Miami tem muito a oferecer, por isso, na hora de montar seu roteiro vale separar as experiências por tipos ou até por proximidade, por exemplo. Já adiantamos que quem tem carro em Miami vai deixar tudo mais fácil, que quase todo dia é dia de praia (se você quiser) e que quem se planeja pode ter descontos em atrações — mas não deixe de se perder por aí um pouquinho.
☞ pular para…
- Roteiro de 3 dias em Miami
- Roteiro de 5 dias em Miami
- Roteiro de 7 dias em Miami
- Dicas para montar um roteiro em Miami
- Dúvidas sobre como montar um roteiro para Miami
ROTEIRO DE 3 DIAS EM MIAMI
Para um roteiro de três dias, sugerimos priorizar os principais pontos turísticos da cidade. Por exemplo, no primeiro dia, é interessante explorar o centro da cidade e os principais museus. Esse é um dia ideal para se familiarizar com a atmosfera da cidade e começar a absorver sua riqueza cultural.
1° DIA: LITTLE HAVANA
Comece o dia explorando Little Havana, o bairro mais icônico da cultura cubana em Miami; formado principalmente por imigrantes cubanos desde a década de 1950. A área é famosa por sua cultura, com a Calle Ocho sendo o coração do bairro, onde se pode tomar um café cubano, ouvir música latina e apreciar a arte de rua. O bairro é conhecido por seus murais coloridos, grafites e a Calçada da Fama (Paseo de las Estrellas), que homenageia artistas latinos.
Ao caminhar pela rua, você encontrará o Domino Park, onde os moradores locais se reúnem para jogar dominó — uma autêntica visão da vida cotidiana cubana.
Pare para tomar um café no Café Versailles, uma instituição em Miami, conhecida por seu cafecito cubano e pastelitos. Não deixe de visitar as lojas de charutos artesanais, onde poderá ver de perto o processo tradicional de enrolar charutos. Aliás, se tiver interesse em história, passe pelo Cuban Memorial Boulevard, onde há monumentos em homenagem a figuras importantes da história cubana.
Para o almoço, experimente a autêntica culinária cubana em um dos restaurantes tradicionais, como Los Pinareños, um restaurante familiar que serve comida cubana caseira a preços acessíveis. Para a sobremesa, conheça o Azucar: Uma doceria cubana que oferece uma variedade de doces tradicionais, como pastelitos e flan.
Depois do almoço, continue a explorar o bairro, visitando galerias de arte locais ou a Tower Theater, um dos cinemas mais antigos de Miami, onde filmes e eventos culturais são frequentemente exibidos. Aos sábados, a Calle Ocho Walk of Fame ganha vida com apresentações de música ao vivo e festivais culturais, celebrando a herança cubana da cidade.
Quer dizer, dá para passar o dia todo por aqui!
2° DIA: PRAIA, OCEAN DRIVE E ART DECO DISTRICT
Dia de praia e mais. Comece o dia relaxando em South Beach, um dos cartões-postais de Miami, famosa pela sua cena-movimentada e águas azul-turquesa. Caminhe pela Ocean Drive, uma das ruas mais icônicas da cidade, ladeada pelos famosos edifícios Art Deco. Se preferir um ambiente mais calmo, explore o Lummus Park Beach, onde a praia oferece um refúgio mais tranquilo e perfeito para relaxar e admirar a vista.
Após a manhã na praia, dedique a tarde para explorar o Art Deco Historic District. Reserve de 1 a 2 horas para esse passeio.
Faça um passeio guiado pelas ruas que revelam a arquitetura característica dos anos 1920 e 1930. Entre os destaques, visite o histórico Colony Hotel e a famosa Mansão Versace, ícones do glamour que marcaram a história da região. Essa é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o estilo arquitetônico que define South Beach.
Conclua o dia voltando à Ocean Drive, agora sob a luz do pôr do sol, quando os bares e restaurantes ganham vida. Aproveite para jantar em um dos muitos restaurantes ao ar livre, experimentando a culinária local enquanto desfruta da animação e da música que tornam a região um dos pontos mais procurados de Miami à noite.
3° DIA: WYNWOOD, PÉREZ MUSEUM E BISCAYNE BAY
Comece seu dia visitando o Wynwood Walls, um museu a céu aberto que é um paraíso para os amantes de arte urbana. Caminhe devagar e aproveite cada detalhe dessas obras de artistas renomados, como os brasileiros Os Gêmeos e o artista de grafite, também brasileiro, Kobra. A variedade de estilos e técnicas transforma cada esquina em uma nova descoberta.
Para aproveitar melhor, faça um tour guiado. Guias especializados contam a história de cada mural, explicam o impacto cultural da arte de rua em Miami e destacam os artistas internacionais e locais envolvidos. O passeio leva de 1 a 1,5 hora.
Depois de explorar os Wynwood Walls, continue sua caminhada pelas ruas do bairro de Wynwood. Essa área é um ponto efervescente da cena artística de Miami, e você encontrará diversas galerias de arte contemporânea escondidas entre os murais — vale a pena entrar em algumas dessas galerias para ver exposições temporárias e descobrir novos artistas. Aliás, uma dica é para conhecer o Oasis Wynwood.
Para o almoço, escolha entre os muitos cafés e restaurantes artísticos espalhados por ali. Para a pausa do almoço, recomendamos o Wynwood Kitchen & Bar, um espaço que combina arte e gastronomia, com pratos inspirados na culinária latina.
Depois, se quiser algo mais tranquilo ou diferente, dirija-se ao Pérez Art Museum Miami (PAMM). O museu não só exibe uma coleção de arte moderna e contemporânea, como também oferece vistas para a Biscayne Bay, perfeitas para uma pausa entre as exposições. A média de uma visita ao museu é de 1,5 hora.
Ao final da tarde, siga, de fato, em direção ao Bayside Marketplace, é um mercado a céu aberto com influência latina e uma boa opção para comprar souvenires e experimentar comidas típicas. É ideal para quem deseja relaxar e fazer compras de lembrancinhas em Downtown Miami. Vale passear ao longo da água, enquanto observa os barcos ancorados e os arranha-céus de Downtown Miami. Ah, e tem uma roda gigante!
Se quiser estender a noite, você pode pegar um passeio de barco ao entardecer diretamente no Bayside Marketplace, onde barcos oferecem tours ao redor de Biscayne Bay, passando por mansões de celebridades e os pontos mais icônicos de Miami iluminados à noite. Considere para a visita a Bayside pelo menos 1,5 hora e mais 1,5 hora de passeio de barco.
ROTEIRO DE 5 DIAS EM MIAMI
Com um número maior de dias disponíveis para explorar a Miami, sugerimos investir em atrações menos óbvias e sair um pouco da rota turística. Em outras palavras, essa é a oportunidade perfeita para se arriscar e desbravar outros lados dessa cidade.
4° DIA: COCONUT GROVE E KEY BISCAYNE
Comece o dia em Coconut Grove, um bairro histórico e boêmio de Miami. Chegue cedo e vá até o CocoWalk, um centro comercial ao ar livre com lojas, cafés e opções para um café da manhã; recomendamos o Greenstreet Cafe, ideal para brunch, com opções variadas em um ambiente descontraído.
Após o café, explore as ruas arborizadas e visite o Peacock Park, que fica à beira da baía de Biscayne, oferecendo uma ótima vista para começar o dia. Coconut Grove é um bairro compacto, ideal para caminhar. Todos os pontos mencionados estão a uma curta distância.
De lá, siga de carro ou de transporte público (o Metrorail, saindo da estação Coconut Grove, é uma boa opção) para o Vizcaya Museum & Gardens, uma propriedade de estilo renascentista à beira-mar, com jardins. Reserve pelo menos 1h30 para explorar o local. Se for de carro, o trajeto leva cerca de 10 minutos e há estacionamento no local.
Após o almoço, dirija-se a Key Biscayne, uma ilha conectada a Miami pela Rickenbacker Causeway. O trajeto de carro leva cerca de 20 minutos. A primeira parada pode ser o Crandon Park, com sua praia tranquila e trechos de areia cercados por palmeiras.
Se preferir um passeio ao ar livre, faça uma caminhada leve pelo parque ou relaxe na praia.
De Crandon Park, continue até o Bill Baggs Cape Florida State Park, no extremo sul da ilha. Aproveite para fazer uma trilha ou visitar o Cape Florida Lighthouse, um farol histórico com uma vista panorâmica do oceano e da baía.
Dica: O farol oferece visitas guiadas e é possível subir até o topo para ter uma vista privilegiada. Reserve pelo menos 1 hora para explorar o parque.
De Coconut Grove até Key Biscayne, é mais conveniente alugar um carro ou usar um serviço de transporte por aplicativo. O trajeto total entre os pontos em Key Biscayne leva cerca de 10 a 15 minutos.
Depois de explorar Key Biscayne, volte para Coconut Grove para encerrar o dia com um jantar em um dos restaurantes à beira da baía. Recomendamos o Monty’s Raw Bar, um local descontraído à beira-mar, famoso por seus frutos do mar e atmosfera relaxante.
O local oferece uma vista tranquila do pôr do sol, fechando o dia de forma relaxante.
5° DIA: BATE E VOLTA
Um bate-volta até as Florida Keys oferece uma experiência única, onde a viagem em si, pela Overseas Highway, já é um dos grandes destaques.
O trajeto de Miami a Key Largo, a primeira parada, leva cerca de 1h30 de carro. Em Key Largo, atividades aquáticas são o ponto forte, especialmente no John Pennekamp Coral Reef State Park, famoso por snorkeling e mergulho em meio a corais.
De Key Largo, em 30 minutos de carro, chega-se a Islamorada, uma vila charmosa conhecida por seus frutos do mar frescos servidos em restaurantes à beira-mar. O local também tem galerias de arte e boutiques que valem a visita. Seguindo mais ao sul, após cerca de 45 minutos, você alcança Marathon, onde o Turtle Hospital é uma atração imperdível para quem se interessa pela conservação marinha. O hospital oferece tours educativos que permitem conhecer o trabalho de reabilitação de tartarugas.
Esse bate-volta pode durar um dia inteiro, com paradas curtas ou mais prolongadas dependendo do interesse, mas é possível adaptar o roteiro para voltar a Miami no fim do dia, aproveitando cada parte da jornada.
ROTEIRO DE 7 DIAS EM MIAMI
Para os dias finais da viagem, a dica é desacelerar. Após uma semana inteira explorando e dando “checks” das atrações do seu roteiro, essa é a hora de desfrutar de atrações para descontrair e fechar com chave de ouro a sua experiência internacional.
6° DIA: EVERGLADES NATIONAL PARK
O Everglades National Park, no sul da Flórida, é um dos maiores ecossistemas subtropicais dos EUA, brigando uma rica biodiversidade. Além da biodiversidade, o Everglades tem uma história cultural significativa, com ocupação indígena e construções da Guerra Fria. Dito tudo isso, vale a visita, sim — apesar de ficar um pouquinho mais afastado do centro de Miami.
É recomendável chegar, pelo menos, 30 minutos antes do seu passeio para se organizar. Reserve um passeio de barco guiado que dure entre 1 a 2 horas, com saídas em locais como Gumbo Limbo ou Florida City. Durante o passeio, você terá a chance de observar jacarés, tartarugas e diversas aves raras em seu habitat natural, enquanto aprende sobre a ecologia do local com um guia experiente.
Após o passeio, aproveite para explorar as trilhas do parque. A Anhinga Trail, por exemplo, é uma ótima opção para avistar mais vida selvagem. Reserve cerca de 1 hora para essa exploração, onde você pode ver jacarés ao longo da trilha e observar pássaros em seus ninhos.
Depois de explorar, siga para uma das cidades próximas, como Florida City, para almoçar. O trajeto leva cerca de 20 minutos. Há várias opções de restaurantes, onde você pode recarregar as energias antes de continuar o dia. Nossa recomendação é pelo Boater’s Grill, um restaurante à beira-mar, famoso por seu ambiente descontraído e pratos frescos.
No total, você gastará aproximadamente 1 hora no deslocamento até o Everglades, 1 a 2 horas no passeio de barco e mais 1 hora explorando as trilhas.
7º DIA: DIA LIVRE
Esse é o momento perfeito para dar check naquela atração que não deu tempo de visitar nos dias anteriores. Dê uma olhada no seu roteiro, veja o que ficou pendente e use esse dia para explorar o que ainda não conheceu.
DICAS SOBRE MONTAR UM ROTEIRO PARA MIAMI
Considere a localização e o tempo de deslocamento. Agrupe as atividades e visitas de acordo com a proximidade geográfica. Isso evita perder tempo no trânsito e garante uma melhor organização dos seus dias. Por exemplo, combine a visita a South Beach com o Art Deco District e Ocean Drive em um único dia.
Aliás, ter um carro facilita muito os deslocamentos, especialmente para pontos mais distantes, como o Everglades ou Key Biscayne. No entanto, o transporte público cobre bem áreas centrais, como o centro de Miami, South Beach e Little Havana. Apps de transporte são opções práticas para quem prefere não dirigir. Assim, você também consegue explorar cada lugar com mais calma.
Miami tem bairros com muita vida cultural e gastronômica. Ao visitar locais como Little Havana e Wynwood, vale dedicar mais tempo para passear, observar a arte de rua, experimentar a culinária local e, claro, conversar com os moradores.
O clima em Miami pode ser bem quente e úmido durante o verão, então, considere isso ao planejar atividades ao ar livre. No inverno, as temperaturas são mais amenas, ideal para passeios mais longos e explorar a cidade a pé.
Separe um dia para imprevistos ou para explorar algo que tenha descoberto durante a viagem. Também é interessante deixar um tempo livre para simplesmente relaxar, especialmente nas praias ou parques. E para quem se planeja antes, a chance de aproveitar promoções: Algumas atrações, como museus e passeios de barco, oferecem descontos na compra de ingressos antecipados ou pacotes para grupos. Verifique antes de sua viagem.
DÚVIDAS SOBRE COMO MONTAR UM ROTEIRO PARA MIAMI
Algumas dúvidas sobre montar um roteiro para Miami podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Quantos dias são suficientes para visitar Miami?
Depende do seu objetivo. Três dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos, como South Beach, Little Havana e Wynwood. Com cinco dias, você pode explorar áreas menos conhecidas, como Coconut Grove e Key Biscayne. Uma semana permite visitar também os arredores, como o Everglades ou fazer um bate-volta às Florida Keys.
2. Qual é a melhor maneira de se locomover por Miami?
Ter um carro facilita bastante, principalmente para visitar locais distantes, como Key Biscayne e Everglades. No entanto, o transporte público cobre bem as áreas centrais, como South Beach, o centro de Miami e Little Havana. Aplicativos de transporte também são práticos.
3. Preciso comprar os ingressos para as atrações com antecedência em Miami?
Não é obrigatório, mas pode ser vantajoso, especialmente para evitar filas em locais populares como o Vizcaya Museum ou passeios de barco em Biscayne Bay. Alguns museus e tours também oferecem descontos para compras antecipadas.
4. Vou gastar muito dinheiro em Miami?
Miami pode ser uma cidade cara, especialmente nas áreas turísticas. No entanto, é possível encontrar opções mais acessíveis, como restaurantes locais em Little Havana e atrações gratuitas, como praias e parques. Planeje-se para evitar gastos excessivos, e procure promoções para atrações e passeios.
5. Onde devo ficar em Miami?
South Beach é ideal para quem deseja estar perto das praias e da vida noturna. Downtown Miami é uma boa opção para quem busca acesso fácil às principais atrações, como museus e áreas culturais. Wynwood e Brickell oferecem opções mais modernas e tranquilas, com restaurantes e vida cultural por perto.