A cidade de São Paulo cresce 11% como destino gay-friendly, e faz a economia girar com aproximadamente R$ 14.7 bi arrecadados por ano. Aliás, a comunidade é conhecida por movimentar muito dinheiro no turismo e o yurismo LGBTQIA+ movimenta muito mais do que o turismo convencional, que aumentou apenas 3,5%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT). “É um nicho de mercado que não está à parte, mas sim integrado ao turismo como um todo”, disse Otavio Furtado, diretor da Câmara LGBT.
Para além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, considerada a maior do mundo, essa realidade do turismo LGBTQIA+ em SP resulta da criação de programas culturais como Museu da Diversidade Sexual, o primeiro museu público da América Latina, criado em 2012, com o objetivo de difundir a cultura da população LGBT no Brasil. Além do Mapa da Diversidade dos destinos, criado em 2021, como um guia de 59 municípios do estado classificados como amigáveis e inclusivos, pensado também para viajantes idosos, afrodescendentes, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.
Mudanças como essas, que abraçam a comunidade, classificam a capital como o melhor destino LGBQIA+ do Brasil. E o intuito é expandir, segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, “temos trabalhado para reposicionar a imagem do nosso País como somos de fato: um país plural, imenso e com muito a oferecer.” Arte, cultura, educação em todas as cores, por uma São Paulo menos cinza.
BRASIL MAIS DIVERSO: GUIA PARA ATENDER A COMUNIDADE LGBTQIA+
Além do crescimento do turismo LGBTQIA+ em SP, o foco é por um Brasil mais diverso.
De número para denúncias, ao uso correto de pronomes o Governo Federal criou um guia com informações relevantes e dicas para melhor atender a comunidade LGBTQIA+. Disponível online, você consegue acessar o guia na integra aonde quer que você esteja.
A publicação trata da história da comunidade, educa, por exemplo, sobre a melhor maneira de se direcionar a uma pessoa trans ou então, prepara os funcionários para eventos especiais, como o Dia dos Namorados: ” Em datas especiais, como Dia dos Namorados, considere a possibilidade de que dois homens ou duas mulheres sejam um casal.”.