A capital da França se tornou-se um dos destinos preferidos dos viajantes brasileiros. Seja pela a atmosfera artística, de romance,  pela gastronomia ou pelas inúmeras oportunidades de apreciar paisagens belíssimas em suas terras.  A boa notícia é que ela está sempre de portas abertas, o que facilita muito na hora de definir quando ir a Paris.

Aliás, diferente do Brasil, as estações são bem definidas por lá. O inverno, é daqueles que venta e tem dias cinzentos! Já quando faz calor, o “kit de sobrevivência” deve incluir: protetor solar, muita água e sombra fresca. Entretanto, para fazer uma escolha certeira é importante ter em mente o objetivo principal da sua viagem. É conhecer os monumentos históricos? Se deliciar com vinhos de alta qualidade e gastronomia local? Ou quem sabe, conhecer a capital e depois dar um pulinho no litoral?

Bom, para te auxiliar nessa escolha, nós da Travel, compilamos algumas informações muito úteis na hora de planejar a sua viagem.

Quando ir a Paris

☞ pular para…

QUANDO IR A PARIS

Paris é uma cidade encantadora em todas as épocas do ano, isso é um fato. Seja enfrentando um frio acompanhado de leves ventanias e chuvas no inverno ou durante o calor vibrante do verão, a Cidade Luz é digna de visita em todas as estações.

Ao planejar sua viagem para Paris, é essencial considerar a volatilidade do clima na região, que pode apresentar várias facetas em um mesmo dia.  Por isso, é aconselhável estar bem acompanhado de um casaco versátil. O famoso “quebra-galho”. Porém, não se desespere! Pois a maioria dos estabelecimentos estão preparados para as baixas temperaturas e as chuvas repentinas. Em outras palavras, você sempre terá um lugar para se aquecer e desfrutar daquele tradicional croissant e pain au chocolat durante a sua estadia.

VERÃO EM PARIS

Como na maior parte das cidades europeias, os meses de verão é quando o bad mood dos dias frios desaparece e as pessoas voltam a se apaixonar pela cidade e ocupar cada canto dela. Em Paris, isso não é diferente e ficará bem óbvio durante a sua visita. Inclusive, é nessa época do ano que acontece as férias no Hemisfério Norte. Ou seja, espere um grande fluxo de turistas e preços de hospedagem e passagens que não poupam os bolsos.

Primeiramente, a estação se inicia no dia 20 de junho e vai até 22 de setembro. Os dias são mais longos, sendo que o Sol nasce por volta das 05h40 e se põe entre 21h e 21h30. Já as chuvas, podem dar as caras mas elas costumam ser leves e rápidas. Em outras palavras, é a estação perfeita para fazer passeios de barco pelo Rio Sena, ir aos festivais de música e aproveitar as noites nos bairros mais animados da cidade. Aliás, para ficar por dentro da vida noturna de Paris, confira a nossa matéria.

Já a média das temperaturas não é de assustar os brasileiros. As máximas costumam ficar na casa dos 25ºC, com alguns picos de calor chegando próximo aos 30ºC, principalmente em Julho e Agosto. Em contrapartida, ao cair da noite as temperaturas podem chegar até 15ºC.

OUTONO EM PARIS

Optar por conhecer Paris nas estações consideradas “amenas” pode ser uma sacada inteligente. Durante o Outono, a confusão e a lotação dos meses de verão diminuem significativamente. Tornando a circulação pela cidade, seja a pé, de metrô ou de bicicleta, muito mais tranquila. Além disso, as atrações turísticas e os disputados rooftops ficam bem mais acessíveis. E, é claro, os preços seguem a mesma tendência.

A estação começa oficialmente no dia 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. Já em relação a duração dos dias, aqui é quando eles lentamente começam a ficar mais curtos. O Sol nasce por volta das 7h30 e se põe entre 18h e 19h30. Inclusive, o outono é a temporada em que o clima de inverno começa a dar as caras aos poucos. Então, lembre-se de montar uma mala versátil com peças que não vão te deixar na mão. As temperaturas oscilam entre os 8ºC e 20ºC nessa época.

Além disso, os tons alaranjados tomam conta das ruas e dos canteiros de Paris, criando uma atmosfera encantadora e cinematográfica. No entanto, tenha em mente que em meados de outubro, fazer piqueniques em alguns dos parques ficam proibidos tanto para locais quanto para turistas. Museus como o Louvre, Museu d’Orsay e o Centro Pompidou são passeios muito recomendados para essa estação.

Quando ir a Paris

Adicionalmente, aproveite para apreciar a gastronomia tradicional francesa, com pratos quentes e reconfortantes. Aliás, se você quiser saber mais dicas sobre o que comer e beber em Paris, confira a nossa outra matéria.

INVERNO EM PARIS

Acredite ou não, o inverno em Paris é considerado baixa temporada. Apesar de contar com as clássicas feiras de Natal e celebrações de Réveillon, o número de turistas na cidade começa a diminuir por conta das baixas temperaturas e da ventania, que pode se tornar incômoda após muitas horas de exploração. Claro, você ainda poderá explorar a cidade e se maravilhar com suas belas paisagens, mas ao escolher sua data de viagem, esteja preparado.

Para começar, a estação começa oficialmente no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março. Em relação à duração dos dias, este é o período em que eles são mais curtos. O sol tende a nascer por volta das 8h30 e se põe às 17h. Quanto às médias de temperatura, as máximas ficam em torno dos 10ºC, e as mínimas variam entre 5ºC e 0ºC. Aliás, vale a pena ressaltar que é muito raro nevar em Paris. Se vê-la for o seu objetivo, considere fazer um bate e volta para cidades próximas como Bordeaux e Saint-Étienne.

Além do mais, uma estratégia interessante é optar por passeios em ambientes fechados. O Bois de Vincennes, por exemplo, é uma excelente ideia para aqueles que viajam com crianças. Já para os mais aventureiros, que tal se arriscar na patinação no gelo no Grand Palais ou no terraço das Galeries Lafayette?

PRIMAVERA PARIS

Há boatos entre os viajantes de que a primavera é a melhor época para visitar Paris. Não só os preços das hospedagens são mais acessíveis, mas a cidade volta a ganhar vida, os parisienses magicamente se tornam mais simpáticos e festas tradicionais passam a ocupar as ruas da cidade. Além disso, os passeios ao ar livre retornam em grande estilo e as viagens de carro para o litoral se destacam. Inclusive, opções não faltam.

A  estação começa no dia 20 de março e vai até 20 de junho. O sol volta a nascer por volta das 7h e se põe entre 19h e 21h30 e as temperaturas começam a esquentar depois de muito tempo. As máximas chegam aos 20ºC e as mínimas ficam entre 5ºC e 10ºC. Sabe aquele casaco versátil? Não o abandone, ele pode ser uma boa companhia nessa época do ano, já que o clima de inverno ainda não foi embora completamente. Durante o entardecer, é muito comum haver quedas de temperatura.

Em relação aos passeios, a primavera é quando o seu leque de opções se expande. Considere fazer uma visita ao Palácio de Versalhes e seus belos jardins! Os entusiastas por fotografia não podem deixar de adicionar essa atração ao seu roteiro de viagem.

Quando ir a Paris

Além disso, durante os meses de abril e maio, acontece o Tour Auto e a Fête de la Musique, que transforma a cidade em um palco ao ar livre, celebrando a música em todas as suas formas, com performances espalhadas por praças, parques e ruas, criando uma atmosfera vibrante e acolhedora para todos. Inclusive, esse é um evento muito democrático, onde turistas e moradores locais de todas as faixas etárias são convidados a ocupar as ruas dos icônicos bairros da cidade.

Se você busca experienciar Paris além dos pontos turísticos, aconselhamos dar uma olhada na nossa matéria sobre eventos em Paris.

MELHOR ÉPOCA PARA IR A PARIS

Gostamos de ressaltar que, a escolha das datas da sua viagem depende do tipo de experiências que você quer viver na cidade. Portanto, não há uma resposta 100% correta!

Analisando algumas comodidades e preços, de modo geral, a Primavera e o Outono são ótimas opções para se considerar. Há uma boa oferta de passagens aéreas para França, fazer reservas em hospedagens e comprar bilhetes para algumas atrações também não costumam ser um problema. Além disso, a cidade não está tão cheia, circular pelos bairros mais famosos tende a ser mais tranquilo e também há uma gama de atividades disponíveis em Paris e seus arredores nessa época.

Porém, o verão é perfeito para viver boas aventuras, se jogar nas festas e nos festivais. Se esse é o foco da sua viagem não hesite em marcar a sua ida em meados de Junho a Setembro. Por fim, se você é um amante do inverno, Paris está a sua espera do final de Dezembro até Março. Com feiras natalinas, bons vinhos, pratos típicos de dar água na boca e boa música.

FERIADOS EM PARIS

Para se programar melhor, é importante se informar sobre os principais feriados de Paris para que não tenha surpresas desagradáveis no seu roteiro, já que normalmente as atrações podem estar fechadas nestas datas. Segue abaixo a lista dos principais feriados na cidade em 2024:

  • 1 de janeiro – Ano Novo.
  • 1 de abril – Segunda-feira de Páscoa.
  • 1 de maio – Dia do Trabalho.
  • 8 de maio – Dia da Vitória na Europa.
  • 9 de maio – Quinta-Feira da Ascensão.
  • 20 de maio – Segunda-feira de Pentecostes.
  • 14 de julho – Dia da Bastilha.
  • 15 de agosto – Assunção de Maria.
  • 1 de novembro – Dia de Todos os Santos.
  • 11 de novembro – Armistício de 1918.
  • 25 de dezembro – Natal.

Há também aquelas datas especiais, porém não são consideradas como feriados. Dentre elas: Dia dos Namorados, Halloween, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, etc.

DÚVIDAS SOBRE QUANDO IR A PARIS

Algumas dúvidas sobre quando ir a Paris podem surgir na mente dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a época mais barata para ir a Paris?

A época mais barata para visitar Paris é durante a baixa temporada, ou seja, no inverno. No entanto, durante o outono e a primavera, consideradas as “estações amenas”, você pode encontrar um bom custo-benefício entre clima, atrações e gastos.

2. Quando chove em Paris?

Tenha em mente que Paris tende a ser uma cidade chuvosa. O outono e o inverno apresentam precipitações mais constantes. Já o verão e a primavera, apesar de menos frequentes, ainda podem registrar chuvas leves e passageiras.

3. Neva em Paris?

Sim, neva em Paris, mas a neve não é muito comum e tende a ser leve quando ocorre. Se vê-la for o seu objetivo, considere fazer um bate e volta para cidades próximas como Bordeaux e Saint-Étienne. Essas cidades oferecem uma chance maior de encontrar paisagens cobertas de neve e desfrutar de atividades típicas de inverno.

4. Quais são os meses com mais tempo de claridade em Paris?

Os meses de verão são quando têm a maior incidência de luz solar. De junho a setembro, costuma escurecer por volta de 21h30.

5. Quais são os meses mais quentes em Paris?

Os meses mais quentes em Paria costumam ser  julho e agosto. As máximas costumam ficar na casa dos 20ºC, com alguns picos de calor chegando a temperaturas próximas aos340ºC. Em contrapartida, ao cair da noite as temperaturas podem chegar até 15ºC.