A partir de agora, quem se comportar mal a bordo dos voos da Ryanair pode acabar pagando caro. A companhia aérea irlandesa de baixo custo anunciou que vai aplicar uma multa de £ 500 (cerca de R$ 3.700) a passageiros que apresentarem conduta inadequada durante o voo. A nova regra busca coibir atitudes que coloquem em risco o conforto e a segurança dos demais viajantes — algo que, infelizmente, se tornou comum em diversas rotas.

Ryanair

(Foto: Ryanair)

Segundo a empresa, a decisão veio após uma série de incidentes envolvendo passageiros que, por comportamentos inadequados, comprometeram a experiência de voo dos demais. Em nota, a companhia destacou que a multa será aplicada em casos de má conduta a bordo, ainda que os critérios exatos não tenham sido divulgados.

Apesar disso, situações como levantar-se durante o taxiamento da aeronave, recusar-se a seguir instruções da tripulação ou causar tumulto a bordo provavelmente estão entre os motivos que podem levar à penalização. “Viagem não deve ser prejudicada por poucos”, diz companhia

(Foto: Ryanair)

Em comunicado, um porta-voz da Ryanair reforçou o objetivo da nova política. Preservar um ambiente confortável, seguro e livre de estresse para todos os passageiros e membros da tripulação.

“É inaceitável que os demais passageiros tenham sua viagem prejudicada por conta do comportamento de um único passageiro indisciplinado. […] Embora esses sejam casos isolados, comportamentos disruptivos em um espaço compartilhado e confinado são inaceitáveis”, afirmou a empresa.

CONTEXTO GLOBAL: OUTRAS COMPANHIAS TAMBÉM ENFRENTAM DESAFIOS

A Ryanair não é a única a lidar com passageiros problemáticos. Nos últimos anos, companhias aéreas ao redor do mundo têm relatado um aumento em casos de indisciplina, especialmente após a pandemia. Nesse cenário, a multa da Ryanair surge como uma tentativa clara de dissuadir atitudes irresponsáveis, que colocam em risco a experiência de todos a bordo.

Além de manter a ordem, a penalidade também pode funcionar como um lembrete de que voar é uma experiência coletiva — e, por isso, requer respeito mútuo.

CONHEÇA A TRAVEL

Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.

A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.

Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨