Vida Noturna

Vida Noturna

    int(2454)

Não é à toa que ao falar da Chapada dos Veadeiros pensamos em cachoeiras e terra batida. Mas nessa região, existe também vida noturna, com forró, música e cerveja gelada.

Por: Carolina Varella, Atualizado em 10/02/2025

Dias ensolarados e noites iluminadas: existe vida noturna na Chapada dos Veadeiros.

Foto: Lambuze

São Jorge e Alto Paraíso trazem movimento e vida para o árido cerrado, revelando seus dois mundos: o do dia e o da noite. Porque com o clima fresco que vem depois do Sol, a vontade é de passear pelos vilarejos. E o charme das noites iluminadas pela Lua e pelo varal de luzes dos restaurantes, o barulho das conversas nos bares e os pés ‘forrozeantes’ são um convite para ficar!

De festas tradicionais a festas com ingresso antecipado, é possível se programar mesmo antes de ir para festejar ao máximo. Mas seja a época que for, o boteco, o restaurante com música ao vivo e a cachaça artesanal, sempre estão ali para fazer história.

☞ pular para…

A VIDA NOTURNA NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Os vilarejos de Alto Paraíso e São Jorge são palco para noites deliciosas. Seja ao som de música ao vivo; para sentar-se no boteco e tomar a cerveja gelada por um preço amigo; explorar lugares charmosos e apreciar bons drinks. E com o avanço do turismo, a oferta está crescendo, e os vilarejos estão em movimento o ano todo — com seu auge no mês de julho. Nesse momento, mais pessoas estão por aqui e também acontecem eventos tradicionais que celebram a cultura da região e convidam a todos do país.

Ao longo do ano, o leque de eventos é enorme e se espalham por toda a região.  A diversidade das celebrações é realmente impressionante, com muita arte e cultura de vários tipos. Inclusive, se você quiser ficar por dentro dos eventos mais importantes, basta acessar nossa matéria completa.

O QUE FAZER A NOITE NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Botecos, bares, restaurantes, festas, festivais. Tudo acontece à noite na Chapada dos Veadeiros, com plano de fundo o pôr do Sol e a Lua, combinada com as luzinhas varal que dão o charme final; além de uma musicalidade que constrói a trilha sonoro mesmo nos dias mais tranquilos. Quer dizer, sempre tem algo rolando por aqui, especialmente nos vilarejos de Alto Paraíso e São Jorge.

Enquanto muitos eventos ao longo do ano são informados por plataforma de ingressos ou na nossa matéria completa sobre o tema, muito se revela no boca a boca mesmo. Quer dizer, não adianta planejar tanto — talvez uma música, uma conversa ou um convite te levem até lugares bem especiais de uma maneira bem espontânea, e essa é uma das magias da região.

BOTECO NA CHAPADA DOS VEADEIROS

O tradicional Bar do Pelé, convida aos petiscos e a cerveja gelada no final do dia. Para os que se hospedam em São Jorge, esse é a esquina ideal e, provavelmente, você irá vira freguês desse momento cheio brasilidades: da música ao atendimento gentil.

Horários: 16h até 00h
Preço:
R$ 5 – 30
Endereço:
R. Cinco – São Jorge

Já em Alto Paraíso, o Vendinha 1961 é o clássico da região. O espaço rústico tem uma área externa confortável e colorida, e convida a relaxar depois que o Sol se põe.

Horários: Terça a Quinta de 16h até 00h; Sexta a domingo do 12h à 01h.
Preço:
R$ 5 – 30
Endereço:
Av. Ary Valadão Filho, 787 – Centro, Alto Paraíso de Goiás

LUGARES PARA SAIR À NOITE NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Além de alguns eventos aleatórios espalhados por toda a região, os palcos são os vilarejos Alto Paraíso e São Jorge.

O vilarejo de Alto Paraíso é considerado ‘a capital da Chapada’. Sendo o maior e o mais estruturado entre os municípios, por isso, ele também conta com o maior número de estabelecimentos e é o mais movimentado. Contudo, ainda que seja relativamente maior, tudo aqui pode ser acedido a pé pelas suas ruas de asfalto.
Já em São Jorge, a rua é de terra batida e o clima é mais rústico e mais intimista. O cenário alaranjado é iluminado graciosamente pela noite e os (relativamente) poucos restaurantes são muito bons e cheios de charme. 

Caminhando pelas ruas principal de Alto Paraíso você já vai sentir o grau da noite e passar pelos lugares mais interessantes da região. Em São Jorge, a rua principal concentra também muitos estabelecimentos, mas vale se perder um pouquinho nas ruas paralelas. 

Ambos os vilarejos contam com uma oferta gastronômica cada vez maior, além de lugares para apreciar de bons drinks até cerveja gelada por um bom preço. E ao longo do ano, recebem muitos turistas, especialmente em julho, no ápice da alta temporada. 

MAPA PARA SAIR À NOITE NA CHAPADA DOS VEADEIROS

DICAS SOBRE A VIDA NOTURNA NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Para garantir que você irá aproveitar noites realmente mágicas ao longo da viagem, talvez valha programar sua ida quando houver alguma festividade. Se não for possível, o vilarejo de Alto Paraíso tem mais movimento e os finais de semana são mais agitados do que no vilarejo de São Jorge.

Alguns bares e botecos marcam tradição em ambos os vilarejos, e a música é o plano de fundo; e quando se está em grupo, tudo vira festa. Mas são os eventos que convidam a encontros especiais que transbordam a energia da Chapada dos Veadeiros.

DÚVIDAS SOBRE A VIDA NOTURNA NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Algumas dúvidas sobre a vida noturna da Chapada dos Veadeiros.

1. Quais são as principais opções para curtir a vida noturna na Chapada dos Veadeiros?

Alto Paraíso e São Jorge são os principais vilarejos para curtir a vida noturna, sendo Alto ainda mais movimento e onde concentram-se o maior número de estabelecimentos. Contudo, ao longo do ano, rolam eventos espalhados pela região toda.

2. Quanto custa a vida noturna na Chapada dos Veadeiros?

Do boteco ao mais sofisticado, a oferta da região é bem diversificada. É possível encontrar uma cerveja gelada por um preço bom, e também sentar para apreciar um drink mais caro. Além da possibilidade de comprar cervejas no supermercado e sentar-se na praça.

4. Como se locomover à noite na Chapada dos Veadeiros?

Locomover-se na Chapada dos Veadeiros é relativamente fácil, considerando que você está hospedado nos principais vilarejos como São Jorge e Alto Paraíso. E como experiência, vale conhecer a vida noturna dos dois. Cavalcante é um vilarejo mais isolado, e com uma oferta crescente, mas ainda não é conhecido pelo movimento de noite.

LISTA DE ONDE CURTIR A VIDA NOTURNA NA CHAPADA DOS VEADEIROS

A seguir, a Travel separou alguns dos principais estabelecimentos para você curtir a vida noturna da Chapada dos Veadeiros: