Desde 1902. No coração de Kreuzberg, em uma antiga casa, bem tipicamente alemã, o restaurante Max und Moritz serve comida tradicional há mais de um século.

Quer dizer, o restaurante sobreviveu às duas grande guerras e ao muro e, felizmente, uma grande parte do inventário foi preservada. Aliás, uma das marcas são os móveis de estilo guilhermino, além de murais do malandros Max e Moritz, criados por Wilhelm Busch; bastante detalhes em Art Nouveau.

Ao longo dos 120 anos, muita coisa mudou. Especialmente desde 1940, após a guerra, quando Max und Moritz foi reaberto como cozinha popular. Isto é, trabalhadores alemães frequentavam o bairro, onde os aluguéis eram baixos para a época, e jantavam por ali utilizando vale-refeição.

Por um momento, o restaurante se converteu em uma loja de móveis brevemente, mas voltou às suas origens. Inclusive, na década de 80, estudantes e artistas logo chegaram ao bairro e Kreuzberg tornou-se um bairro multicultural de vida noturna. Aliás, o restaurante se tornou ponto de encontro da esquerda, por exemplo, a “Lista Alternativa” foi fundada no pub — coalização política que representa grupos de esquerda na cidade.

Por fim, com toda essa história e renome, importante reservar seu lugar com antecedência. Possível pelo telefone +49 30 695 15 911.

Horário de funcionamento: quarta a segunda a partir das 17h. Fechado às terças-feiras.
Música ao vivo. Cerveja ótima.

Horários: Quarta a segunda a partir das 18h.
Preço: € 20–30
Endereço: Oranienstraße 162