Impossível ir a Roma e não conhecer a Fontana di Trevi! Um dos pontos mais turísticos e mais lotados da cidade, a fonte do século XVII é gigantesca e imponente e se destaca em meio a outras belas fontes na cidade.
A fonte como conhecemos hoje teve sua construção iniciada em 1732 após um concurso arquitetônico lançado pelo o papa Papa Clemente XII. Nicola Salvi foi o vencedor do concurso e deu início às obras. Porém, a fonte só foi finalizada em 1762 por Giuseppe Pannini. A fonte foi construída na fachada do palácio Poli, e sua decoração foi inspirada no oceano. No centro, uma estátua de Netuno, o deus do mar, rege as águas sobre uma concha, que faz as vezes de sua carruagem, sendo puxada por cavalos-marinhos e liderada por dois tritões. Os dois cavalos, um calmo e um selvagem, representam os dois estados do mar.
Tanto durante o dia quanto a noite, a fonte está repleta de turistas fotografando ou tentando fazer o ritual de jogar a moeda. Quem quer tentar tirar uma fotos com menos multidão, a dica é tentar chegar de manhã bem cedinho, e torcer para não encontrar tantos madrugadores que também tiveram a mesma ideia.