A capital do Chile se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros que planejam conhecer mais da América do Sul. A boa notícia é que ele está sempre de portas abertas, o que facilita na hora de definir quando ir a Santiago. Aliás, diferente do Brasil, as estações são bem definidas por lá. O frio é daqueles que chegam a atingir abaixo de zero! Já quando faz calor, o “kit de sobrevivência” deve incluir: protetor solar, muita água e sombra fresca.

Quando ir Santiago.

☞ pular para…

QUANDO IR A SANTIAGO

Como dissemos anteriormente, Santiago é uma cidade versátil! Isto é, ela oferece opções de entretenimento e atrações durante o ano inteiro. Porém, tantas possibilidades podem tornar o processo de decidir as datas da viagem um pouco confuso.

Para começar, selecione as principais atrações que pretende visitar. Adicionalmente, busque levar em consideração as festividades e os eventos que acontece em Santiago a cada mês. Entre eles estão festivais musicais, culinários, festas típicas e grandes celebrações. Isto, porque a combinação do clima + atrações + eventos, podem proporcionar uma oportunidade única de mergulhar na cultura santiaguense e tornar sua estadia na cidade memorável.

VERÃO EM SANTIAGO

Lembra do “kit de sobrevivência”? Essa é a estação em que você mais precisará dele.

Para começar, protetor, muita água e sombra fresca são importantes durante o dia porque o clima em Santiago tende a ser seco. E durante o verão, as temperaturas podem chegam até 35°C. Entretanto, não pense que durante o dia as temperaturas não oscilam. Ao cair da noite, o clima pode ficar mais fresquinho. Uma carta na manga é sempre carregar um casaco leve por precaução.

Bom, a estação se inicia oficialmente no dia 21 de Dezembro e vai até 20 de Março. Os dias são mais longos, sendo que o Sol nasce por volta das 6h e se põe entre 21h e 21h30. Já as chuvas, são bem raras nessa época. Em outras palavras, é a estação perfeita para passar o dia passeando e ao ar livre!

Inclusive, bate e voltas em cidades como Vinã del Mar e a charmosa Valparáiso são uma boa pedida. As duas últimas possuem praias belíssimas para se refrescar durante o dia e são locais onde as comemorações de fim de ano são animadíssimas. Adicionalmente, o Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso são imperdíveis nessa época.

Já na cidade de Arica, durante o mês de Janeiro, acontece o Carnaval Andino con La Fuerza de Sol. A festa reúne milhares de pessoas que vão às ruas para dançar, cantar, se fantasiar e celebrar. Inclusive, além de ser uma festa muito colorida e animada, ela também é considerada o terceiro carnaval mais importante da América Latina. Então, já pensou em celebrar o Carnaval duas vezes no ano?

OUTONO EM SANTIAGO

Há boatos que as estações consideras “amenas” são as melhores para conhecer um novo destino. Em outras palavras, os preços são mais acessíveis, as atrações turísticas não são tão lotadas, as temperaturas não são são 8 ou 80, não há muitas filas… Acho que já deu para entender, não é? Os boatos são verdadeiros.

De 20 de Março até 21 de Junho, estas são as datas oficias de início e fim do Outono. As temperaturas nessa época são amenas e costumam variar entre 10°C e 25°C. Já o Sol, desaparece por voltas das 20h. Vale a pena ressaltar que, as as temperaturas vão caindo com o passar dos meses e a probabilidade de ver neve nas montanhas vai crescendo até finalmente chegar em meados de Junho.

Quando ir a Santiago.

Aliás, para quem viaja com crianças, uma visita ao Zoológico Nacional é uma boa dica! Assim como os parques Bicentenário e Araucano que parecem cenários de filme com seus tons de laranja e vermelho!

Já para os adultos, as vinícolas são imperdíveis. Isto, porque além de ser um passeio super interessante e educativo, a bebida também combina com esse clima mais friozinho ao entardecer que o Outono em Santiago proporciona.

Seguindo essa vibe, não poderíamos nos esquecer de falar sobre as Vendimias. A festa perfeita para os apreciadores de vinho. Ela acontece em várias regiões do país com o objetivo de celebrar a época fértil das colheitas de uvas. Além disso, muitas vinícolas participam desse período organizando festas onde você poderá pisotear as uvas. Por fim, as opções de gastronomia local, artesanatos, serviços vinculados à vitivinicultura e música nacional complementam a experiência.

INVERNO EM SANTIAGO

Sim, ela é a estação queridinhas dos turistas! Principalmente daqueles que buscam conhecer a neve pela primeira vez ou se aventurar nos esportes de inverno como, snowboard, ski, heli-ski e snowmobiles.

Mas antes de tudo, se acalme viajante! É importante ter em mente, que a neve não caí em Santiago, aliás é assim já faz muitos anos. Para poder fazer bonecos de neve, é necessário se dirigir aos arredores da Cordilheira dos Andes. Mais especificamente nos resorts e estações de ski como, o Valle Nevado, Farellones, El Colorado, La Parva e Portillo.

 

Bom, a estação se inicia oficialmente no dia 20 de Junho e vai até 22 de Setembro. Em Santiago, as temperaturas variam entre -2°C e 18°C.  Já nas estações de esqui, elas podem chegar a -15°C. Ou seja, frio frio frio! Além disso, nessa época os dias são mais curtos, com o Sol nascendo por volta das 8h e se pondo às 17h30.

Vale ressaltar que, estamos falando de uma alta temporada. Ou melhor, altíssima! Fazer a reserva da sua estadia, a compra de ingressos e aluguel de roupas de inverno com antecedência é muito necessário. Dessa maneira, você evita imprevisto e gastos desnecessários.

Já para aqueles que preferem permanecer em Santiago, visitar museus, galerias, teatros ou se jogar na vida noturna podem ser uma boa opção para escapar do frio. Considere a Salsoteca Maestra Vida, os dançarinos de ritmos latinos dizem que esse é o melhor lugar para bailar em Santiago.

PRIMAVERA EM SANTIAGO

Ela também é uma “estação amena”. Mas ela tem o seu próprio charme! Na verdade, nós da Travel diríamos que a Primavera é aquela estação que permite fazer de tudo um pouco. Isto é, piqueniques no parque, tours gastronômicos, passeios de bicicleta, nos Andes e nas cidades litorâneas que cabem super bem em um roteiro para essa estação.

Os dias floridos começa oficialmente no dia 23 de Setembro e vai até 21 de Dezembro. Já as temperaturas variam entre 10°C e 25°C. Mesmo assim, não esqueça de carregar o seu agasalho, as temperaturas tendem a cair no início da manhã e nos finais de tarde. No entanto, os dias começam a ficar mais longos, amanhecendo às 7h e escurecendo às 19h.

O Mercado Urbano Tobalaba é a cara da primavera e um ótimo passeio para fazer com amigos e família. Por lá, você encontrará lojas locais e internacionais, restaurantes e workshops de arte para os visitantes. Outro destino, é o Templo Bahá’í, um lugar ainda fora do radar dos turistas e que vale super a pena conhecer. Considere também, visitar Pomaire, conhecida por seu artesanato e empanadas gigantes!

Por fim, quando o assunto é celebrar, as Festas Pátrias ocupam o primeiro lugar da lista! Espalhadas por toda a capital, elas são montadas em parques que ficam lotados de barraquinhas com muito churrasco, empanadas, vinhos, cervejas  e terremoto (uma famosa bebida alcoólica chilena). Se estiver em Santiago em Setembro, não perca essa celebração por nada.

MELHOR ÉPOCA PARA IR A SANTIAGO

Gostamos de ressaltar que, a escolha das datas da sua viagem depende do tipo de experiências que você quer viver em Santiago. Portanto, não há uma resposta certa!

Analisando algumas comodidades e preços, de modo geral, a Primavera e o Outono são ótimas opções para se considerar. Em outras palavras, há uma boa oferta de passagens aéreas para Santiago nessa época, fazer reservas em hospedagens e comprar bilhetes para algumas atrações também não costumam ser um problema.

Além disso, a cidade não está tão cheia, não é necessário o aluguel de roupas específicas para essas estações e há uma gama de atividades disponíveis na capital chilena e seus arredores nesse período.

Porém, o Inverno é perfeito para viver aventuras na neve. Se esse é o foco da sua viagem não hesite em marcar a sua ida em meados de Julho a Setembro. Por fim, se você é um amante do verão, Santiago está a sua espera do final de Dezembro até Março, com muitos eventos e festividades.

FERIADOS EM SANTIAGO

No Chile, alguns feriados são considerados irrenunciáveis. Mas o que isso significa, afinal?

Significa que praticamente todo o comércio fica fechado nessas datas, de locais turísticos até mesmo serviços essenciais. Já nos demais feriados, os horários de funcionamento do comércio e de serviços podem ser alterados, mas não estará tudo necessariamente fechado. Fique de olho nessa informação!

Para se programar melhor, fique por dentro dos feriados de Santiago, em 2024 :

  • 1º de Janeiro (Domingo) – Ano Novo – Feriado Irrenunciável
  • 29 de Março – Sexta-Feira Santa
  • 30 de Março – Sábado Santo
  • 1º de Maio (Quarta-Feira) – Dia do Trabalho – Feriado Irrenunciável
  • 21 de Maio (Domingo) – Dia das Glórias Navais
  • 9 de Junho (Domingo) – Eleições para Alcades e Governadores
  • 20 de Junho (Quinta-Feira) – Dia Nacional dos Povos Indígenas
  • 29 de Junho (Sábado) – São Pedro e São Paulo
  • 16 de Julho (Terça-Feira) – Dia da Virgem de Carmen
  • 15 de Agosto (Quinta-Feira) – Assunção da Virgem
  • 18 de Setembro (Quarta-Feira) – Independência Nacional – Feriado Irrenunciável
  • 19 de Setembro (Quinta-Feira) – Glórias do Exército – Feriado Irrenunciável
  • 20 de Setembro (Sexta-Feira) – Decretado feriado pelas Festas Pátrias
  • 12 de Outubro (Sábado) – Encontro de Dois Mundos
  • 27 de Outubro (Domingo) – Eleições Municipais
  • 31 de Outubro (Quinta-Feira) – Dia das Igrejas Evangélicas e Protestantes
  • 1º de Novembro (Sexta-Feira) – Dia de Todos os Santos
  • 24 de Novembro: (Domingo) – Segundo turno da Eleição de Governadores Regionais – Feriado Irrenunciável
  • 8 de Dezembro (Domingo) – Dia da Imaculada Conceição
  • 25 de Dezembro (quarta-feira) – Natal – Feriado Irrenunciável

COMO SE VESTIR EM CADA ESTAÇÃO DO ANO EM SANTIAGO

Essa é aquela parte da viagem que uma mãozinha é sempre bem vinda, não é?  Pensando nisso, nós da Travel compilamos algumas informações que vão te ajudar a montar a sua mala de acordo com a estação do ano em Santiago.

Alguns itens são mais específicos do que outros. Entretanto, protetor solar, garrafa de água, calçados confortáveis e um casaco leve são necessários em todas elas. Eles são seus itens chaves! Dito isso, aqui estão as nossas sugestões:

Quando Ir Santiago.

  1. Verão (Dezembro a Fevereiro):
    • Durante o dia: Opte por roupas leves e frescas, como camisetas, regatas, shorts e vestidos. Tecidos como algodão e linho tendem a ser mais confortáveis e leves. Já para os calçados, um tênis confortável, chinelo e sandálias são um bom combo.
    • À noite: Pode esfriar um pouco, então tenha uma jaqueta leve à mão para precaução. A base do look pode continuar a mesma do dia, só adicione uma calça comprida a mala.
  2. Outono (Março a Maio):
    • Durante o dia: Camadas leves, como camisas de manga longa ou suéteres são necessários. As calças já entram como protagonistas para proteger as canelas do friozinho. Para os pés, botas e tênis são uma excelente opção.
    • À noite: O tempo começa a esfriar, então, uma jaqueta mais quente pode ser necessária. Acessórios como cachecol, gorros ou boinas caem bem nessa estação.
  3. Inverno (Junho a Agosto):
    • Durante o dia: Roupas quentes, como casacos mais pesados, suéteres, moletons, calças e botas. Não tem como fugir dessa combinação no inverno!
    • À noite: Frio intenso, então vista-se em camadas com casacos mais pesados. Nesse horário cachecol, luvas e gorros são mais que necessários. Roupas polares, de segunda pele e impermeáveis são uma ótima pedida para ficar mais confortável nessas temperaturas. Inclusive, na cidade e nas estações de ski.
  4. Primavera (Setembro a Novembro):
    • Durante o dia:  As camadas de roupa começam a diminuir e roupas leves como camisetas, blusas de manga curta começam a dar as caras. Porém, ainda não é verão! Mantenha as calças na sua mala, assim como sapatos fechados.
    • À noite: Um suéter leve ou jaqueta fina, são cartas na manga. Porque aquele friozinho não desapareceu completamente e provavelmente vai dar as caras quando você menos espera. Já para os acessórios, óculos de sol e chapéus funcionam nessa estação.

Por fim, não se esqueça de verificar a previsão do tempo antes de sair para se vestir adequadamente e evitar imprevistos durante a viagem.

DICAS SOBRE QUANDO IR A SANTIAGO

Primeiramente, faça uma pesquisa  sobre os pontos turísticos, atrações e possíveis bate e voltas que você pretende fazer antes de decidir a data da sua viagem. Isto é, com essa seleção em mente você poderá decidir qual é a estação mais adequada para vivenciar essas experiências de forma agradável.

Por exemplo, passeios como o Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso não são nada recomendáveis durante o inverno, devido ao difícil acesso e aos altos riscos de acidente. Em contrapartida, para frequentar os resorts de ski esse é o momento perfeito. Já no verão, os festivais musicais como, o Lollapalooza Chile e o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, acontecem todos os anos apenas nessa estação.

Em seguida, em relação ao aluguel de roupas de ski em Santiago, é recomendável comparar preços e condições de aluguel, e garantir que as roupas atendam às suas necessidades e ao clima das montanhas onde você pretende praticar esportes de inverno. Não compre, alugue! As roupas de inverno ocupam muito espaço na mala e é bem provável que você não usará elas com tanta frequência no Brasil.

Por fim, as estações de ski estão a cerca de três mil metros sob o nível do mar. Nessa condição é muito comum sentir um pouco de cansaço e falta de ar. Portanto, nunca é demais reforçar a importância de beber bastante água e não se esforçar além da conta.

DÚVIDAS SOBRE QUANDO IR A SANTIAGO

Algumas dúvidas sobre quando ir a Santiago podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a época com melhor custo e benefício para ir a Santiago?

As estações consideradas intermediárias. Ou seja, a Primavera e o Outono. Ambas possuem uma boa oferta de passagens aéreas para Santiago, não possuem necessidade de aluguel de roupas específicas para a estação e além disso, as diárias das hospedagens são mais acessíveis se comparadas com o inverno e o verão.

2. Quando neva em Santiago?

Na verdade, não neva em Santiago mas sim nos arredores da Cordilheira dos Andes. Mais especificamente, nas estações de ski como o Valle Nevado e Portillo. No entanto, a temporada de neve ocorre tipicamente durante os meses de inverno, que vão de Junho a Setembro. Porém, é importante ressaltar que a ocorrência de neve pode variar a cada ano, assim como as datas.

3. Há uma estação mais recomendada para visitar a vinícolas?

Na verdade, esse é um passeio que pode ser feito em qualquer estação sem contra indicações. No entanto, o Outono e a Primavera também são considerados as melhores épocas.

Durante o outono, você pode testemunhar a colheita das uvas, participar de atividades relacionadas à vendimia e experimentar vinhos frescos e jovens. Já na primavera, as vinhas estão em pleno crescimento, e muitas vinícolas oferecem passeios que destacam o processo de cultivo das uvas e a produção de vinho. Por fim, o clima ameno e as novas flores tornam as visitas às vinícolas ainda mais agradáveis

4. Há passeios exclusivos de certas estações em Santiago?

Sim! Passeios como o Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso não são nada recomendáveis durante o inverno, devido ao difícil acesso e aos altos riscos de acidente.  Em contrapartida, para frequentar os resorts de ski esse é o momento perfeito. Adicionalmente, os festivais musicais como, o Lollapalooza Chile e o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, acontecem todos os anos apenas nessa estação.

5. Quais são os meses mais quentes em Santiago?

Os meses mais quentes em Santiago são Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Isto é, durante o verão do hemisfério sul. As temperaturas podem ser bastante elevadas nesse período, com médias diárias acima de 25°C e ocasionalmente ultrapassando os 30°C.