Onde ficar em Chapada dos veadeiros | Travel

Onde ficar

Nessa matéria te ajudamos a escolher não só o município ideal como o melhor tipo de hospedagem. De pousada a aluguel por temporada, existem muitas opções e cada uma oferece uma vivência bem única.

Por: Carolina Varella, Atualizado em 09/10/2024

Antes de escolher onde ficar na Chapada dos Veadeiros, você deve decidir em qual município vai ficar e por quantos dias.  E dependendo do tempo de viagem e do tipo de roteiro escolhido, pode ser até mais de um município – o que é bem interessante porque, cada um deles, dentre os principais, tem características próprias. E quais são os principais? Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante. 

☞ pular para…

A HOTELARIA NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Ficar no no agito, no meio do mato, em uma casa espaçosa, alternativa — qual a ideia? A Chapada dos Veadeiros tem uma oferta de hospedagem bem grande, e crescente. A oferta é grande mesmo, mas durante a alta temporada e os feriados, os preços costumam subir bastante.

Por outro lado, os albergues são uma escolha popular entre os viajantes com orçamento mais restrito ou para aqueles que preferem uma atmosfera mais sociável durante a estadia. Além disso, vale considerar opções alternativas, como casas para alugar ou até camping. Aliás, essa é uma oportunidade para quem quer viver uma viagem mais autêntica, se hospedando no meio do mato, em uma casinha de sapê ou simplesmente tendo o conforto de poder cozinhar para si mesmo.

PRINCIPAIS REGIÕES PARA FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

A região da Chapada dos Veadeiros tem alguns municípios, entre eles, está Alto Paraíso, a ‘capital’ da Chapada. E dentro do município de Alto Paraíso, está a vila de São Jorge, mais intimista. E por fim, como um complemento alternativo a essas duas opções mais manjadas, a região de Cavalcante fica mais distante mas, até por isso, tem uma proposta bem especial.

ALTO PARAÍSO

O distrito de Alto Paraíso de Goiás, considerado a ‘capital da Chapada’, é a principal escolha dos viajantes; principalmente aqueles interessados em uma boa localização e em um centrinho bem movimentado. Aqui, você encontra muitas lojas e restaurantes e  pessoas de todos os lugares do Brasil.

Além disso, a região-central é o melhor ponto de partida para os passeios — até porque um dos únicos postos de gasolina ficam aqui e você terá que abastecer seu carro hora sim outra também. Pois é, com estradas para as cachoeiras de, em média, três horas, você vai acabar passando por aqui a cada dois dias.

Por este ser o lugar mais estruturado e popular, as acomodações podem ter valores bem em conta, principalmente, os aluguéis de temporada. Contudo, isso não significa que não há acomodações bem sofisticadas. Como exemplo, a Pousada Maya e a Pousada Meu Talento, ambas consideradas entre as melhores de toda região da Chapada dos Veadeiros. As duas pousadas são a definição de lugares que existem para você se sentir bem; e com direito a café da manhã deliciosos. Aliás, isso é algo para se priorizar: pousadas com café da manhã incluso e que sirvam um bom café, faz muita diferença ao longo da viagem. Normalmente as pousadas postam foto do café da manhã, vale dar uma boa olhadinha no que te espera.

SÃO JORGE

E bem perto de Alto, cerca de 40 minutos, está o vilarejo de São Jorge, distrito de Alto Paraíso. Um lugar menorzinho, mais intimista, mas, ao mesmo tempo, com tudo o que você precisa (tirando o posto de gasolina), e, relativamente, ainda bem localizado – quase um braço de Alto Paraíso. E aqui está a entrada do Parque Nacional da Chapada, daqueles passeios que todo mundo tem que fazer, a apenas 15 minutos a pé da rua principal.

E se você for para São Jorge na alta temporada, terá a oportunidade de experienciar o Encontro de Culturas, um evento completo e maravilhoso organizado pelas culturas tradicionais da Chapada! Normalmente, ele dura um mês, de meados de julho até agosto. Queria enfatizar o fato dessa manifestação artística acontecer especialmente em São Jorge; seu chão de terra batida é o lugar ideal para trocas, compartilhar vivências, aqui é sobre conhecer alguém e reencontrá-lo na noite seguinte, porque há poucos (e bons) lugares para se beber uma cerveja e dançar o forró e muitos motivos para celebrar. E para quem se hospeda aqui, recomendamos, o Taiuá Ambiental, que é pousada e também camping.

CAVALCANTE

Por último, outra opção de onde ficar na Chapada dos Veadeiros é o município de Cavalcante, que está conquistando cada vez mais turistas. Enquanto isso, permanece sendo mais selvagem, com cachoeiras azul turquesas — das quais muitas ainda permanecessem inexploradas ou que só agora estão abrindo para a visitação. E a região onde se concentram os quilombolas Kalungas, ancestrais daqueles que fugiram ou foram libertos da época do ouro, há 300 anos atrás. Os grandes responsáveis por cuidar dessa terra!

Como Cavalcante está bem distante dos outros dois vilarejos, cerca de 1h30, para conhecer a região sem ficar aqui, significa acordar bem cedo. A sugestão é para que você durma pelo menos uma noite por aqui para aproveitar dois dias de cachoeiras. Aliás, na maior parte das vezes pouco frequentadas (menos a da Santa Bárbara) e que valem muito a pena conhecer! 

Para aqueles que toparam se aventurar e passar um dia em Cavalcante, minha sugestão é para que se hospedem na Pousada Aruana. Dona de uma atmosfera que combina perfeitamente com essa experiência mais ‘diferentona’ na Chapada e exclusiva àqueles que estão se jogando de cabeça para viver a viagem.

MAPA: MELHORES HOTÉIS PARA FICAR NA REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões de hospedagens na Chapada dos Veadeiros. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.

DICAS SOBRE ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Considerando que você esteja de carro, tudo é possível. Ficar no meio do mato ou próximo do centrinho, a escolha depende do seu desejo de poder aceder os estabelecimentos em qualquer momento ou não. Vale ressaltar que, dependendo do tempo de viagem, também é possível combinar mais de um tipo de estadia, ou lugar.

Para quem não se importa em cozinhar, ou até prefere, alugar uma casa pode ser o conforto necessário para poder acordar de manhã e preparar seu próprio café. Para quem está em pousadas, o café da manhã pode ser servido ou, então, você deve virar freguês de alguma padaria. Isto é, o café da manhã é importante, e pode ser um bom critério para definir onde ficar na Chapada dos Veadeiros.

Se você está interessado em vida Noturna: Alto Paraíso e São Jorge. Ainda que o agito esteja restrito a essas duas regiões, ambas não deixam a desejar — do boteco, espaço cultural, festa de rua, você com certeza vai se misturar entre os pés forrozeantes.

DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Algumas dúvidas sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 7 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a melhor região para ficar na Chapada dos Veadeiros

Para estar onde a vida acontece, Alto Paraíso e São Jorge são a base ideal. Para se isolar um pouco mais, e ter uma experiência mais autêntica — ainda que mais distante de várias cachoeiras mais conhecidas, a região de Cavalcante é muito interessante. E, por que não combinar dois lugares?

2. Melhor ficar em pousada ou alugar uma casa?

Enquanto pousadas oferecem o conforto do serviço e, muitas vezes, da localização privilegiada, alugar uma casa pode ser uma alternativa para quem quer ainda mais privacidade. Aliás, é uma opção também mais válida para quem está em grupo, ou até para quem está buscando uma estadia mais alternativa — em casa de sapê, no meio do mato etc.

3. Onde evitar ficar na Chapada dos Veadeiros?

Considerando que você está de carro, não existe muito como errar, nesse sentido. A não ser que a ideia seja realmente poder aceder o centrinho a pé ou estar próximo de supermercados para não ter que sempre considerar pegar o carro. Nesse caso, volte ao item 1.

4. Qual a melhor área para restaurantes?

A região de Alto Paraíso é conhecida como a capital da Chapada dos Veadeiros, aqui se concentram a maior parte dos estabelecimentos — do típico ao internacional. O vilarejo de São Jorge vem logo atrás, com uma oferta de restaurante bem grande, e crescente. E por fim, Cavalcante é uma região que está ascendendo cada vez mais, e jaja estará no mesmo patamar das outras duas.

5. Qual a melhor área para vida noturna?

Alto Paraíso e São Jorge guardam bares e espaços para beber uma cerveja, dançar forró e se perder a noite toda. Como as duas cidades tem muitos jovens, as estrelas só vem para iluminar — em qualquer estação do ano.

6. Como escolher entre Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. 

Para quem está vindo a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez, a sugestão é ficar entre Alto Paraíso e São Jorge, onde se concentram a maior parte dos estabelecimentos. Entre os dois, Alto Paraíso é mais urbano, com ainda mais opções, e estadias possivelmente mais baratas, enquanto São Jorge, tem um clima mais intimista. Lembrando que o único posto de gasolina está em Alto Paraíso.

Já Cavalcante é para aqueles que querem uma vivencia mais alternativa, ou, ao menos, mais próxima de algumas cachoeiras como o Complexo da Canjica. Além de ser a região onde se concentram os Kalungas.

7. Quanto custa se hospedar na Chapada dos Veadeiros?

De dormir na barraca a ficar em hotel, as variáveis são grandes. Considere a partir de R$ 50 reais para dormir em uma cama aqui, com possibilidade de compartilhar casa ou de ficar em pousada com café da manhã incluso e pagar bem mais. Aliás, sempre bom considerar a época também, se é feriado ou alta temporada (que no caso, além do verão, acontece também no inverno)

LISTA DE HOTÉIS PARA FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de hotéis para ficar na Chapada dos Veadeiros, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: