Valparaíso é uma cidade pitoresca, ao redor de Santiago. É o passeio ideal para incluir no roteiro, seja para um bate e volta ou até para alguns dias.

A cidade é famosa por sua cultura vibrante, edifícios coloridos e por possuir um dos portos mais importantes do Chile. Além disso, a cidade tem uma história rica, remontando à sua fundação no século XVI, quando desempenhou um papel significativo nas atividades marítimas e comerciais do país. Aliás, tão importante é Valparaíso que, em 2003, a UNESCO designou seu centro histórico como Patrimônio Mundial, reconhecendo sua significância cultural e arquitetônica.

MAR E BELAS VISTAS

Primeiramente, a cidade é um polo cultural, destacando-se por seus numerosos museus, galerias de arte, teatros e arte de rua que refletem sua atmosfera criativa e artística. Ela atrai turistas de todo o mundo, os quais vêm para explorar principalmente a La Sebastiana, também conhecida como a Casa Museu de Pablo Neruda. A casa abriga um rico acervo, incluindo obras originais, mobiliário bem preservado e objetos pessoais do poeta. 

Já o Cerro Concepción, um dos pontos mais altos de Valparaíso, oferece uma vista deslumbrante do Oceano Pacífico. Na região, há centenas de mansões e casarões históricos que foram convertidos em museus, restaurantes, mirantes e alguns dos melhores hotéis da cidade. Aliás, para chegar ao topo do cerro, você pode utilizar o Ascensor Concepción. Isto é, um meio de transporte que funciona no estilo de um bondinho.  

Vale a pena ressaltar que, o Paseo 21 de Mayo oferece uma das vistas mais bonitas da cidade. Localizado entre as ruas Artillería e a Avenida Gran Bretaña, este espaço possui um dos principais mirantes naturais para o porto e a baía da cidade. Além do mirante, você encontrará uma feirinha de artesanato com muitas variedades. Hora perfeita para comprar algumas lembrancinhas únicas do país!

Por fim, na costa os visitantes encontram praias belíssimas que formam algumas das paisagens mais bonitas de todo o país.  A Playa las Torpederas é uma das mais famosas; ela oferece um mar cristalino com poucas ondas e uma excelente infraestrutura aos banhistas. Outra opção, é a Playa de San Mateo, que possui uma faixa de areia estreita e um mar calmo, ideal para quem viaja com crianças. 

COMO CHEGAR

A melhor forma de chegar a Valparaíso é de carro, já que a estrada tem uma ótima estrutura.
Já em relação ao tempo da viagem, são cerca de 1h30.

Já o trajeto de ônibus, leva cerca de uma hora a mais. Porém, o transporte ainda é uma opção viável e mais econômica. Para isso, busque por opções nas empresas Pullman ou Turbus. Ambas com saída do Terminal de Buses Pajaritos, em Santiago. 

Viña del Mar está a apenas 20 minutos de distância de Valparaíso. O trajeto poder ser feito por ônibus saindo da Plaza Victoria, Playa Ancha ou então nas avenidas España e Errázuris. Nesses locais a maior parte das linhas de número 100 (Azul), 200 (Verde) e 600 (Laranja) vão até Viña.