A Chapada dos Veadeiros fica no cerrado, também chamado de ‘floresta de cabeça para baixo’. Isto é, são muitos sabores tradicionais para conhecer aqui — mas a região também tem espaço para o melhor da culinária internacional.
Em uma viagem à Chapada dos Veadeiros, as refeições acontecem, normalmente, só duas vezes ao dia: a primeira é um café da manhã, de preferência bem reforçado, antes de partir para a trilha; e depois um ‘almojanta’, por volta das 18h. Além disso, só aquele lanchinho que você leva na mochila para o passeio.
☞ pular para…
- A gastronomia da Chapada dos Veadeiros
- O que comer na Chapada dos Veadeiros
- Onde comer na Chapada dos Veadeiros
- Mapa de onde comer e beber na Chapada dos Veadeiros
- Quanto custa comer e beber na Chapada dos Veadeiros?
- Dicas sobre comer e beber na Chapada dos Veadeiros
- Dúvidas sobre comer e beber na Chapada dos Veadeiros
- Lista de onde comer e beber na Chapada dos Veadeiros
A GASTRONOMIA NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Com a evolução do turismo, as ruas dos vilarejos estão sendo ocupadas por restaurantes cada vez mais sofisticados. Atualmente, para comer Chapada dos Veadeiros, além dos tradicionais botecos para comer um prato feito, você vai encontrar restaurantes de todos os gostos, estilos e preços.
E tem algo que precisa ser dito: sabe aquela expressão ‘varado de fome’? Depois de 8h horas de Sol e trilha é bem capaz que cada célula do seu corpo esteja querendo aquele pratão de arroz e feijão (ou qualquer comida em grandíssima quantidade). Isto é, em uma viagem a Chapada dos Veadeiros, comer bem — e muito — é fundamental.
O QUE COMER E BEBER NA CHAPADA DOS VEADEIROS
O cerrado é palco para muitas espécies endêmicas. Por isso, explorar a ‘floresta de cabeça para baixo’, também consiste em provar seus sabores, baseados em pequi, baru, jatobá, guavira e cagaita entre muitas outras opções. Aliás, muito também é o que é, mas na versão do cerrado, tipo o matula — o arroz e feijão, porém do cerrado. E a cerveja acompanha, ou então a cachaça.
Aliás, quer um café da manhã regional? Queijo fresco, pão de queijo, tapioca e muita fruta — local, claro.
Importante dizer que o destino está ficando cada vez mais conhecido e, com isso, surgem mais lugares que oferecem culinária internacional — hambúrguer, risoto, japonesa entre muitas outras. Contudo, compilamos uma pequena lista de ingredientes e pratos típicos para garantir que você também vai poder imergir na cultura do cerrado.
PRINCIPAIS COMIDAS TÍPICAS NA CHAPADA DOS VEADEIROS
- Pequi: Fruto usado em pratos como arroz com pequi e frango com pequi.
- Pamonha: Sobremesa de milho, doce ou salgada.
- Espaguete de Guariroba: palmeira de sabor amargo
- Queijo de cabra
- Goiabada cascão: Geleia de goiaba típica.
- Doce de leite de burra: Feito com leite de burra e açúcar.

Espaguete de garioba
PRINCIPAIS DOCES TÍPICOS NA CHAPADA DOS VEADEIROS
- Bolo de Pequi: Bolo doce feito com pequi, uma fruta típica da região.
- Arroz Doce com Pequi: Variante do arroz doce, preparado com pequi para um toque regional.
- Curau de Milho: Creme feito com milho verde, leite e açúcar, típico de festas juninas.
- Doce de Caju: Doce feito com a polpa do caju, frequentemente servido em pedaços ou em forma de compota.
PRINCIPAIS BEBIDAS NA CHAPADA DOS VEADEIROS
- Cachaça: Bebida tradicional, muitas vezes artesanal. Aliás, Cachaça Alambiqui é a mais famosa da região.
ONDE COMER E BEBER NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Para essa seleção, nos dedicamos a mencionar os restaurantes mais tradicionais e também os diferentes — o importante é ser especial, daqueles que deixam saudades depois. Assim, damos importância ao lugar, o atendimento e ao momento.
Já adiantamos que a maioria dos estabelecimentos se concentra em Alto Paraíso e São Jorge, mas também trazemos uns achadinhos espalhados pela região. Do boteco ao mais sofisticado, a céu aberto ou no meio do mato, as possibilidades são muitas.
Para o café da manhã, se você não tiver como preparar sua própria comida — porque você está em uma pousada sem cozinha, por exemplo — o ideal é ir em uma padaria. Lembre-se de considerar os seus horários (se você gosta de se levantar bem cedo ou não), achar uma que você goste e tentar ir sempre na mesma. Assim você otimiza tempo e garante sempre um bom café.
Para o querido, e necessário, prato feito: há muitos restaurantes que servem prato feito, tanto a La carte como buffet (para isso é importante checar os horários e aproveitar a comida ainda gostosa), inclusive na saída de algumas cachoeiras como Simão Correia, por exemplo.
Para noites mais especiais, há muitos restaurantes, com comidas típicas ou internacionais. Uma recomendação especial vai para Santo Cerrado Risoteria. O restaurante fica em São Jorge, e além de oferecer uma comida deliciosa te coloca mais perto do céu, para ver as estrelas ou o pôr do sol.
E minha última dica é dedicada, exclusivamente, aos cervejeiros, que gostam de ouvir um bom som enquanto apreciam uma cerveja gelada e uns petiscos. Esse lugar descontraído fica a cargo do bar e restaurante Pelé, um boteco bem tradicional de São Jorge.