Há 20 anos, aconteceu o primeiro Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. As terras batidas de São Jorge se tornaram palco, por um mês, de uma experiência idealizada pelos povos originários do Brasil: construir espaços de troca e celebrar a cultura brasileira.
A experiência do Encontro de Culturas Tradicionais consiste em três pilares: rodas de prosa, oficinas e os shows. A transversalidade desses três pilares oferece aos seus participantes a oportunidade de estar mais conectado com as suas raízes, de vivenciar um espaço de troca e de manutenção de saberes ancestrais, seja por meio da conversa, da ação ou da arte.
É HORA DE JUNTAR OS CANTADÔ, OS PRODUTÔ, OS MESTRE E OS DOTÔ
Na roda de prosa, ao lado dos indígenas e dos quilombolas, sentam-se autoridades, políticos, pesquisadores, agentes públicos e quem mais for importante para construir políticas públicas voltadas à comunidade. “É hora de juntar os cantadô, os produtô, os mestre e os dotô. É pelo Brasil de todos os povos!” Retirei essa frase do próprio site do Encontro de Culturas. Além disso, cada ano, o evento trabalha um tema diferente, e a cada três dias uma pauta relacionada a ele é discutida, com participação de grandes representantes da cultura brasileira.
Já as oficinas são uma mistura de trabalhos sensíveis que expressam as nuances brasileiras, por meio de vivências lúdicas, cantos e danças, contos e memórias. Você consegue se inscrever para participar das oficinas pelo próprio site.
E enfim, os shows: novidade que foi introduzida em 2020, devido a pandemia da Covid-19. Neste ano, 47 artistas dos quatro cantos do Brasil se reuniram no Youtube para prestigiar o evento. E para quem quiser, os vídeos continuam disponíveis no canal.
CASA DE CULTURA
Ao longo do ano, a Casa de Cultura continua com atividades socioculturais. Fique ligado, pois eventualmente rolam palestras, oficinas de capacitação, vivências indígenas na Aldeia e comemorações religiosas do calendário popular, como a Semana de Jorge. Aliás! Aos finais de semana, tem forró e outras brasilidades.