O tango nasceu na Argentina (e no Uruguay), e, por isso, ir a uma apresentação de Tango em Buenos Aires se define como uma experiencia histórica, além de muito divertida. Seja em teatros, restaurantes ou até mesmo nas ruas.

A dança nasceu da mistura do italiano e espanhol, com batuque africano (inspirado no Candomblé) e batuque cubano (inspirado no habanera). Paixão, tristeza e sensualidade são traduzidos em passos expressivos e em coreografias complexas, e, sempre, ‘bailadas’ a dois.

 

O TANGO CONQUISTOU SEU LUGAR

O tango, que hoje representa o país, teve que conquistar seu lugar. A burguesia portenha rechaçava a dança, oriunda de escravos e pobres e, por consequência, normalmente praticada nas ruas, bordéis e bares. Demorou, portanto, para encontrar seu espaço entre a burguesia, interessada na dança apenas a partir da década de 30. E, daí por diante, ocupando mais espaço até chegar os grandes salões do país.

Um fato interessante, é que o que ajudava a dar o tom marginalizado a dança é a necessidade do casal dançar tão perto, num movimento quase erótico. Mas, ainda sim, resistiu aos protestos conservadores e se expandiu; sua historia, hoje, esta marcada por dois momentos de ouro: na década de 20 e na década de 40.

Na década de 20, o tango em Buenos Aires começou a fazer história. Nesse momento, usavam de instrumentos como violino, guitarra e flautas; com o tempo, foi incluído também o bandoneón. Depois, na década de 40, para além da melodia, introduziram as letras. E nessas mudanças, a dança foi se diversificando e do Canyengue, ritmo mais antigo, também virou Orillero, Tango de Salão, Milonguero, Nuevo Tango e Fantasia (Show Tango).

Agora, vamos a classificação da Travel de dois lugares, duas perspectivas, para prestigiar essa dança:

 

Bar Notable LES LAURELES

Experiencia local, no conforto de um casarão antigo de 1893, de decoração charmosa e tradicional-portenha.
Localizado no bairro Barracas, o bar esta um pouco afastado do epicentro da cidade — e talvez isso que garanta a sua autenticidade; e os preços justos. Aliás, nem a apresentação tem um valor pre estabelecido — ao final,  passam com um chapéu para recolher algo para os artistas.

Elogiado por sua comida, especialmente as empanadas, e pela carta de vinho. Além disso, o destaque desse tango em Buenos Aires é a atmosfera intimista e familiar, que convida a dançar sob a luz-farol-amarela, no piso de xadrez, ao som de musica ao vivo de qualidade (sextas e sábados). Aliás, antes das 20h tem ate aula de dança (e o professor fala inglês).

Foto: Javier Pierini

Foto: Javier Pierini

Endereço: Av. Gral. Tomás de Iriarte 2290, B1277 Buenos Aires, Provincia de Buenos Aires, Argentina

 

Complejo Belgrano

A pegada é mais de um show, ainda que o espaço do Complejo Belgrano seja uma casa pequena e intimista.
Além de uma apresentação de qualidade, que mais do que so uma dança é também uma peca teatral com musicas de primeira, é servido um jantar completo.  No valor do ingresso, está incluso entrada, prato principal e sobremesa; aliás, para quem reserva através de agencias, é possível também conseguir transfer ida e volta, por um custo

A apresentação tem duração de 3 horas; e  e o custo, aproximado, é de R$ 200 por pessoa — quando realizado por meio de uma agencia, e incluindo o tranfer.

Inclusive, no site oficial é possível acompanhar a programação e ainda realizar a reserva.

Foto: Viator

Foto: Viator

Endereço: Av. Belgrano 2608, C1096 Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina