Após meses de interrupções causadas por deslizamentos e enchentes, as ferrovias pelos Alpes estão finalmente de volta. A boa notícia chega junto com novos serviços internacionais que ligam países como Áustria, Itália e Croácia. Além disso, clássicas rotas alpinas ganham destaque entre os roteiros mais cênicos da Europa neste verão. Portanto, quem planeja viajar de trem pelo continente tem motivos para comemorar.

REABERTURA DAS ROTAS ALPINAS HISTÓRICAS
Após meses de bloqueios causados por deslizamentos de terra e inundações severas, as ferrovias pelos Alpes estão operando novamente.
A tradicional ferrovia Tauern, na Áustria, reabriu em 14 de julho, restaurando conexões essenciais com a Itália e a Eslovênia. Além disso, a rota Mont Cenis, que liga a França à Itália, voltou a funcionar nesta primavera europeia. O mesmo vale para o túnel de Gotthard, na Suíça, que retomou serviços importantes após uma fase crítica de interrupções.

trem passando pelo túnel de Gotthard
NOVOS SERVIÇOS FERROVIÁRIOS ENTRE ÁUSTRIA, ITÁLIA E CROÁCIA
Enquanto as linhas históricas voltam a operar, novas conexões de longa distância foram adicionadas. A Railjet lançou um trem sazonal de Munique até Ancona, no mar Adriático, cruzando o passo do Brenner. Desde o fim de junho, trens noturnos passaram a ligar Varsóvia à cidade costeira de Rijeka, via Semmering.
Além disso, um novo trem diurno conecta Zurique a Pisa, passando pelo túnel de Gotthard e revelando paisagens incríveis da Ligúria. Com isso, o verão europeu ganha novas alternativas para quem deseja explorar a região sobre trilhos.
- Ancona
- Portofino na Liguria
IMPACTO NO TURISMO E CONEXÕES ESTRATÉGICAS
A reabertura da ferrovia Tauern reconecta regiões austríacas como Salzburgo e Caríntia, encurtando o acesso à Eslovênia e ao nordeste da Itália. O trajeto entre Salzburgo e Villach, por exemplo, voltou a ser feito em apenas 2h32min. Além disso, o retorno dos trens noturnos para Roma e Veneza reforça o turismo ferroviário internacional.
Para completar, a expectativa cresce com a inauguração do novo túnel Koralm, prevista para dezembro, que reduzirá o tempo entre Viena e Klagenfurt. As passagens no trecho Salzburgo–Villach custam a partir de £9, com venda antecipada pela Rail Europe.
Com informações do The Guardian.











