de Versalhes para começar explorar o seu interior. O Château conta com luxuosos quartos reais, a Galeria dos Espelhos, esculturas e outras salas magníficas.

Depois explore os impressionantes Jardins de Versalhes. Passeie pelos caminhos, aprecie as fontes e estátuas, e tire um tempo para relaxar nos gramados. Caso o seu ingresso dê direito ao Trianon e o Domaine de Marie-Antoinette, aproveite para conhecer e ter uma experiência mais íntima da vida da realeza fora das formalidades da corte.

Para almoçar, existe um restaurante dentro do Palácio de Versalhes, mas o custo é alto. Aos arredores do Palácio você encontra melhores opções para uma boa refeição. Inclusive, querendo investir em uma refeição mais sofisticada o Le Bistrot du 11, conta com estrelas Michelin e é bastante indicado.

Sem dúvida, acreditamos que dedicar um dia para conhecer Versalhes é uma experiência única e que merece estar no seu roteiro.

Se o roteiro ainda permitir, especialmente se o seu ingresso não incluir o Trianon e o Domaine de Marie-Antoinette, ao chegar em Paris de volta, deixe para realizar o passeio de barco pelo Rio Sena. Diversas empresas fazem esse passeio e é uma forma encantadora de ver a cidade, especialmente no fim de tarde e início de noite.

MAPA DO 5º DIA

ROTEIRO DE 7 DIAS EM PARIS

Planejar um roteiro de 7 dias em Paris é uma oportunidade para explorar não apenas os principais pontos turísticos da cidade, mas também para desfrutar de experiências enriquecedoras nos arredores. Durante os próximos dias de sua estadia, consideraremos opções de “bate e volta” para destinos próximos, como mencionaremos abaixo. Lembrando contudo, que devido à distância e ao tempo de deslocamento, não recomendamos bate e volta para cidades mais distantes como Amsterdam e Londres.

Para os viajantes com crianças, sugerimos experiências emocionantes em parques temáticos como Disneyland Paris e Parc Astérix, prometendo diversão e momentos inesquecíveis. A Travel separou uma matéria específica para esses pequenos exploradores, então se for o seu caso, não esqueça de dar uma olhada.

Além dos locais conhecidos, exploraremos também o lado menos explorado de Paris, com dicas e recomendações para descobrir bairros charmosos, mercados locais e cafés pitorescos. Para saber mais sobre essas opções e planejar sua jornada pela Cidade Luz, consulte nossa matéria sobre Paris fora do óbvio, uma experiência como um local.

BATE E VOLTA PRÓXIMOS A PARIS

Caso não queira desacelerar nos últimos dias, Paris também oferece oportunidades para explorar cidades vizinhas em viagens curtas, conhecidas como “bate e volta”. A Cidade Luz está a uma pequena distância de ônibus, trem ou carro, de alguns lugares que oferecem uma estadia ainda mais imersiva. Aliás, explorar além dos limites de Paris é uma maneira de enriquecer sua experiência na França.

DISNEYLAND PARIS

Localizada na região conhecida como Marne-la-Vallée, a Disneyland Paris fica oficialmente dividida entre três diferentes comunas: Serris, Magny-le-Hongre e Chessy. A partir do centro de Paris, você precisa ir para o leste e são aproximadamente 45km de distância.

No total, a área da Disney possui 25km², que hoje são usados por dois parques, 7 hotéis e outros empreendimentos. Para quem está visitando Paris e arredores e vai incluir os parques da Disney em seu itinerário, essa provavelmente será a opção mais comum para chegar até a Disneyland de Paris: usar o RER A.

chegar Disney Paris RER

Os parques ficam localizados ao lado da estação Marne-la-Vallée/Chessy, que é basicamente a última estação da linha e tem os seus trens identificados pelas famosas orelhas do Mickey ao lado do seu nome nos painéis de informação.

O valor da passagem pode variar, dependendo do seu ponto de partida, mas apenas o ticket do RER A custará 5 euros. É altamente recomendável já comprar a ida e volta para evitar as filas na hora do retorno. Para saber todas as outras formas, assim como mais detalhes, recomendamos a leitura do artigo “Como chegar até os parques da Disneyland Paris”.

Localizada a leste de Paris, na cidade de Marne-la-Vallée, a Disneyland Paris consiste em dois parques temáticos principais:

1. Parque Disneyland: Inspirado na Disneyland original da Califórnia, este parque é dividido em várias áreas temáticas, como Main Street USA, Adventureland, Fantasyland, Frontierland e Discoveryland. Cada área oferece atrações emocionantes, shows ao vivo, restaurantes temáticos e a chance de encontrar personagens da Disney.

2. Walt Disney Studios Park: Este parque é dedicado ao mundo do cinema e da televisão, apresentando atrações baseadas em filmes clássicos e modernos da Disney, bem como experiências interativas que levam os visitantes aos bastidores da magia cinematográfica.

Além dos parques temáticos, a Disneyland Paris inclui hotéis temáticos, como o Disneyland Hotel, Disney’s Newport Bay Club, Disney’s Sequoia Lodge, entre outros, que oferecem hospedagem para todos os gostos e orçamentos. Há também um centro de entretenimento e compras chamado Disney Village, que possui restaurantes, lojas, cinemas e entretenimento ao vivo.

A Disneyland Paris é conhecida por seus desfiles diários, shows noturnos espetaculares, como o Disney Illuminations, e eventos sazonais que celebram festividades como o Natal e a temporada de Halloween. É um destino imperdível para famílias, fãs da Disney e amantes de parques temáticos que desejam vivenciar a magia e a diversão inigualáveis oferecidas pelo universo Disney. Inclusive, recomendamos que se você estiver com crianças, que vá conhecer o parque porque vale bastante a pena. Para saber sobre o que fazer com crianças em Paris, recomendamos que leia nossa matéria específica sobre o assunto.

Para saber como comprar os ingressos da Disneyland Paris, o Passageiro de Primeira tem um guia completo sobre o assunto, clique aqui para ler.

JARDINS DE GIVERNY E CASA DE MONET

Embarque em um trem com destino a Vernon, a porta de entrada para Giverny. A viagem dura cerca de 50 minutos, proporcionando um vislumbre da pitoresca paisagem rural francesa. Ao desembarcar em Vernon, pegue o ônibus verde que o levará até Giverny em apenas 10 minutos.

O lugar é um pequeno vilarejo no norte da França, local onde Monet viveu, pintou e morreu. Inclusive foi onde criou sua maior obra-prima: o deslumbrante Jardim de Monet que ainda atrai visitantes. Pensado para estar florido durante a maior parte do ano, o jardim é um verdadeiro espetáculo, repleto de diversas espécies de plantas e flores que refletem a paixão do artista pela natureza. Cada estação traz uma nova paleta de cores, tornando o espaço um local de inspiração constante e uma extensão da sua arte.

Prepare-se para se encantar com os Jardins de Monet, obra-prima viva do artista. Explore cada canto desse paraíso verdejante, desde a icônica ponte japonesa até o lago com nenúfares, imortalizados nas pinturas de Monet.

Desfrute de um almoço em um dos restaurantes charmosos de Giverny, saboreando a culinária local enquanto aprecia a vista inspiradora dos jardins.

No período da tarde, vá conhecer a Casa de Monet, um refúgio acolhedor que reflete o estilo de vida e a personalidade do artista. Admire a mobília original, a coleção de gravuras japonesas e a paleta de cores vibrantes que permeiam cada cômodo. Entre também no atelier de Monet, onde a magia da criação ganhava vida. Depois explore a Musée d’Impressionnismes Giverny, que abriga uma coleção impressionante de obras de Monet e seus contemporâneos. Ao final da tarde, retorne a Paris de trem.

LUXEMBURGO

Separamos um roteiro de 1 dia para quem gostaria de fazer um passeio de bate e volta ao país Luxemburgo, que fica 370 Km de Paris. Logo, já vá sabendo que não é um local próximo e gastará algumas boas horas no trajeto. Caso vá para outro destino depois, considere deixar sua mala em um depósito de bagagem na estação ferroviária.

Ao amanhecer, pegue o trem TGVs (são mais rápidos) na Gare de l’Est em Paris com destino à Gare de Luxembourg. A viagem dura cerca de 2 horas e você pode comprar os bilhetes online ou na estação ferroviária. À medida que o trem avança, você observa as paisagens mudando suavemente, passando de campos verdes para colinas onduladas que anunciam a proximidade do seu destino.

Ao chegar à estação de Luxemburgo, você é recebido por uma cidade que mistura modernidade e história de forma encantadora. O primeiro passo é ir explorar a cidade velha, Patrimônio Mundial da UNESCO, onde as ruas de paralelepípedos e os edifícios históricos criam uma atmosfera acolhedora. Comece seu dia explorando as Pétrusse Casemates, uma rede subterrânea de fortificações que datam do século XVII. Visite a Catedral de Notre Dame, uma bela igreja gótica do século XIV.

Após explorar as Casematas de Petrusse, siga em direção à Praça Guillaume II, que fica a uma curta caminhada. Essa praça é um ponto vibrante da cidade, cercada por belos edifícios e cheia de vida. Você pode aproveitar para relaxar em um dos cafés ao redor e observar o movimento local, além de admirar o imponente Hôtel de Ville e o ambiente animado do centro de Luxemburgo.

Prossiga caminhando até o Palácio Grão-Ducal é, de fato, um magnífico edifício renascentista, construído em 1572. Ele serve como a residência oficial do grão-duque Henri e é um importante símbolo da história e da cultura de Luxemburgo.

Almoce em um restaurante tradicional luxemburguês e experimente pratos locais como “Kniddelen” (bolinhos de massa) ou “Judd mat Gaardbounen” (porco com feijão verde). Nossa sugestão é o restaurante Les Copains d’Abord, mas existem vários nas proximidades.

Palácio Grão-Ducal

A tarde chega e é hora de conhecer o bairro de Grund, com suas casas pitorescas à beira do rio, traz um toque de charme rústico à sua jornada. Você atravessa a ponte e descobre um mundo à parte, onde cafés à beira da água convidam para uma última pausa. Por ali, tem o Museu de História Natural, que é uma excelente opção caso esteja com crianças, se não interessar já prossiga até a próxima atração, o Chemin de la Corniche, conhecido como o “mais bonito terraço da Europa”.  A vista é espetacular, com o Vale do Alzette se estendendo abaixo e as antigas fortificações se erguendo ao seu redor.

Continue sua visita às Bock Casemates, as fortificações subterrâneas que são um marco da história militar de Luxemburgo. Explore os túneis e aprenda mais sobre o passado do país.

Por fim, finalize seu dia com uma visita ao Castelo de Vianden. Localizado a cerca de 50 minutos de carro ou de transporte público, esse castelo medieval oferece uma vista espetacular e um mergulho na história luxemburguesa.

De volta em à estação ferroviária, faça uma parada em uma delicatessen local, um queijo ou um doce típico será o souvenir perfeito para levar de volta a Paris.

Vale lembrar que Luxemburgo é um país pequeno, então é fácil se locomover a pé ou de bicicleta. Além das atrações já mencionadas, você encontrará diversos museus de arte, ruas encantadoras, praças e parques para explorar. Uma outra excelente opção é fazer um passeio de barco pelo rio Alzette, que oferece uma perspectiva diferente da cidade. Essa é apenas uma sugestão do que consideramos interessante em um roteiro linear, que permite aproveitar ao máximo sua visita e conhecer o essencial de Luxemburgo em um dia.

Castelo de Vianden

Mapa com os pontos citados (exceto o Castelo que está mais afastado) para uma visualização melhor do roteiro:

BRUXELAS

Embora um bate-volta de Paris a Bruxelas seja possível devido a curta distância, a capital belga oferece muito mais do que se pode apreciar em um único dia. Bruxelas é uma cidade vibrante e multicultural, com uma rica história, arquitetura deslumbrante, gastronomia deliciosa e uma atmosfera única.  Recomendamos fortemente que você reserve pelo menos uma noite para explorar Bruxelas com calma, mas se o tempo é curto, este roteiro o ajudará a aproveitar ao máximo um dia na cidade.

Embarque em um trem de alta velocidade da Eurostar na Gare du Nord, em Paris, com destino a Bruxelas. A viagem dura cerca de 1 hora e 50 minutos, e chega na Estação Central. Dirija-se à Grand Place, a praça central de Bruxelas, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Admire a beleza das guildas históricas e a imponente Prefeitura de Bruxelas.

Grand Place Brussels

Depois vá até a pequena — e famosa — estátua Manneken Pis, símbolo da irreverência local, que nada mais é do que um menininho fazendo xixi. Em seguida, prossiga até a Zinneke Pis, outra estátua emblemática que representa um cachorro. A poucos passos, está a Igreja de Santa Catarina que se ergue majestosa, convidando à contemplação de sua arquitetura histórica.

Continue andando até chegar a Jeanneke Pis, a versão feminina do famoso menininho, localizada em uma pequena rua estreitinha. Se você é um amante de cerveja, saiba que estará na frente da Delirium Bar, uma renomada cervejaria famosa por possuir a maior carta de cervejas do mundo, onde você poderá degustar algumas das melhores opções belgas. Recomendamos a Trelirium Dremens, premiada como a melhor cerveja do mundo por diversos concursos.

Após a experiência cervejeira, o próximo destino é a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, uma impressionante construção gótica que merece uma visita atenta. A partir daí, caminhe até o Parc de Bruxelas, onde você pode relaxar e apreciar a natureza em meio à agitação urbana.

Nas proximidades, o Palácio Real de Bruxelas se destaca, refletindo a grandiosidade da monarquia belga. Por fim, finalize sua manhã indo ao Monte das Artes, um local privilegiado que oferece uma vista panorâmica da cidade, proporcionando o encerramento perfeito para um dia repleto de descobertas. Aproveite para almoçar se já não tiver o feito.

Segue abaixo o mapa com os locais acima, para melhor visualização:

Cabe mencionar que esse roteiro dá uma hora de caminhada, descontando o tempo de contemplação e fotos. Portanto, perfeitamente factível de ser realizado em 3 horas.

Para o almoço, aproveite para saborear uma batata frita nas barracas da rua ou conhecer um dos deliciosos restaurantes situados na região central de Bruxelas. Após a refeição, é hora de explorar dois locais mais afastados da cidade. Para isso, utilize o transporte público ou um carro por aplicativo e dirija-se ao Atomium, um monumento futurista em forma de átomo gigante que se tornou um dos principais marcos de Bruxelas. Ao chegar, suba até o topo para desfrutar de uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

Em seguida, permita-se encantar pelo Mini-Europe, um parque em miniatura que abriga mais de 350 réplicas fiéis dos principais monumentos e marcos da União Europeia. Caminhe entre as miniaturas, admire a Torre Eiffel, o Big Ben e outros símbolos emblemáticos, enquanto aprende sobre a rica história e cultura do continente. Vale ressaltar que é possível adquirir ingressos para ambas as atrações em conjunto, resultando em um preço um pouco mais acessível.

Atomium

O roteiro de um dia em Bruxelas será corrido, permitindo que as atrações sejam visitadas rapidamente, sem tempo para desfrutar plenamente cada uma delas. Portanto, se você tem mais tempo dedique-se a conhecer o centro histórico com mais calma, aproveitando também a gastronomia da cidade durante o trajeto.

CHATEAU DE CHANTILLY

Situada a uma curta viagem de trem da capital francesa, Chantilly é conhecida por seu magnífico castelo renascentista, seus jardins impressionantes e sua rica herança cultural. Este roteiro oferece a oportunidade perfeita para explorar um dos tesouros da região de Île-de-France, mergulhando na arte, na arquitetura e nos cenários tranquilos que definem essa charmosa cidade francesa.

Chantilly é um destino popular, especialmente nos fins de semana. Então anote a dica: chegue cedo para garantir que você tenha tempo para aproveitar ao máximo sua visita.

Para começar nosso roteiro de um bate e volta saindo de Paris, pegue um trem para Chantilly. Os trens partem regularmente da Gare du Nord e levam cerca de 25-35 minutos até a estação de Chantilly-Gouvieux.

Ao chegar, comece sua visita pelo Château de Chantilly. Este magnífico castelo é uma obra-prima da arquitetura renascentista e é famoso por sua coleção de arte e biblioteca. Explore os apartamentos decorados, a Galeria de Pinturas com obras de Rafael e Poussin, e admire a impressionante coleção de livros antigos na biblioteca. Após a visita ao castelo, reserve um tempo para explorar os Jardins de Le Nôtre. Almoce em algum restaurante próximo ao Chateau, não esqueça que aqui é a terra do chantilly, então vale a pena provar algum doce com esse creme.

Na parte da tarde, considere visitar o Hippodrome de Chantilly, um dos mais prestigiados hipódromos da França, ou fazer um passeio de barco no Grand Canal nos jardins do castelo.

Pegue o trem de volta a Paris no final da tarde ou início da noite. Aproveite a viagem de volta para relaxar e relembrar os momentos memoráveis do seu dia em Chantilly.

VALE DU LOIRE

O Vale do Loire, em francês “Vallée de la Loire“, é uma região encantadora no centro-oeste da França, conhecida por sua paisagem pitoresca, castelos majestosos, vinícolas renomadas e uma rica história cultural. A região é famosa por seus inúmeros castelos e palácios imponentes, muitos dos quais datam dos períodos medieval e renascentista. Exemplos notáveis incluem o Castelo de Chambord, o Castelo de Chenonceau, o Castelo de Amboise e o Castelo de Blois, cada um com sua própria história fascinante e arquitetura única.

O Vale do Loire é também um paraíso para os amantes da gastronomia e dos vinhos. A região é famosa por seus queijos (como o queijo de cabra de Touraine), frutas frescas, pães tradicionais e, é claro, seus vinhos, incluindo os brancos refrescantes de Sancerre e Pouilly-Fumé, e os tintos de Chinon e Bourgueil.

Comece seu dia cedo e pegue um trem de alta velocidade (TGV) na estação Paris Montparnasse ou na estação Paris-Austerlitz em direção a Tours, uma das cidades principais da região do Vale do Loire. O trajeto de trem leva cerca de 1h a 1h30, dependendo do destino escolhido (a cidade de Tours é uma boa base para explorar a região).

Ao chegar em Tours, pegue um carro alugado ou um tour organizado para explorar os castelos próximos. Tours também tem uma estação de trem central, o que facilita o deslocamento pela região.

Faça um tour de orientação a pé pela cidade histórica de Tours, incluindo a Catedral de Saint-Gatien, a Basílica de Saint-Martin e o bairro medieval. Almoce em um restaurante tradicional em Tours e experimente algumas das especialidades culinárias da região, como rillons de Touraine (carne de porco salgada) ou tarte Tatin (torta de maçã caramelizada).

Depois do almoço, pegue um ônibus para o Château de Chambord, um dos maiores e mais impressionantes castelos do Vale do Loire. A viagem dura cerca de 45 minutos. Explore o Château por dentro, maravilhando-se com sua arquitetura renascentista, seus jardins extensos e sua coleção de obras de arte.

Château de Chambord

Faça um passeio de barco pelo rio Cher, que oferece vistas panorâmicas do Château de Chambord e da paisagem rural ao redor. Retorne a Tours de ônibus e depois desfrute de um jantar relaxante em um restaurante com vista para o rio Loire. Após um dia repleto de exploração e descobertas, retorne a Tours para pegar o trem de volta a Paris.

Se você tiver mais tempo, recomendamos fortemente alugar um carro e passar uns 3 dias na região, assim poderá passar a noite no Vale do Loire e visitar mais castelos, como o Château de Chenonceau, Château d’Amboise, Château de Cheverny e Château de Blois.

DICAS AO MONTAR UM ROTEIRO EM PARIS

Montar um roteiro de viagem por Paris pode parecer uma tarefa emocionante e desafiadora ao mesmo tempo. Aqui estão algumas dicas fundamentais para ajudar a planejar sua jornada pela Cidade Luz:

1. Defina suas prioridades: antes de tudo, estabeleça quais são os seus interesses e prioridades para a viagem. Paris é inesgotável, não importa a quantidade de vezes que você vá. Saiba que essa cidade oferece uma riqueza de atrações culturais, históricas, gastronômicas e artísticas enormes, então decida primeiro quais pontos turísticos são imprescindíveis para você.

2. Realize um roteiro elaborado por zonas: como mencionamos no início da matéria, organizar o seu itinerário de viagem por zonas é uma estratégia muito inteligente. Além de poupar tempo de deslocamento entre uma atração e outra, você também consegue compreender mais detalhadamente as singularidades de cada zona e a sua vibe. É interessante conhecer como funciona a geografia de Paris e analisar os atrativos seguindo os arrodissements.

3. Duração da estadia: considere quanto tempo você terá em Paris. Uma semana é ideal para explorar a cidade com calma, mas mesmo em poucos dias é possível aproveitar muito. Planeje os dias com base no que deseja ver e fazer.

4. Inclua tempo para relaxar: Paris é uma cidade para ser saboreada. Reserve tempo para relaxar em cafés charmosos, passear por parques e jardins, e desfrutar da energia da cidade.

5. Escolha de hospedagem: opte por hospedagens bem localizadas, próximas a estações de metrô ou pontos de ônibus, facilitando o deslocamento pela cidade. Bairros como Marais, Saint-Germain-des-Prés e Montmartre são populares entre os visitantes.

6. Transporte: o metrô de Paris é eficiente e abrange toda a cidade. Considere adquirir um passe de transporte público para economizar tempo e dinheiro durante sua estadia. Recomendamos para quem vá ter uma estadia acima de 3 noites, a compra do Navigo (leve sua foto 3×4 e não esqueça de assinar o passe que sempre tem fiscalização).

7. Planejamento de visitas: alguns pontos turísticos, como a Torre Eiffel e o Louvre, podem ter filas longas. Compre ingressos antecipadamente sempre que possível para evitar esperas prolongadas.

8. Explore paris fora do óbvio: além das principais atrações, dedique tempo para explorar bairros menos turísticos, que oferecem uma visão mais autêntica da vida parisiense.

9. Culinária e gastronomia: experimente a gastronomia francesa em brasseries locais, mercados de comida e confeitarias tradicionais. Reserve uma noite para um jantar em um restaurante típico parisiense.

10. Eventos e experiências culturais: verifique se há eventos especiais, exposições de arte ou concertos durante sua estadia. Paris tem uma agenda cultural vibrante durante todo o ano. Para saber os eventos que ocorrem na cidade, leia nossa matéria sobre o assunto.

11. Segurança e emergências: Paris é famoso por ter bastante furto, os pickpockets atuam especialmente nos transportes públicos e pontos turísticos. Portanto nossa dica é que mantenha seus pertences seguros e esteja ciente dos procedimentos de segurança em locais movimentados. Tenha consigo os contatos de emergência e informações úteis em caso de necessidade. Tenha digitalizado na nuvem seus principais documentos e jamais ande com muito dinheiro na carteira.

DÚVIDAS COMO MONTAR UM ROTEIRO EM PARIS

Algumas dúvidas sobre criar um roteiro para Paris podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quantos dias são suficientes para visitar Paris?

A quantidade ideal de dias para visitar Paris pode variar de acordo com os interesses individuais e o ritmo desejado da viagem. No entanto, para uma experiência mais completa e sem pressa, recomendamos ficar pelo menos 5 dias na cidade.

2. Qual é a melhor maneira de se locomover por Paris?

A melhor maneira de se locomover por Paris é utilizando uma combinação de métodos de transporte público e a pé, dependendo das distâncias e do tempo disponível.

3. Preciso comprar os ingressos para as atrações com antecedência em Paris?

Comprar ingressos com antecedência para as principais atrações em Paris é bastante recomendado, especialmente durante os períodos de alta temporada (como primavera e verão) e feriados. Muitas atrações turísticas em Paris têm filas longas, especialmente em horários de pico. Comprando ingressos antecipadamente, você pode evitar essas filas e economizar tempo precioso durante a sua visita. Além de garantir o ingresso para a data desejada.

4. Dá para visitar os dois parques da Disney Paris no mesmo dia?

Sim, é possível visitar os dois parques da Disneyland Paris (Disneyland Park e Walt Disney Studios Park) no mesmo dia, especialmente se você estiver com um bom planejamento e disposto a aproveitar ao máximo o tempo disponível. Compre o ingresso que permita o acesso aos dois parques no mesmo dia, chegue cedo e estude os mapas dos parques antes de ir, dessa forma, conseguirá fazer um bom proveito do dia.

5. Tem museus gratuitos em Paris?

No primeiro domingo do mês os seguintes museus têm entrada gratuita: Museu D’Orsay, Centre Pompidou, Museu do Picasso, Museu de L’Olangerie, Castelo de Versalhes, Pantheon, Museu Rodin, Arco do Triunfo, Saint Chapelle e La Conciergerie.