A FITUR elegeu o Brasil como melhor destino turístico de 2024 por valorizar a gestão, a tradição, a gastronomia, a dança, música, o Carnaval e tudo aquilo que torna o país um destino único e muito especial. Para quem não a conhece, trata-se da principal feira ibero-americana, organizada pela Instituição de Feiras de Madri (IFEMA) e cujo impacto econômico é de U€ 330 milhões.

Em relação ao Brasil, o plano era conquistar pelo saber e também pelo sabor: o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em parceria com o grupo Viajes El Corte Inglés – cadeia espanhola de lojas de departamento – serviu, durante a feira, picanha com arroz, mandioca e vinagrete, considerado entre os melhores pratos do mundo pelo TasteAtlas. Além disso, pão de queijo também fez parte do cardápio.

“O acordo com esta grande marca na Europa irá fortalecer os destinos brasileiros, nos colocando ainda mais na vitrine do mercado internacional. Temos pontos de conexão fortes, como priorizar sustentabilidade e incorporar tecnologias às ações promocionais”, observou Freixo. Os pilares dessa parceria são sustentabilidade, gastronomia e inovação. Para essa parceria, está prevista divulgação interativa do destino no metaverso por meio de óculos especiais, que retrata a exuberância do Brasil; hotsite apresentando os destinos brasileiros sustentáveis entre outras medidas previstas.

PRÊMIOS

Além do prêmio que elegeu o Brasil como melhor destino, o prêmio tem outras quatro categorias de destaque e cem destinos no total.

Os premiados:

  • Melhor País de Destino Turístico – BRASIL
  • Melhor Cidade Destino – San Cristobal de La Laguna
  • Melhor empresa de transporte na Espanha – Ilhas Canárias Car
  • Melhor Hotel em Espanha – Wellington Hotel e Spa (Madri)
  • Melhor região para enoturismo em Espanha – Conselho Regulador DOCa Rioja

No ano de 2025, a feira terá lugar do dia 22 a 26 de janeiro.