Se você já foi alguma vez à Alemanha, é muito provável que já tenha visitado pelo menos um mercado de pulgas tradicional para venda de produtos de segunda mão e antiguidades. Se não, saiba que essas feiras de rua são uma forte parte da cultura moderna do país, e portanto são uma ótima opção para quem busca um pouco de imersão em suas viagens — na nossa opinião, é isso que faz as melhores viagens.
Munique não é diferente, com mercados de pulgas (Flohmarkt, em alemão) marcando sua presença nas ruas da cidade inteira, abrindo espaço inclusive para mercados temáticos com foco em livros, ou apenas antiguidades, ou apenas roupas.
RIESENFLOHMARKT
O mais famoso mercado de pulgas de Munique é na verdade um grande evento: o chamado Riesenflohmarkt, ou “mercado de pulgas gigante”, é montado todo ano durante o Festival da Primavera, Frühlingsfest, em uma tradição que já dura mais de 25 anos.
Cerca de dois mil vendedores armam suas barracas e negociam seus preços com os 80 mil potenciais clientes que vêm à feira. O evento, que é considerado o maior mercado de pulgas da Baviera, não poderia acontecer em outro lugar senão no enorme parque Theresienwiese, usado também para hospedar a Oktoberfest.
OLYMPIAPARK
Já o Flohmarkt im Olympiapark é o maior mercado de pulgas regular de Munique. Organizado pela Cruz Vermelha da Baviera, esse mercado acontece semanalmente, todas as sextas e sábados, das 7h às 16h.
Com aproximadamente 460 estandes e barracas vendendo uma ampla variedade de produtos, é o mercado de pulgas ideal para quem quer explorar essa faceta da cultura muniquense – e ainda fazer uma boa barganha em uma jaqueta vintage ou um relógio antigo. O destaque é que o valor arrecadado com o aluguel dos estandes é destinado a causas beneficentes, graças à participação da Cruz Vermelha.
ANTIMARKT
Nossa última recomendação é o mercado de pulgas de antiguidades, o Antikmarkt, onde todos os vendedores são profissionais, oferecendo maior garantia de autenticidade dos produtos (já que, infelizmente, mercados de pulgas podem ter mercadorias falsificadas).
Os preços aqui tendem a ser mais elevados, devido à qualidade e conservação das peças antigas, então é bom estar preparado. Também é importante evitar itens proibidos na alfândega, como marfim e couro de animais exóticos, para não correr o risco de ter sua compra confiscada. O mercado funciona todas as sextas e sábados, e cada estande tem seu próprio horário, mas geralmente os vendedores estão ativos das 11h às 17h. Localizado em Freimann, na parte norte da cidade, o mercado é de fácil acesso via S-Bahn, descendo na estação de Neuabing.