Little Havana, nomeado em homenagem à capital cubana, é um bairro profundamente imerso na cultura cubana. Com a chegada dos imigrantes cubanos na década de 1950, especialmente após a ascensão de Fidel Castro em 1959, a área tornou-se um verdadeiro enclave da cultura cubana, recebendo o nome de Little Havana na década de 1960.

Os “gallos” são um claro sinal de que você está no lugar certo! Foto: Flickr/Thank You.

A Calle Ocho, a principal rua do bairro, é o coração pulsante de Little Havana. Aqui, tanto os visitantes quanto os locais se encontram para desfrutar de um café cubano, cantar em espanhol ou saborear frutas caribenhas em barracas de rua. As cores e a música animada, que incluem ritmos como merengue e salsa são o plano de fundo e a trilha sonora! Aliás, entre as ruas 13th e 17th, estão concentradas as atrações mais icônicas do bairro, todas a uma curta caminhada umas das outras.

Se possível, agende sua visita para coincidir com o Viernes Culturales, que acontece na terceira sexta-feira de cada mês, das 19h às 23h. Este festival ao ar livre celebra a cultura latina com música, atividades, performances e comida típica, promovido por uma organização sem fins lucrativos que leva o mesmo nome do evento.

Entre os destaques de Little Havana está a “Calçada da Fama”, ou Paseo de las Estrellas, onde estrelas dedicadas a artistas latinos, como Gloria Estefan e Agustín Lara, são exibidas no chão. As paredes da região também são um espetáculo à parte, com grafites coloridos e murais que celebram a cultura cubana e latina. Esculturas de galos, feitas pelo artista Tony Lopez, decoram as ruas, adicionando um toque artístico ao ambiente.

Julio Iglesias é um dos artistas a ganhar um espaço na calçada da fama da Calle Ocho. Foto: Flickr/Phillip Pessar.

Não deixe de visitar o Parque Máximo Gomez, conhecido como Parque Dominó, onde você encontrará grupos de idosos jogando dominó, xadrez e outros jogos de tabuleiro em um ambiente que remete à Cuba antiga. Se você estiver interessado em conversar com os jogadores, esteja preparado para ouvir histórias fascinantes sobre a vida deles.

Para os apreciadores de charutos, Little Havana é o lugar ideal para escolher e conhecer a produção de charutos cubanos. Embora, devido ao embargo econômico, o tabaco não seja de Cuba, você encontrará charutos autênticos de artesãos locais. Visite lojas renomadas como El Titan de Bronze, Cuba Tobacco Cigar Co. e Cuban Crafters para uma experiência genuína.

Mesmo sem fumar, não deixe de passar em uma tradicional loja de charutos cubanos. Foto: Flickr/Phillip Pessar.

Outra parada obrigatória é a sorveteria Azucar, localizada na Calle Ocho, ao lado do Ball & Chain. A fachada, com um grande cone de sorvete é inconfundível. Fundada por Suzy Batlle, Azucar oferece sorvetes artesanais feitos com frutas locais e sabores inspirados na cultura cubana, como plátano maduro e o mantecado, uma combinação de baunilha cubana, noz-moscada e canela.

E por fim, está também aqui o mais icônico restaurante cubano:Café Versailles. A decoração permanece intacta desde a inauguração, com os lustres de cristal dos anos 70, as simples mesas de metal e os espelhos franceses que inspiraram o nome do restaurante. A equipe é formada por moradores da região e membros da família de Felipe Valls, o fundador e proprietário.

Fachada da sorveteria Azucar na Calle Ocho. Foto: Divulgação.

Little Havana é um pedaço de Cuba em Miami, repleto de cultura, cor e sabores únicos. O bairro oferece uma experiência autêntica, uma imersão muito especial na cultura cubana. É um must para quem visita, Miami!