Vida Noturna

Vida Noturna

    int(11771)

Conheça o melhor da vida noturna (e diurna) de Amsterdam. A cidade tem muitas versões e compartilhamos cada uma delas, além de dar dicas especiais, compartilhar mapa Travel cheio de lugar interessante e tirar suas dúvidas.

Por: Carolina Varella, Atualizado em 24/03/2025

Gostaríamos de dizer que só vida ‘noturna’ seria muito pouco para contemplar o que acontece em Amsterdam. A cidade convida a curtir o dia inteiro, nos parques acompanhado de um queijos e vinhos, nos bares com bancos na calçada para os dias ensolarados, nos barcos que oferecem open bar etc. E fica ainda mais convidativo no verão, sem dúvida.

Na alta temporada a cidade é palco para festivais incríveis, e o calor, os dias longos e a mistura ainda mais intensa de turistas e locais, deixa o ar com sensação de festa o tempo todo. Aliás, mesmo fora da alta temporada, os turistas ocupam a cidade; então — literalmente — não tem tempo ruim para poder curtir essa parte de Amsterdam. Quer dizer, salvo a época de chuva e mais vento, meio entre janeiro e fevereiro, que dá uma baixada na intensidade das coisas (apesar da cidade estar muito bem preparada para isso), no geral, qualquer época é boa para curtir a vida noturna-diurna de Amsterdam.

Mas claro, durante a noite, as luzes varal e a luz da Lua garantem um charme especial. E os canais que permeiam a cidade também. Além disso, se locomover é fácil, bastante seguro e o clima é descontraído. E não se esqueça que a Heineken é a melhor pedida por aqui!

O QUE FAZER À NOITE EM AMSTERDAM

Bares muitos, baladas de todos os tipos, festas open air espalhadas pela cidade, cafés que também são pubs, galerias com eventos intimistas, teatros e casas de show, existe todo um universo de possibilidades em Amsterdam. Aliás, também considere que talvez exista a versão dia e a versão noite daquela mesma experiência, — que de noite fica, provavelmente, muito mais charmosa — como exemplo, os passeios de barco ou sentar-se na beira do canal. Inclusive, até museus noturnos são uma boa pedida!

Para começar, uma recomendação Travel: existe um supermercado especializado em cerveja, o De Bierkoning, e a sugestão é comprar cervejas diferentes e sentar-se no Vondelpark para apreciar.

Aliás, para além da versão dia e noite, coloque também outros graus de variação: estilo e região. Entre os bares, por exemplo, existem muitos que se enquadram entre os mais tradicionais enquanto outros são mais alternativos ; existem bares mais típicos, como os ‘cafés marrons’, brown cafés, até os mais modernos, como o Super Lyan. Para os clubs a mesma coisa, mas a música eletrônica costuma ser a mais ouvida independente de estilo e região. Ah, e sobre cada região, falamos no tópico abaixo.

Bruin Café, um ‘café marrom’ típico. Foto: Amsterdam.net

A cidade também guarda espaço para outros gêneros músicas, até lugares em que toca-se musica ao vivo; quer dizer, existe sim uma diversidade grande na cidade, até por ser tão globalizada, mas quem domina mesmo é a música eletrônica. Nessa pegada, para uma noite animada, o Bitterzoet é uma balada onde se apresentam excelentes DJs. Já o Paradiso, uma antiga igreja transformada em clube, oferece shows ao vivo e uma programação musical especial e atrai tanto turistas quanto locais.

Em suma, a qualidade da cena de bares e clubs é ótima, mas nada muito excepcional em comparação a maioria das capitais europeias. Agora, um dos pontos mais interessantes e especiais de Amsterdam são, sem dúvida, os coffeeshops. Parte da cultura alternativa, os coffeeshops são lugares onde é legal consumir cannabis e até cogumelos alucinógenos. Esses estabelecimentos são marca registrada da cidade, cada um diferente, mas, a ideia compartilhada é que você possa experimentar e ‘brisar’ em total liberdade. Inclusive, alguns oferecem até menu e a possibilidade de um bate papo educativo, caso você queira aprender mais sobre cada planta, o consumo, produção etc. É parte da vida de Amsterdam e se faz em ponto turístico também.

*Gostaríamos de esclarecer que a Travel tem o objetivo de apenas compartilhar informações sobre este tema, sem o intuito de incentivar o consumo de maconha.

The Bulldog: o primeiro coffeeshop da cidade.

No mais, os centros culturais de Amsterdam também são palco para eventos interessantíssimos, isso sem mencionar as galerias que também organizam eventos. Para quem busca uma experiência cultural, saiba que o  Concertgebouw é renomado por seus espetáculos de música clássica em uma das salas de concertos mais prestigiosas do mundo. Já os amantes de teatro podem aproveitar o DeLaMar Theater, que apresenta uma variedade de produções teatrais e musicais impressionantes.

Por fim, mas não menos importante, saiba que a capital da Holanda tem uma agenda de eventos e festivais incrível.

O King’s Day, por exemplo, celebrado em 27 de abril, transforma a cidade em uma festa ao ar livre, com canais cheios de barcos decorados, mercados de rua e uma maré de pessoas vestidas de laranja. Em seguida, o Amsterdam Light Festival, realizado de dezembro a janeiro, ilumina a cidade toda, criando uma atmosfera mágica ao longo dos canais e edifícios históricos. Para quem viaja com crianças, essa pode ser um passeio super interessante.

Foto: E-Flux

Já no verão, o Pride Amsterdam destaca-se como um dos maiores e mais coloridos eventos da cidade, ocorrendo no final de julho e início de agosto. O festival é conhecido pelo desfile de barcos pelos canais, onde a comunidade LGBTQIA+ celebra a diversidade e a inclusão. Para saber mais sobre “Eventos em Amsterdam” confira nossa matéria completa.

Por fim, ressaltamos: tem sempre algo rolando nessa cidade. Muito se descobre no boca a boca mesmo mas, para ficar por dentro de vários eventos, aqui vai uma sugestão de sites e aplicativos:

  • Iamsterdam.com: O site oficial de turismo de Amsterdam oferece uma seção dedicada a eventos na cidade, com informações sobre exposições, shows, festas, e mais.
  • Ticketmaster.nl: Um dos maiores portais de venda de ingressos na Holanda, onde você pode encontrar shows, festivais, e eventos esportivos.
  • Eventbrite: Uma plataforma global que lista eventos em Amsterdam, incluindo workshops, palestras, festas, e atividades culturais.
  • Amsterdam Dance Event (ADE): Se estiver interessado em música eletrônica, o ADE é um dos maiores festivais do mundo, e o site oficial oferece uma lista completa dos eventos e festas durante o festival.
  • Time Out Amsterdam: A versão digital da revista Time Out fornece uma lista atualizada de eventos, bares, restaurantes e shows.
  • Bandsintown: Se você está interessado em música ao vivo, este app permite seguir suas bandas favoritas e notifica quando elas estão em turnê ou tocando em Amsterdam.

ONDE ACONTECE A VIDA NOTURNA DE AMSTERDAM

Leiseplein é um dos principais centros da vida noturna de Amsterdam, tanto para turistas quanto para os locais, mas mais para turistas mesmo. É uma praça rodeada de bares, pubs, clubs e teatros e, entre os estabelecimentos mais famosos, destacam-se o Melkweg e o Paradiso. Outra área popular é Rembrandtplein, também uma praça cercada de bares e clubes, e onde está um dos grandes destaques da noite de Amsterdam, o Escape. Aliás, ambas as regiões são ideais para esquentar, com drinks ou cervejas, antes de começar a noite.

Leiseplein. Foto: Expedia

Em contraste a essas zonas mais movimentadas, está o Jordaan, conhecido por suas ruas charmosas e casas pitorescas. Uma cena de bares e cafés deliciosos, mas também clubes. De maneira geral, a vibe é mais autentica, local, tranquila e, por tanto, mais intimista. Nossa recomendação aqui é o Café Winkel 43.

Dando um grau a mais, está o De Pijp, um lugar também autentico, mas para aqueles que procuram uma noite mais animada. Um destaque do bairro é área ao redor do Sarphatipark, especialmente animada, onde os estabelecimentos refletem a diversidade cultural do bairro. Por ali está também a Marie Heinekenplein, uma região do bairro com estabelecimentos mais elegantes. Já a Gerard Douplein é uma pracinha rodeada de bares bastante agitados e badalados, com um público mais jovem. Bares como o La Dilettante Amsterdam – Natural Wine Bar são uma experiência deliciosa, tanto entre os moradores quanto os visitantes, oferecendo um ambiente descontraído.

Uma zona-experiência está ao norte da cidade, o NDSM Wharf. Se trata de um antigo estaleiro industrial que foi transformado em um centro cultural e criativo. Essa área alternativa é conhecida por seus eventos noturnos e festas em locais únicos, como o Pllek, um bar e restaurante feito de contêineres reciclados que oferece vista do rio IJ.

Outros dois pontos importantes na cena noturna de Amsterdam são as ruas Haarlemmerstraat e Haarlemmerdijk. As duas ruas estão próximas a Estação Central da cidade e, ainda que concentrem um numero significativo de bares e pubs, conservam uma atmosfera autentica e é bastante frequentada por locais. Uma das nossas recomendações é pela Brouwerij de Prael e o In de Wildeman.

Por fim, está o Red Light District, ou De Wallen. Ainda que seja uma das áreas mais famosas da cidade, não é uma parada imperdível para todos. Conhecida por suas vitrines vermelhas onde mulheres e até homens se exibem aos curiosos — e por isso o nome Distrito Vermelho — esse bairro é um dos símbolos da cidades. Aliás por ali está o Casa Rosso, um teatro erótico, e também o Bananenbar, um bar que oferece um entretenimento mais ousado.

ONDE TOMAR CERVEJA EM AMSTERDAM

  • Brouwerij de Prael
  • In de Wildeman
  • Brouwerij’t IJ
  • Poesia & Kater
  • Heineken Experience
  • Walhalla Brewery and Taproom
  • Arendsnest
  • De Bekeerde Suster

Brouwerij’t IJ

ONDE TOMAR DRINKS EM AMSTERDAM

  • Bar Bukowski
  • Flying Dutchmen Cocktails
  • Bar Mokum
  • Rosalia’s Menagerie
  • Tales & Spirits
  • Door 74
  • Hiding in Plain Sight
  • Bar Twenty Seven
  • Café Brecht
  • La Dilettante Amsterdam – Natural Wine Bar
  • Pllek

MAPA DA VIDA NOTURNA DE AMSTERDAM

A verdade é que há uma longa lista de lugares para aproveitar a vida noturna de Amsterdam, longa mesmo. Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.

DICAS SOBRE A VIDA NOTURNA DE AMSTERDAM

Os bares em Amsterdã geralmente fecham por volta das 1h ou 2h durante a semana, e entre 3h e 4h nos fins de semana. Já os clubes costumam fechar entre 4h e 5h da manhã. Se você estiver procurando por uma festa que vai até o amanhecer, clubes como De School e Shelter são boas opções.

O transporte público em Amsterdã é excelente e opera até tarde. Há ônibus noturnos (Nachtbus) que funcionam depois que os trens e bondes param de circular. No entanto, como a cidade é relativamente pequena, muitas áreas são facilmente acessíveis a pé ou de bicicleta. Aliás, no geral, Amsterdam é uma cidade segura, mas, como em qualquer lugar, é importante ficar atento aos seus pertences, especialmente em áreas lotadas como Leidseplein e Rembrandtplein.

Se já sabe que quer ir em alguma festa específica, e se puder, já compre ingresso. Alguns clubes exigem ingressos antecipados ou têm filas longas, especialmente para eventos populares. E não se esqueça de explorar a cena alternativa:  festas em armazéns, raves e eventos culturais em locais como o NDSM Wharf. Esses eventos geralmente atraem uma multidão mais local e oferecem uma experiência única. Além disso, bairros como De Pijp, Jordaan também oferecem cenas noturnas distintas e menos turísticas. Explorar esses locais pode proporcionar uma experiência mais autêntica.

Para locais e para turistas, vale conhecer os “coffeeshops”! Esses estabelecimentos são famosos mundialmente, mas vale lembrar que fumar tabaco ou cannabis dentro de bares e clubes normais é proibido. Se você quiser experimentar, faça isso em um coffeeshop ou em áreas designadas.

Uma dica geral: Amsterdam tem um clima imprevisível, então é sempre uma boa ideia levar um casaco, mesmo no verão. Além disso, muitos clubes têm códigos de vestimenta, principalmente os mais sofisticados, como o Club NL e o Jimmy Woo. Outra regra rígida é em relação a embriaguez: não exagere. De qualquer modo, se quiser beber, sugerimos que o faça fora do club, pelo custo benefício.

DÚVIDAS SOBRE A VIDA NOTURNA DE AMSTERDAM

Algumas dúvidas sobre a vida noturna de Amsterdam podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quais são as principais opções para curtir a vida noturna deAmsterdam?

A vida noturna em Amsterdam é rica e variada, oferecendo desde bares tradicionais e cafés que se transformam em pubs à noite, até baladas modernas e festas open air durante o verão. Para os amantes da música, a cidade possui uma forte presença de música eletrônica, com lugares como o Bitterzoet e o Paradiso, onde DJs renomados se apresentam regularmente.

Além disso, Amsterdam oferece experiências únicas como os famosos coffeeshops, museus noturnos e até passeios de barco de noite. A diversidade de estilos e ambientes torna a vida noturna de Amsterdam uma das mais ecléticas e dinâmicas da Europa.

2. Quanto custa a vida noturna de Amsterdam?

Os principais centros da vida noturna de Amsterdam incluem Leidseplein e Rembrandtplein, que são praças cercadas por bares, pubs, clubes e teatros. Esses locais são ideais para turistas e oferecem uma atmosfera vibrante, especialmente à noite.

Para uma experiência mais autêntica, Jordaan e De Pijp são bairros recomendados, conhecidos por seus bares acolhedores e menos turísticos. O NDSM Wharf, ao norte da cidade, é uma zona alternativa que oferece eventos culturais e festas em espaços únicos, como o Pllek, proporcionando uma experiência noturna mais original.

3. Quais são os melhores lugares para aproveitar a vida noturna de Amsterdam?

O transporte público é eficiente e funciona até tarde, mas a cidade é compacta, facilitando a locomoção a pé ou de bicicleta. Explorar bairros menos turísticos como De Pijp e Jordaan pode oferecer uma experiência mais autêntica. Além disso, se você planeja ir a festas populares, é recomendável comprar ingressos antecipadamente para evitar filas ou decepções.

4. Como se locomover à noite em Amsterdam?

Amsterdam tem um excelente sistema de transporte público, incluindo ônibus noturnos que funcionam após o fechamento dos trens e bondes. No entanto, a cidade é compacta, e muitas áreas são facilmente acessíveis a pé ou de bicicleta, o que facilita a locomoção durante a noite.

5. Como se vestir para aproveitar a vida noturna de Amsterdam?

O clima em Amsterdam pode ser imprevisível, então é recomendável levar um casaco, mesmo no verão. Muitos clubes têm códigos de vestimenta, especialmente os mais sofisticados, como o Club NL e o Jimmy Woo, onde é comum um estilo mais elegante. Além disso, evite exageros na bebida, pois a lei contra embriaguez pública é rigorosa.

LISTA DE ONDE IR À NOITE EM AMSTERDAM

A seguir, a Travel separou alguns dos principais estabelecimentos para você para curtir a vida noturna de Amsterdam.