A Chapada dos Veadeiros tem seus segredos — literalmente. E alguns deles vão garantir que a viagem seja de aproveitamento total: de dicas de padaria até se vale a pena estar acompanhado do guia. As dicas da Travel ajudam a decifrar essa região que é única e é palco para uma viagem de aventura que também convida a uma imersão cultural e a relaxar. Quer dizer, muitas possibilidades, só o que a gente não quer é passar (muito) perrengue.
☞ pular para…
DICAS SOBRE O DIA A DIA NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Uma viagem a Chapada dos Veadeiros é uma viagem de aventura, sem dúvida; onde você vai fazer trilhas e até ‘escalaminhadas’, debaixo de um Sol que poucas vezes divide espaço com a sombra. Trilhas mais fáceis e trilhas bem difíceis, os caminhos da Chapada dos Veadeiros são muitos, afinal, são mais de mil cachoeiras. Porém, alguns caminhos também levam a experiencias culturais e ao descanso, tendo como plano de fundo o cerrado brasileiro. Entender que a Chapada é mais que só natureza, já é uma dica bem valiosa.
E mais fácil do que dizer o que há para fazer na região, é descrever um dia:
Um dia na Chapada dos Veadeiros se resume a acordar cedo, tomar um café reforçado, fazer trilhas até as cachoeiras e só voltar quando o Sol se pôr. E de volta ao seu lugarejo, considerando que seja São Jorge ou Alto Paraíso, sair para aproveitar o centrinho. Aliás, até existem outros municípios na Chapada, mas quando a noite cai, nada se compara a esses dois municípios.
DICAS SOBRE QUAL MUNICÍPIO SE HOSPEDAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS
As regiões mais famosas para se hospedar são a de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.
O município de Alto Paraíso é a capital da Chapada, e São Jorge, região que faz parte do município, está a 30 minutos de Alto. Normalmente, as pessoas se hospedam por aqui, — a menos que queiram visitar cachoeiras mais próximas a Cavalcante, que fica a 1h30 de carro de Alto Paraíso.
Entre Alto Paraíso e São Jorge, existem algumas diferenças. Alto Paraíso concentra o maior numero de estabelecimentos, inclusive o único posto de gasolina da região e é bem mais movimentado do que as demais regiões. Enquanto São Jorge tem um clima mais intimista, palco para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Na matéria completa, explicamos com mais detalhes sobre cada região, para que você escolha sua base ideal.
IR OU NÃO IR PARA CAVALCANTE
Como mencionamos, existem outros municípios e vilarejos pela região da Chapada dos Veadeiros: Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás. O município de Cavalcante, por sua vez, está entre o mais popular: é longe, mas essa é a graça.
Enquanto as cachoeiras mais famosas estão ficando cada vez mais abarrotadas e com preços de entradas caros, Cavalcante segue — por sua localização remota — sendo um tesouro escondido. Além de ser lar para grande parte dos Kalungas, com uma história de resistência de mais de 300 anos.
Ou seja, para alguns, ficar uns dias em Cavalcante vale a pena para poder explorar a região com mais calma, e imergir na paz que o município mais isolado guarda. Porém, como alguma das principais atrações demandam guia, algumas pessoas fazem uma viagem bate e volta junto ao guia partindo bem cedo do seu respectivo vilarejo, indo até alguma das atrações, como o Complexo Águas Lindas e Canjica. No caso desse passeio, são 2h50 cada perna para chegar até a trilha da cachoeira, e mais 5,5 quilômetro até chegar de fato. É um dia inteiro de programa, mas considerando que você não vai dirigir, às vezes compensa madrugar e poder voltar para o mesmo vilarejo que você estava.
DICAS SOBRE CONTRATAR OU NÃO UM GUIA NA CHAPADA DOS VEADEIROS
As cachoeiras mais famosas estão cada vez mais manjadas: ficam cheias, às vezes tem tempo de visitação, sem mencionar os preços altos que sobem a cada ano. Por isso, às vezes vale mesmo contratar um guia para te levar a cachoeiras alternativas — dentre as mais de mil que existem pela região. O preço é ainda mais elevado, mas combina-se a oportunidade de poder aprender sobre a vegetação e a história do cerrado. E quem melhor do que um guia para te ajudar a avistar animais? E protegê-lo deles também.
Além de que algumas cachoeiras só podem ser acessadas acompanhadas de um guia mesmo, como a cachoeira do Dragão, das trilhas mais difíceis da região — e de recompensa proporcional. Aliás, algumas cachoeiras precisam de um guia e também de um 4×4; quer dizer, para os que não tem um carro 4×4 será cobrado o preço cheio, mas se você tiver sim o carro ideal, o preço poderá ser reduzido. Além da possibilidade de acessar outras atrações mesmo na época da cheia.
DICAS SOBRE ALUGAR OU NÃO UM CARRO NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Selecionamos as dicas mais especias na hora de alugar carro, mas também produzimos uma matéria completa dedicada ao tema.
ONDE ALUGAR CARRO
Estar de carro na Chapada dos Veadeiros é imprescindível: seja alugado, o seu próprio, da excursão, do guia. No caso de decidir por alugar um carro, a cidade mais próxima com maior oferta é Brasília. Para os que chegam voando, é possível alugar um carro no aeroporto da capital e, na maior comodidade possível, ir até onde você está hospedado. E seguir a viagem com muita autonomia.
ALUGAR 4X4 OU CARRO NORMAL
Na hora de decidir qual carro alugar, é interessante esboçar um roteiro para entender, com mais precisão, a necessidade de que seja um 4×4 ou um carro normal. Se a questão é o limite do orçamento disponível, por exemplo, vale ressaltar que algumas atrações só podem ser acedidas de 4×4 ou com um guia — o que significa que, no caso de se estar com um carro normal, você vai deixar seu carro parado para subir no carro ideal e assim, gastar mais.
VIAJAR EM GRUPO DE CARRO
Por fim, outra dica é para tentar organizar uma viagem em grupo e dividir o custos e a direção.
DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Consideramos para essas dicas que os dias, normalmente, se resumem a um café da manhã reforçado, lanchinho para o passeio e um almojanta no final do dia.
VIRE FREGUÊS DA PADARIA
Os passeios começam cedo e ter um café da manhã reforçado é essencial. Para garantir isso e otimizar tempo, vale encontrar uma padaria ideal e seguir indo sempre na mesma. No caso de Alto Paraíso, recomendamos a Padaria Santa Maria. E para quem se hospeda em São Jorge, a padaria na frente do Taiuá Ambiental.
DICAS SOBRE DINHEIRO NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Muitos estabelecimentos aceitam cartão, especialmente os que estão nos principais vilarejo; no entanto, devido a instabilidade do sinal, é recomendado estar com dinheiro vivo. Para quem precisar sacar dinheiro, é necessário dirigir-se até o vilarejo de Alto Paraíso. Na matéria completa sobre o tema, consideramos os principais pontos sobre dinheiro na Chapada dos Veadeiros.