Onde ficar em Rio de janeiro | Travel

Onde ficar

Ainda não sabe onde ficar no Rio de Janeiro? A Travel te guia pelas melhores regiões, hotéis de alta padrão e dicas que vão facilitar a sua escolha.

Por: Gabriella Pawlowski, Atualizado em 22/11/2024

Com tantos bairros e vibes diferentes, decidir onde ficar no Rio de Janeiro pode parecer desafiador. Mas tudo depende do que você está procurando. Quer explorar os barzinhos animados ou passar o dia bronzeando-se na praia? Ou prefere se sentir como um local, explorando a natureza exuberante da cidade? Pense nisso e venha com a gente descobrir mais sobre onde se hospedar na Cidade Maravilhosa para garantir uma experiência fenomenal!

Onde ficar Rio de Janeiro

☞ pular para…

PRINCIPAIS REGIÕES PARA FICAR NO RIO DE JANEIRO

Para começar, é fundamental entender que a cidade do Rio de Janeiro é dividido em zonas: Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e Zona Central. Cada uma dessas áreas é composta por diferentes bairros e subprefeituras, definidas pela história de ocupação e pela posição geográfica de cada região.

Onde ficar Rio de Janeiro

  • ZONA NORTE (Azul): Tijuca, Méier, Vila Isabel, Maracanã, Engenho Novo, Cachambi, Andaraí e Grajaú;
  • ZONA SUL (Amarela): Leblon, Ipanema, Copacabana, Lagoa, Gávea, Botafogo, Catete e Jardim Botânico;
  • ZONA OESTE (Verde): Bangu, Barra da Tijuca, Campo Grande, Jacarepaguá e Realengo;
  • ZONA CENTRAL (Vermelha) : São Cristóvão, Lapa, Gamboa, Mangueira, Santa Teresa, Centro, Saúde, Cidade Nova, Paquetá, Catumbi e Santo Cristo.

As sugestões de hospedagem da Travel se concentram, em sua maioria, na Zona Sul, seguidas pela Zona Oeste e pela Zona Central. Contudo, a resposta para onde ficar é quase sempre a mesma, independentemente do destino: tudo depende das suas preferências e do propósito da sua viagem. Você valoriza bairros mais tranquilos ou agitados? Prefere visitar os pontos turísticos ou explorar a cidade sem um rumo definido?

Com isso em mente, não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar a escolher onde ficar no Rio de Janeiro. Confira nossas dicas!

COBACABANA

Vamos começar por Copacabana, e a razão é simples: muitos turistas que visitam o Rio de Janeiro pela primeira vez acreditam que esse é o melhor lugar para se hospedar. Afinal, as imagens do calçadão, a famosa praia, a variedade de restaurantes e comércios locais, além do fácil acesso ao transporte público, formam uma combinação bem atraente.

Onde ficar Rio de Janeiro

No entanto, é importante fazer algumas observações. Ao se hospedar nessa área, você estará perto do Forte de Copacabana e do Beco das Garrafas, que é um dos símbolos da cultura musical carioca. Se você busca eventos culturais autênticos, vale a pena visitar esse local e conhecer suas atrações.

Outro destaque é a Rua Barata Ribeiro e a Feira de Artes e Artesanato do Bairro Peixoto, onde todo o dinheiro arrecadado é revertido para aulas e atividades voltadas para a comunidade local. Aproveite também para pedalar até a Mureta do Leme, onde você pode saborear um coco gelado e petiscar algo nos quiosques. E não se esqueça de tirar uma foto com a estátua de Clarice Lispector!

Entretanto, é bom informar que a Praia de Copacabana pode não ser a mais bonita da cidade, e a segurança na área deixa a desejar. Os preços das barracas de praia e dos vendedores ambulantes podem ser altos, especialmente se acharem que você é um turista ou “tem cara de gringo”. Fique atento! Além disso, mergulhar no mar enquanto deixa sua bolsa e mochila à vista é um convite para voltar para casa sem seus pertences.

Ao se hospedar em uma zona como Copacabana, você deve estar preparado para vivenciar as duas facetas do Rio: a bela e turística, e a caótica e, às vezes, imprevisível.

Onde ficar Rio de Janeiro

Entre tantas opções, acreditamos que a escolha da sua hospedagem deve ser certeira, para que você possa relaxar e desfrutar do melhor da hotelaria carioca. Poderíamos criar um suspense, mas nossa sugestão é bem óbvia: o Copacabana Palace, um hotel icônico construído em 1923, reconhecido mundialmente, com uma lista de comodidades que vai te deixar de boca aberta.

IPANEMA

Quando você colocar os pés na areia e olhar por cima dos ombros para a direita, admirando a grandiosidade do Morro Dois Irmãos ao pôr do sol, vai entender por que Ipanema é uma das preciosidades do Rio de Janeiro. É sério!

Onde ficar Rio de Janeiro

Você já sabe que Ipanema é um destino turístico, mas aqui damos total licença poética para que isso aconteça. Do Posto 7 ao Posto 10, você começa a sentir o verdadeiro lifestyle carioca. Pessoas jogando futevôlei logo nas primeiras horas da manhã, corredores que fazem uma pausa para um mergulho antes de ir ao trabalho, ambulantes colorindo as ruas e criando uma trilha sonora animada, e jovens ocupando as areias como deve ser.

Para começar o dia, faça uma parada na Feira Orgânica da Praça General Osório, onde você pode comprar frutas e legumes frescos para o seu café da manhã. Sem perder tempo, dirija-se à Pedra do Arpoador para uma caminhada matinal ou, quem sabe, tirar algumas fotos ou fazer uma aula de surf e yoga em uma das muitas escolinhas da área.

Aproveitando o embalo, conheça a Lagoa Rodrigo de Freitas, cenário de muitas novelas da Globo. Para manter a vibe fitness, faça a trilha até o Mirante Sacopã, dentro do Parque da Catacumba. Uma vez na zona, você também pode aproveitar para fazer um passeio de barco pelo Arquipélago das Cagarras.

Caminhar pelo calçadão já é um passeio por si só, mas assim que escolher seu lugar, não deixe de experimentar o chá mate com limonada gelada e os famosos biscoitos O Globo, doces ou salgados. Isso é imperdível!

Onde ficar Rio de Janeiro

Se sua visita for aos domingos, saiba que a rua é destinada apenas aos pedestres. Para quem quiser andar de skate, patins ou até de bicicleta, esse passeio é imperdível! Em relação à segurança, Ipanema segue o mesmo ritmo de Copacabana: não dê mole. Mantenha sempre atenção aos seus pertences.

No entanto, essa é uma área geralmente mais “bem frequentada”, com muitos moradores locais e ótimas opções de Airbnb para quem planeja estadias mais longas. Mas, se você está no Rio em busca de conforto e comodidade, nós da Travel sugerimos uma estadia no Fasano. Com sua piscina no terraço, que oferece uma vista de tirar o fôlego, e um ambiente pet-friendly, o hotel é uma escolha excelente.

LEBLON

Ah, o Leblon… cenário de tantas novelas de Manoel Carlos! Brincadeiras à parte, estamos falando do endereço mais nobre da Zona Sul do Rio. Se você busca uma pitada de elegância ao som de bossa nova e quer se perder entre ruas arborizadas no meio da agitação carioca, o Leblon, entre os Postos 11 e 12, é o lugar ideal. Mas prepare-se: os preços acompanham as experiências exclusivas que esse bairro oferece.

Onde ficar Rio de Janeiro

A Avenida Ataulfo de Paiva é a principal via do Leblon, cheia de lojas de todos os tipos, internacionais e locais. Ali você encontra o Shopping Rio Design, famoso por suas lojas de decoração, vestuário e restaurantes bem avaliados. Outra avenida importante é a Afrânio de Melo Franco, onde fica o Shopping Leblon, com um mix variado de lojas, cinema e até teatros.

Uma das atividades imperdíveis no Leblon é explorar o Parque Natural Municipal Dois Irmãos, com entrada gratuita e várias trilhas, áreas para piqueniques, quadras, playgrounds, mirantes e uma chance de ver de perto a fauna e flora carioca. À noite, o bairro ganha vida com uma série de bares e restaurantes, ideais para saborear uma caipirinha e curtir uma música ao vivo. O Bar do Veloso é um dos clássicos!

É importante mencionar que, apesar de ter a Favela do Vidigal na região, onde ocasionalmente ocorrem conflitos, o Leblon ainda é considerado um dos bairros mais seguros da cidade. O Vidigal fica em uma das pontas do bairro, no final da praia, mas vale a mesma recomendação de segurança: evite ruas desertas à noite e interações com estranhos.

Um outro detalhe interessante é que o fluxo de turistas no Leblon é menor do que em outras áreas, mesmo com as estações de metrô Antero de Quental e Jardim de Alah e uma boa oferta de ônibus conectando-o ao resto da Zona Sul. Ah, e se você estiver de carro, prepare-se, pois estacionar no Leblon pode ser complicado. Estacionamentos pagos são uma boa alternativa, embora tenham preços altos.

Onde ficar Rio de Janeiro

Para uma estadia sem preocupações e com total comodidade, nossa dica é o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, um resort pé na areia com piscina, spa, academia, restaurantes e até traslado para o aeroporto incluso. Em outras palavras, ele oferece tudo para que sua única preocupação seja relaxar enquanto estiver aproveitando as maravilhas do Rio de Janeiro.

BOTAFOGOGO

Se dissermos que Botafogo só recentemente entrou no radar dos melhores bairros para se hospedar no Rio, você acreditaria? No passado, ele mal aparecia entre os top 5 em revistas de turismo, mas nos últimos anos se transformou em um polo gastronômico e cultural com hospedagens de ótimo custo-benefício, transporte público acessível e, claro, muito charme.

Botafogo é a escolha perfeita para quem quer uma alternativa ao roteiro clássico do Rio. Hospedar-se por aqui permite explorar lugares como a Livraria da Travessa, um refúgio que mistura decoração aconchegante, livros bem selecionados e o aroma inconfundível de café. Já a Fundação Casa de Rui Barbosa oferece um mergulho na história em um casarão cor-de-rosa com jardim e mobiliário antigo que fazem uma verdadeira viagem no tempo.

Para os amantes de cinema, a Estação NET é um ponto de referência desde os anos 80, com uma programação que abrange desde lançamentos até clássicos do cinema de arte, imperdível para quem busca algo diferente.  E o Mirante Dona Marta, que oferece uma das vistas mais impressionantes do Rio, é acessível a partir de Botafogo de carro, aplicativo ou até uma boa caminhada para quem gosta de explorar.

Aliás, Botafogo já foi eleito o melhor bairro da América Latina para curtir a vida noturna, segundo o Diário do Rio, graças aos bares e boates que animam as ruas. Para um happy hour animado com música ao vivo e petiscos, as ruas Nelson Mandela e Voluntários da Pátria são paradas clássicas da boemia carioca.

A localização de Botafogo é estratégica: próximo ao centro e a áreas turísticas como Copacabana, Ipanema e Leblon. A partir da estação de metrô Botafogo, você alcança facilmente diversos pontos famosos da cidade, do centro ao Maracanã, e com os ônibus é fácil acessar bairros não cobertos pelo metrô, como a Urca.

Por fim, se você  busca um hotel para aproveitar ao máximo essa diversidade, nossa recomendação é o Yoo2 Rio de Janeiro, Tapestry Collection by Hilton, que combina boa localização, preços acessíveis, serviços bem avaliados e uma equipe sempre prestativa.

SANTA TERESA

O bairro de Santa Teresa traz o charme boêmio do Rio em suas ruas de paralelepípedos, palacetes antigos e na autêntica cultura carioca que transparece na comida e no entretenimento local. Este é, sem dúvida, um dos bairros mais “alternativos” da cidade, localizado no coração da Zona Central.

Comece sua visita embarcando no Bondinho de Santa Teresa, um passeio encantador que passa pelos icônicos Arcos da Lapa. Na entrada da garagem e oficina do bondinho, há também o Museu do Bonde, perfeito para quem gosta de conhecer a história do transporte carioca. Próximo a Santa Teresa, o Parque Nacional da Tijuca e o Corcovado são paradas indispensáveis para os viajantes.

Outro ponto imperdível é o Parque das Ruínas, antiga residência da cantora Laurinda dos Santos Lobo. Além da vista deslumbrante, o espaço oferece exposições, oficinas, recitais, apresentações teatrais e até atividades infantis ao ar livre. E não podemos esquecer da Escadaria Selarón, que liga Santa Teresa à Lapa, colorida com azulejos de todo o mundo e famosa por sua estética vibrante.

Um ponto importante é a infraestrutura local: o bairro não possui bancos ou postos de gasolina. Há apenas um caixa eletrônico 24h dentro de uma farmácia na Rua Áurea, nº 30, então é bom se preparar com antecedência. Já no transporte, o ideal é combinar o metrô, ônibus e bondinho para chegar e circular pelo bairro. Em relação à segurança, Santa Teresa é residencial e tranquila, mas, como em qualquer região turística, é recomendável manter atenção aos pertences.

Para uma hospedagem acolhedora, o Chez Georges é uma escolha certeira! Em uma charmosa casa colonial, o hotel tem uma atmosfera rústica e intimista, com sete quartos e áreas comuns como sala e cozinha, além de um mirante com vista 360º da cidade. É o espaço perfeito para relaxar e curtir o espírito autêntico de Santa Teresa.

BARRA DA TIJUCA

A Barra da Tijuca é uma ótima escolha para viajantes que já conhecem o Rio e buscam uma experiência mais tranquila, longe da agitação dos pontos turísticos tradicionais. Isto é, a região é perfeita para quem deseja aproveitar praias mais reservadas, ou participar de eventos como os realizados no Parque Olímpico e no Riocentro.

O bairro é extenso, e a localização ideal para hospedagem varia de acordo com o estilo de cada visitante. De forma geral, áreas como o Jardim Oceânico, Praia do Pepê, Parque Olímpico, Lagoa de Marapendi e Recreio são as mais indicadas. Essas regiões contam com praias limpas e boas opções de alimentação e atividades ao ar livre.

A Barra é delimitada por duas vias principais: Avenida Lúcio Costa e Avenida das Américas. Ambas conectam bem a área à Zona Sul e ao Recreio, facilitando a exploração de praias selvagens da Zona Oeste, como Reserva, Prainha, Abricó e Grumari. Além disso, o polo gastronômico de Vargem Grande e o Sítio Burle Marx estão a uma curta distância, ideais para quem quer fugir dos roteiros mais batidos.

Para quem depende do transporte público, a estação de metrô Jardim Oceânico conecta a Barra ao centro e à Zona Sul, incluindo bairros como Copacabana e Ipanema. A região também é bem servida por linhas de ônibus, mas o deslocamento até outras áreas do Rio pode levar entre 1h e 1h30. Tenha isso em mente na hora de decidir onde se hospedar!

Se a intenção é relaxar na Barra, o Grand Hyatt Rio de Janeiro é uma escolha excelente. Situado entre o mar, a Lagoa de Marapendi e a mata nativa, o hotel oferece uma experiência imersiva na natureza, com vistas deslumbrantes de qualquer ponto dos quartos, todos equipados com varandas ideais para relaxar ao pôr do sol.

MELHORES HOTÉIS PARA FICAR NO RIO DE JANEIRO

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões de hospedagens no Rio de Janeiro. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.

DICAS SOBRE ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO

Escolher a região ideal para se hospedar no Rio de Janeiro pode fazer toda a diferença na sua experiência de viagem. Aqui estão cinco dicas essenciais para garantir uma estadia confortável e sem surpresas:

  • Considere o custo-benefício: A Zona Sul do Rio de Janeiro oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, que vão desde hostels até hotéis de luxo. No entanto, é importante saber que, nessa região, é necessário aumentar o orçamento da sua viagem. Para ter uma boa experiência a um preço mais acessível, considere investir em áreas intermediárias, como Botafogo e Santa Teresa.
  • Verifique taxas adicionais: Muitos hotéis e resorts incluem taxas de turismo e de serviço nas diárias. Confira esses detalhes durante a reserva para evitar surpresas desagradáveis e custos extras no momento do check-in.
  • Acesso ao transporte público: Contar com transporte público durante a viagem é essencial. Hospede-se perto de estações de metrô nas zonas turísticas (como Copacabana e Botafogo) para facilitar sua locomoção. Na Barra da Tijuca, o BRT oferece conexões para áreas mais distantes.
  • Evite áreas com menor segurança: Regiões da Zona Norte e áreas periféricas apresentam infraestrutura limitada e segurança reduzida. Embora o Centro e a Lapa possam ser interessantes para passeios, é importante ter cautela ao escolher hospedagem, especialmente à noite.
  • Leia avaliações recentes: Comentários de hóspedes são fundamentais para entender o nível de segurança e a qualidade dos serviços oferecidos. Realize uma pesquisa prévia nos principais sites de hospedagem para viajar com tranquilidade e evitar imprevistos, que são comuns no Rio de Janeiro.

DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO

Algumas dúvidas sobre onde ficar no Rio de Janeiro podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a melhor zona para ficar no Rio de Janeiro?

A Zona Sul é geralmente considerada a melhor região para se hospedar no Rio de Janeiro. Bairros como Copacabana, Ipanema e Leblon oferecem fácil acesso às praias, restaurantes, bares e atrações turísticas. Além disso, a Zona Sul tem uma boa infraestrutura de transporte e segurança.

2. Qual o bairro com o melhor custo e benefício no Rio de Janeiro?

Botafogo é um bairro com bom custo-benefício. Ele possui uma variedade de opções de hospedagem, desde hostels até hotéis boutique, e oferece acesso fácil a várias partes da cidade. Botafogo também conta com uma boa oferta de restaurantes, lojas e está perto da praia.

3. Onde evitar ficar no Rio de Janeiro?

Embora o Rio de Janeiro seja uma cidade linda, algumas áreas podem ser menos seguras para turistas, como partes da Zona Norte, principalmente áreas como Complexo do Alemão e Vila Kennedy. Além disso, algumas regiões da Zona Oeste, como Santa Cruz e Campo Grande, podem não ser ideais para visitantes. É sempre bom se informar sobre a segurança das áreas antes de reservar.

4. Qual é a melhor área para o Carnaval no Rio de Janeiro?

Para o Carnaval, a Zona Sul é uma das melhores áreas, especialmente Copacabana e Ipanema, onde ocorrem muitos blocos de rua e festas. O Centro do Rio também é uma ótima escolha, pois abriga os principais desfiles das escolas de samba no Sambódromo e tem fácil acesso a várias festas e eventos. Não podemos esquecer da Santa Teresa, com seus blocos alternativos e familiares!

5. Qual o melhor bairro para relaxar no Rio de Janeiro?

Para relaxar, Leblon e Barra da Tijuca ficam na disputa, pois oferecem praias tranquilas e uma atmosfera mais sossegada e opções de hospedagem de altíssima qualidade.

LISTA DE HOTÉIS PARA FICAR NO RIO DE JANEIRO

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de hotéis para ficar no Rio de Janeiro, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: