O Castelo Sant’Angelo (Castelo Santo Ângelo) é uma fortaleza situada na margem direita do rio Tibre, próximo à Cidade do Vaticano.
A construção do edifício começou no ano 135 sob para funcionar como mausoléu para o imperador Adriano e sua família. Pouco tempo depois da construção, o castelo se tornou um edifício militar.
A estátua do anjo no topo do castelo foi instalada em 590, quando o Papa Gregório I teve uma visão do Arcanjo São Miguel no topo do castelo, anunciando o fim da grande epidemia de peste que assolava a cidade. Em 1277 foi construído um corredor fortificado de 800 metros que conectava o castelo com a Cidade do Vaticano para que o Papa pudesse escapar caso estivesse em perigo.
Atualmente, é possível visitar a câmara das cinzas e celas onde permaneceram presos alguns personagens históricos, além de salas que funcionaram como residência Papal, decoradas com belos afrescos da época renascentista. No andar superior há um grande terraço de onde é possível tirar belas fotografias da cidade.
INGRESSOS
O preço do ingresso completo é €10,50 (aproximadamente, R$ 66)e está sujeita a alterações durante as exposições. Entrada inclusa para quem adquiriu o Roma Pass.
COMO CHEGAR
- A Pé (aproximadamente 15 minutos):
- Caminhe até o Castelo de São Ângelo, que fica a cerca de 1,5 km da Piazza Navona ou da Piazza del Popolo.
- Se você estiver na Piazza Venezia, siga pela Via del Corso até a Piazza San Lorenzo in Lucina e continue até a Ponte Sant’Angelo. O castelo fica logo à sua direita.
- De Metrô:
- Pegue a linha A (vermelha) na estação Termini em direção à estação Ottaviano-San Pietro.
- Desça na estação Lepanto e caminhe cerca de 10 minutos até o castelo, cruzando a Ponte Vittorio Emanuele II.
- De Ônibus:
- Pegue o ônibus 40 ou 64 a partir de Piazza Venezia ou Termini.
- Desça na parada Cavour, que fica perto da Ponte Sant’Angelo, e caminhe alguns minutos até o castelo.