A água é quem define! Na região da Chapada dos Veadeiros, o cerrado é abençoado pelo banho de mais de mil cachoeiras e, por isso, a água é quem define o ‘momento’. Contudo, para além da época de seca e da época da cheia, temos que considerar o mês — já que a força das águas varia bastante ao longo do ano. E somado a isso, considerar a época mais popular entre os turistas ou quando acontecem as festividades.
☞ pular para…
- Quando ir a Chapada dos Veadeiros
- Melhor época para ir para a Chapada dos Veadeiros
- Como se vestir na Chapada dos Veadeiros
- Dicas sobre quando ir na Chapada dos Veadeiros
- Dúvidas sobre como ir para a Chapada dos Veadeiros
QUANDO IR A CHAPADA DOS VEADEIROS
Mergulhar sem muitas preocupações ou testemunhar a força da natureza no seu máximo grau. Essas duas possibilidades dividem a experiência de visitar a Chapada dos Veadeiros na época da seca ou da cheia, respectivamente. Mas, mais do que isso, cada mês na Chapada é palco para uma experiência especial; e às vezes o que vai definir quando ir para a Chapada dos Veadeiros vai além da época em questão — como festivais e feriados.
ÉPOCA DA SECA
Vai de abril até setembro, com o ápice da temporada no mês de julho. É a mais famosa entre os turistas.
Com a calmaria decorrente da ausência de chuvas, a natureza deixa de ser um cenário mais contemplativo para se tornar bem mais interativo. Nessa época, você está mais seguro mergulhar nas suas águas e realizar as trilhas, sem dividir a atenção da natureza com as chuvas.
A maioria das cachoeiras estão abertas na temporada de seca, porém, vale ressaltar: se você for em setembro, que é o último mês da seca, você poderá encontrar as cachoeiras com pouca água. Esse fato não é um impeditivo, afinal, muitos turistas vão nessa época.
- Ideal para: Mergulhar nas cachoeiras, fazer trilhas longas. Acontecem festividades e muita arte na rua.
- Contras: Alta temporada, momento mais popular entre os turistas, e quando os preços aumentam.
ÉPOCA DA CHEIA
A partir de setembro, a chuva começa a cair, lentamente; e vai ganhando força até atingir seu ápice nos meses de dezembro e janeiro. Depois, o volume de água das chuvas e dos rios começa a diminuir até por fim cessar no mês de abril, quando se inicia o período de seca no cerrado.
Na época da chuva, você conhecerá uma Chapada tomada pela água. O que para alguns pode significar apenas águas barrentas, cabeças d’água, raios e, por consequência, queimadas, outros vem a oportunidade de ver a natureza na sua máxima força. O cenário muda completamente!
- Ideal para: economizar na Chapada dos Veadeiros, principalmente em hospedagem, visto que se trata de baixa temporada, apreciar a beleza da natureza outonal, curtir o frio – ainda suportável – da cidade e comer as comidas “pesadas” alemãs.
- Contras: por ter temperaturas que se assemelham ao inverno brasileiro, conhecer a cidade a pé e curtir as áreas ao ar livre podem se tornar uma tarefa árdua para alguns. Além disso, as chuvas começam a aparecer com mais frequência.
MELHOR ÉPOCA PARA IR A CHAPADA DOS VEADEIROS
Apesar de dividirmos o clima da Chapada entre seca e cheia, é interessante compreender que existem vários graus em relação a essa divisão, e, basicamente, cada mês do ano oferece algo diferente.
Visitar a Chapada na transição da época de chuva para a seca, por exemplo, considerada maio e junho, é uma oportunidade para presenciar a força da água com mais tranquilidade para nadar nas cachoeiras. Ir para a Chapada em julho, por exemplo, não é ideal para quem quer economizar, porque é considerada o ápice da alta temporada, mas é nesse momento que rola o Encontro das Culturas. Saiba mais sobre os eventos na matéria completa.
DEZEMBRO / JANEIRO
Ápice da temporada de chuva, risco de tromba d’água. Cachoeiras na sua máxima potência. Uma versão da Chapada mais contemplativa, mas ainda sim muito especial.
FEVEREIRO
Em meio a temporada cheia, é um período com muitas chuvas. Além de normalmente também ser o mês do Carnaval e poder coincidir com férias escolares.
MARÇO
Final da temporada de cheia, vegetação verde, e menos turistas.
ABRIL
Ultimo mês do período de chuva. A vegetação ainda está verde, mas as restrições devido as chuvas estão praticamente inexistentes. Além de ser um período considerado meia temporada, em que o turismo não está tão forte.
MAIO / JUNHO
Começo do período de seca. A chuvas já estão dando uma trégua, mas o verde ainda brilha. Nesse momento, você pode nadar com mais tranquilidade e não vai dividir o espaço com tantos turistas.
Em maio, normalmente acontece o Moonstock.
JULHO NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Ápice da alta temporada, e do inverno. Dias com médias de 30°C e noites de 15°C, com mínimas podendo chegar até 10°C.
Época de festividades.
Nessa época, acontecem muitos eventos pela Chapada, como o Encontro das Culturas Tradicionais e o aniversário do santo padroeiro.
AGOSTO
Alta temporada, calor, a água ainda tem força. Mas terá que dividir espaço com muitos turistas — porém menos que em julho.
SETEMBRO
Final da temporada de seca. Enquanto a meia temporada oferece mais exclusividade nas atrações, a água da cachoeira perdeu sua força.
OUTUBRO
Inicio da temporada de chuvas. O turismo está mais lento, no entanto a força da água também, a ponto de não ser muito interessante para aqueles que querem ver cachoeiras com pelo menos alguma força.
NOVEMBRO
As chuvas já estão fortes, mas ainda não começou a alta temporada — e seus preços altos.
COMO SE VESTIR EM CADA ÉPOCA NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Não há muita distinção entre a época da seca e da cheia quando o assunto é roupa, ainda que o tema seja sim bastante relevante. Imagine que a viagem é de aventura, com trilhas longas, embaixo do Sol do cerrado, e noites que podem
Sabendo disso, separamos algumas informações para ajudar a fazer uma mala certeira:
1. Verão: Mesmo na estação mais quente do ano, você vai precisar de um casaquinho em alguns momentos do dia, como final de tarde e início da manhã. Você também poderá levar vestidos, mas é sempre recomendável que coloque também uma meia-calça se pretende ficar até mais tarde na rua. Também é aconselhável trazer boné, chapéu, óculos escuros, roupas mais leves como algodão e linho.
2. Outono: A época mais quente já passou, porém não precisa exagerar na quantidade de casacos pesados, pois ainda não é o inverno. No entanto, leve em consideração que essa estação pode ser bem traiçoeira. Trazer suéter, moletom, calça térmica e acessórios de inverno (sim, já!) é a melhor decisão para não ser pego desprevenido.
3. Primavera: Parecido com o outono. Uma mistura de verão com inverno, e uma imprevisibilidade que merece cuidados — leve casaco e até outros acessórios de inverno. Durante o dia, contudo, o Sol quase sempre bate forte!
4. Inverno: Ainda que as noites sejam frias, e a necessidade de calça-casaco-cachecol quase certa, os dias ainda são bem iluminados pelo Sol. Mas no momento em que o Sol abaixa, o frio pode chegar e é bom estar preparado.
DICAS SOBRE QUANDO IR NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Mais do que entender o período de seca e de cheia, é entender as nuances que separar as temporadas. Cada mês reserva uma condição particular, seja em relação ao turismo ou a força da água, que vale considerar na hora de escolher a data ideal.
Inclusive, muitas vezes não é nem possível escolher a melhor data: aceitamos o que temos, e fazemos dessa opção a melhor! E para uma viagem para a Chapada dos Veadeiros, fica ainda mais fácil adaptar-se e fazer do mês em questão, palco para uma viagem super especial. Quer dizer, vale ir o ano todo!
DÚVIDAS SOBRE QUANDO IR NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Algumas dúvidas sobre quando ir a Chapada dos Veadeiros podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Qual a época mais barata para ir a Chapada dos Veadeiros?
A época mais barata para ir a Chapada dos Veadeiros é baixa temporada, que costuma ser o inverno e começo da primavera, especialmente entre fevereiro e abril.
2. Quando chove na Chapada dos Veadeiros?
A região é marcada pela época da cheia e da seca. A época da cheia acontece entre novembro e abri, tendo seu ápice em dezembro e janeiro. Nesse momento, a chuva se faz muito presente e em grandíssimas quantidades.
3. Vale a pena ir na época das chuvas para a Chapada dos Veadeiros?
Ainda que muitas experiências sejam, nesse momento, mais contemplativas — devido ao risco causado pelas chuvas — é também nessa época que se vê a força das águas em seu máximo grau. Além de, por ter seu ápice no verão, o movimento de turistas continua alto, com direito a festividades especiais.
4. Quais são os meses com mais festividades na Chapada dos Veadeiros?
O mês de julho é o ápice da temporada de seca, do turismo e das festividades. Nesse mês, acontecem eventos tradicionais da chapada com Festival Ilumina. Saiba mais sobre os eventos na matéria completa.
5. Quais são os meses mais caros na Chapada dos Veadeiros?
O ápice da temporada e os períodos de festividades nacionais, como Natal, Ano Novo e Carnaval, são considerados os momentos com preços mais caros para se visitar a região; ou não necessariamente mais caros, mas quando a demanda é alta e faltam opções.