Conheça nossas sugestões de roteiros para 3, 5 e 7 dias em Munique, assim como nossas dicas para um roteiro certeiro.
Munique tem algumas versões em si, tanto pela sua gastronomia e cultura diversa, como também pelas estações do ano que transformam a cidade, pelo menos, quatro vezes ao ano; sem contar a ‘estação’ Oktoberfest.
Nessa matéria, organizamos roteiros de 3 a 7 dias explorando o que a cidade tem de melhor em qualquer momento do ano. E já adiantamos que, para além de ser uma cidade com muito a se fazer — mercados de rua, museus, parques etc. Munique também é base para visitar lugares incríveis — dentro e também fora da Alemanha.
☞ pular para…
- Roteiro de 3 dias em Munique
- Roteiro de 5 dias em Munique
- Roteiro de 7 dias em Munique
- Dicas ao montar um roteiro para Munique
- Dúvidas como montar um roteiro para Munique
ROTEIRO DE 3 DIAS EM MUNIQUE
Visitar Munique em três dias é o mínimo recomendado, é tempo para poder curtir mais os grandes highlights da cidade, mas, ao mesmo tempo, ficar bem satisfeito! Quer dizer, se você tem interesse em se integrar mais ao lugar, fazer bate volta ou se quer viajar bem devagar, a recomendação é sempre que reserve mais dias. Mas se tiver só três, vá feliz!
E para quem visita a cidade em três dias, selecionamos atividades clássicas e imperdíveis que, por sua vez, já ocupam bastante tempo. Mas não pense que por isso o roteiro não está diverso: de igrejas a mercados de rua, e com direito a biergarten e museus referência, dá para sair de Munique feliz feliz em apenas três dias.
1º DIA: CENTRO HISTÓRICO E MERCADO DE RUA
Começamos do começo: o Centro Histórico e o primeiro pedaço da cidade de Munique.
Comece sua jornada pela Marienplatz, o coração de Munique. Aqui, você encontrará a Neues Rathaus (Nova Prefeitura) com seu famoso Glockenspiel, um espetáculo diário de figuras mecânicas que representam histórias locais. Não perca a apresentação às 11h e 12h, e às 17h durante o verão. À poucos passos, está a Altes Rathaus (Antiga Prefeitura), um edifício histórico que, embora não tenha mais funções administrativas, representa o legado da cidade.
Da Marienplatz, siga para a Frauenkirche, a catedral gótica mais importante de Munique. Admire suas torres com cúpulas do século XVI e descubra a intrigante “pegada do Diabo” no interior, envolta em lendas sobre um pacto feito durante sua construção.
A uma curta caminhada, ao lado da Marienplatz, visite a Peterskirche, a igreja mais antiga da Cidade Velha. Construída no século XIV, sua torre oferece vistas panorâmicas incríveis de Munique. Não deixe de subir até o topo para apreciar a cidade de um ângulo único.
Seguindo um pouco ao norte, explore as ruelas cheias de lojas e restaurantes até chegar ao Hofbräuhaus am Platzl. Este famoso salão cervejeiro, fundado pelo duque Wilhelm V, oferece uma autêntica experiência bávara, com cerveja tradicional, música ao vivo e uma atmosfera festiva.
Para o almoço, vá ao Viktualienmarkt, um grande mercado ao ar livre com barracas vendendo carnes, peixes, frutas frescas e pratos típicos bávaros. Experimente a bratwurst, o creme de queijos Obatzda ou o rolo de carne Leberkäse, acompanhados por um copo de suco fresco ou uma cerveja local no biergarten do mercado.
Um pouco mais sobre o mercado: o Viktualienmarkt, localizado ao sul da Cidade Velha, é um vibrante mercado ao ar livre onde se encontra o melhor da comida de rua e alimentos frescos de Munique. As barraquinhas oferecem uma variedade de produtos, desde carnes e peixes até a famosa bratwurst (linguiça alemã) e frutas frescas, raras na Alemanha devido ao clima.
Aqui, é possível saborear delícias tradicionais da Baviera, como o creme de queijos Obatzda e o rolo de carne Leberkäse, além de refrescar-se com sucos frescos disponíveis nos estandes de frutas. Este mercado é um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia e da cultura local.
Finalize seu dia caminhando pela Neuhauserstraße, uma vibrante promenade que liga a Marienplatz à Karlsplatz. Aproveite as lojas, cafés e a atmosfera movimentada da área. Ao passar pelo Karlstor, um dos antigos portões da cidade, você chegará à Karlsplatz, também conhecida como Stachus. Este ponto é um dos mais conhecidos pelos locais e oferece uma bela vista das torres da Frauenkirche ao fundo. Lembre-se que as lojas fecham por volta das 18h.
2º DIA: MUSEU ALEMÃO E ENGLISCHER GARTEN
No segundo dia, sugerimos combinar um passeio do lado de dentro e um passeio do lado de fora.
Primeiro, visite o Museu Alemão, o museu de ciência e tecnologia de Munique. São apenas 15 minutos caminhando da Marienplatz; ou basta pegar a linha 42 de ônibus e estará lá também em 15 minutos, aproximadamente (os ônibus partem a cada cinco minutos)
As exibições permanentes abordam temas sobre o planeta e a humanidade, trazendo mostras sobre o oceano, o universo, física e astronomia, informática e medicina. Todas com exibições interativas e extremamente informativas! São cerca de 66 mil metros quadrados só de exposições. Aliás, como dentro do museu existem muitas exibições, o passeio dura em média meio dia.
Quando já estiver pronto para seguir, o segundo destino é o Englischer Garten, o maior parque de Munique. Em 25 minutos você consegue chegar caminhando, mas também existe a opção de pegar o Trem 16 e chegar em 16 minutos, caminhando apenas 10 minutos. Aliás, fica a dica: de bicicleta/patinete você chegará em 9 minutos.
Cobrindo 3,7 km², e é maior que o Central Park de Nova Iorque! O parque se estende do centro até a zona nordeste da cidade e é gratuito para todos os visitantes, com direito a lagos e rios; aliás, é impossível explorar tudo em um dia. Quer dizer, se estiver com tempo, vale voltar e explorar mais algum pedacinho do parque.
A parte sul, mais movimentada e próxima ao centro, possui as principais atrações, enquanto a parte norte oferece tranquilidade e até pastagens de ovelhas. Entre as atrações estão a Eisbachwelle, uma onda no rio Eisbach popular entre surfistas, o Monopteros, um mirante com vistas amplas, e a Japanisches Teehaus, uma casa de chá japonesa que abre ocasionalmente para demonstrações de cerimônias tradicionais. O parque também é conhecido por sua área de nudismo, Schönfeldwiese, onde a prática é legal e faz parte da cultura alemã de Freikörperkultur (FKK), promovendo o bem-estar e a liberdade pessoal.
Para alimentação e bebidas, o parque possui um biergarten em torno da Torre Chinesa, com capacidade para 7 mil pessoas, onde bandas tocam música ao vivo e um carrossel diverte as crianças. No inverno, um mercado de Natal substitui o biergarten próximo à torre. Outro local encantador é o restaurante e biergarten Seehaus, com vista para o lago Kleinhesseloher, onde os visitantes podem desfrutar de cerveja e pedalinho. No inverno, o lago se transforma em um rinque de patinação, oferecendo diversão sazonal para todos.
3º DIA: OLYMPIAPARK / MUSEU BMW / MUNDO BMW / RESTAURANTE BMW
No terceiro dia, concentramos as experiências ‘do lado de lá’. Para começar, conhecer o Olympiapark. Se trata de um parque olímpico que foi construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972. O parque conta com instalações que incluem um estádio, uma pista de patinação sobre o gelo, uma piscina coberta, uma pista de ciclismo, um anfiteatro, um pavilhão olímpico, um aquário de peixes mediterrâneos e tropicais, e inclusive uma pequena capela. E por que não fazer um piquenique de café da manhã por aqui?
Chegar ao parque leva 1h a pé e 28 minutos de metrô (linha 3) depois ônibus (linha 144), desde Marienplatz. Depois de explorar o parque, é hora imergir no Mundo da BMW — literalmente — que está a apenas 5 minutos caminhando do parque; quer dizer, fica praticamente dentro do parque.
Comece pelo Museu BMW, criado pela renomada fabricante automotiva alemã BMW, um verdadeiro paraíso para entusiastas de automóveis. Entre os itens expostos estão veículos clássicos, troféus, protótipos, componentes avulsos, além de propagandas antigas e registros históricos da marca.
E ao lado, está BMW Welt, muito mais interativo que o museu: visitantes podem entrar nos carros, alugar qualquer um dos modelos para um passeio, agendar uma aula com instrutores especializados ou até adquirir um veículo novo, direto da linha de produção. Essa possibilidade faz do BMW Welt uma atração interessante para qualquer pessoa, em qualquer idade, enquanto o museu é mais voltado para os apaixonados por automóveis.
Para chegar até o museu desde Marienplatz, serão 22 minutos de metrô. Parece pouco, mas considerando a configuração da cidade de Munique, é relativamente longe; para os caminhantes, é possível chegar em 1h30. No entanto, uma vez que se está aqui, ‘longe’, você pode aproveitar e sentar-se no restaurante do museu, o EssZimmer.
ROTEIRO DE 5 DIAS EM MUNIQUE
5º DIA: DACHAU
Assim que Hitler assumiu o poder em 1933, um campo de concentração para prisioneiros políticos foi estabelecido em Dachau, uma antiga fábrica de munições situada nos arredores de Munique, a cidade onde o Nazismo nasceu. Durante os 12 anos em que funcionou como prisão e local de execução, Dachau tornou-se o modelo para todos os outros campos de concentração criados durante a Segunda Guerra Mundial, estabelecendo o padrão de terror e opressão da administração nazista.
Uma visita completa a Dachau leva no mínimo quatro horas, dada a extensão do local. Recomendamos adicionar uma hora extra para poder absorver e refletir sobre as informações e o impacto emocional que o lugar proporciona.
A entrada em Dachau é gratuita, e o campo abre todos os dias das 9h às 17h. Para chegar, é preciso pegar o trem (S-Bahn) da linha S2 em direção a Dachau/Petershausen e descer na estação de Dachau; depois pegue o ônibus 726 em direção a Saubachsiedlung, e desça na parada KZ-Gedenkstätte (parada do Memorial do Campo de Concentração).
ROTEIRO DE 7 DIAS EM MUNIQUE
Para os dias finais da viagem, passeios tão interessantes quanto os dos últimos dias. Munique, sendo uma cidade cheia de história e ainda base para tantas experiências, tem muito a oferecer. Para quem fica mais tempo, no caso, uma semana completa, a oportunidade de explorar os arredores e também de conhecer os mercados de pulga de Munique, que acontecem, geralmente, apenas uma vez na semana.
6º DIA: BATE E VOLTA PARA NEUSCHWANSTEIN
No sexto dia, que tal um bate e volta? Entre as várias possíbilidades, visto que Munique é uma base incrível que se conecta a diferentes lugares, temos uma recomendação especial: a Rota Romântica.
Essa rota liga Würzburg, que fica um pouco para baixo do meio da Alemanha, até Füssen, e inclui 29 cidades. No final da rota, após 2 horas de viagem, aproximadamente, você se encontra às margens do lago Forggensee, em um vilarejo charmoso onde está o Castelo de Neuschwanstein.
7º DIA: MERCADO DE PULGAS
Considerando que a viagem dura 7 dias, significa que você estará em Munique todos os dias da semana, ou seja, você terá a oportunidade de conhecer os mercados de pulga. Na matéria completa, falamos sobre os mercados mais importantes de Munique:
- Riesenflohmarkt
- Olympiapark
- Antikmarkt
DICAS PARA MONTAR SEU ROTEIRO PARA MUNIQUE
Dependendo do dia da semana, você terá a oportunidade de conhecer os mercados de pulga de Munique. Apesar de ser uma cidade com muitas experiências tradicionais, os mercados de pulgas trazem autenticidade e a oportunidade de voltar para casa com uma lembrancinha especial. Saiba mais sobre os mercados de pulga de Munique na nossa matéria completa.
Outra dica é em relação a estação em que você está indo. Munique acompanha bem as estações do ano e cada uma delas deixa a cidade com uma cara bem diferente — ainda que hajam muitas atividades passíveis de serem realizadas o ano inteiro. Aliás, dedicamos uma matéria inteira para te ajudar a definir a época ideal para ir a Munique ou para tornar a época possível (já que às vezes não temos tanta flexibilidade de datas) ainda melhor. E vale dizer: para além das quatro estações, o Oktoberfest pode ser considerada a quinta! Por fim, em relação aos dias necessários para conhecer Munique, recomendamos pelo menos três.
DÚVIDAS SOBRE COMO MONTAR UM ROTEIRO PARA MUNIQUE
Algumas dúvidas sobre montar um roteiro para a Munique podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Quantos dias são suficientes para visitar Munique?
Recomendamos pelo menos três dias para visitar Munique. Este período é suficiente para explorar os principais pontos turísticos da cidade, como o Centro Histórico, o Museu Alemão e o Englischer Garten. Para uma experiência mais aprofundada e para incluir passeios aos arredores, como o Palácio Nymphenburg e o Castelo de Neuschwanstein, uma estadia de cinco a sete dias é ideal.
2. Qual é a melhor maneira de se locomover por Munique?
A melhor maneira de se locomover por Munique é utilizando o eficiente sistema de transporte público, que inclui metrôs (U-Bahn), trens suburbanos (S-Bahn), ônibus e bondes. A cidade também é muito amigável para ciclistas, com várias ciclovias, e muitas atrações turísticas são acessíveis a pé.
3. Preciso comprar os ingressos para as atrações com antecedência em Munique?
Sim, é recomendado comprar ingressos com antecedência para atrações populares como o Museu Alemão e o Castelo de Neuschwanstein, especialmente durante a alta temporada. Isso evita filas e garante a entrada, pois alguns locais podem ter capacidade limitada.
4. Vou gastar muito dinheiro em Munique?
Munique pode ser uma cidade relativamente cara, especialmente em termos de alimentação e hospedagem. No entanto, é possível encontrar opções econômicas, como mercados de rua e acomodações mais simples. Planejar e reservar com antecedência pode ajudar a economizar e aproveitar melhor a cidade sem gastar muito.
5. Onde devo ficar em Munique?