O Vulcão Etna, o mais ativo da Europa, voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira, surpreendendo moradores e turistas da Sicília, na Itália. Por volta das 00h39 (horário local), uma enorme nuvem de fumaça subiu do vulcão, visível em grande parte da ilha.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) elevou o alerta para o nível laranja, a segunda maior categoria de risco, após registrar explosões estrombolianas — um tipo característico de erupção com jatos de lava e cinzas — que cresceram em intensidade ao longo da madrugada.
Até o momento, as autoridades não relataram danos ou interrupções no tráfego aéreo no Aeroporto de Catania, o mais próximo do vulcão. O material vulcânico permanece dentro do Valle del Leone, sem ultrapassar essa região que fica no caminho para o cume do Etna.
- (Foto: Euro News)
- (Foto: Euro News)
A intensa atividade fez com que grupos de turistas, presentes em excursões próximas, precisassem retornar imediatamente. Vídeos e fotos do momento da erupção viralizaram nas redes sociais, especialmente na plataforma X.
Situado entre Messina e Catania, o vulcão Etna é uma das maiores atrações naturais da Sicília, não apenas pela sua altura, mas também pelo constante estado de atividade. A última grande erupção ocorreu em fevereiro deste ano, reafirmando sua importância geológica e turística.
Para quem planeja visitar a Sicília, acompanhar as atualizações sobre o vulcão Etna é fundamental para garantir uma viagem segura e aproveitar com tranquilidade as paisagens da região!
CONHEÇA NÁPOLES
Nápoles, terra da pizza, das histórias da saga Amiga Genial de Elena Ferrante, do caos. Conhecida por ser caótica, suja e desorganizada, a terceira maior cidade da Itália era parada – quase – obrigatória para aqueles que tinham como destinho final as ruínas de Pompeia, destruída em 79 d.C. por uma erupção vulcânica, mas que foi redescoberta no século XVIII e hoje é considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
No meio do caminho, por que não parar em Nápoles e comer a famosa pizza margherita – sim, vá de margherita e não de napolitana – da “Da Michele”, que ficou famosa devido ao livro e posterior filme Comer, Rezar e Amar?
É oficial, Nápoles tornou-se um too do na Itália. Agora, mais do que isso. Tornou-se uma parada, agora de fato, obrigatória e não apenas um lugar de passagem para comer bem antes de seguir viagem. Quem ganha com essa mudança de perspectiva são os turistas, que conhecerão uma cidade cada vez mais pronta para recebê-los, mas sem deixar de ser autenticamente italiana. O caos permanece, mas agora ele está apaixonante.
Para continuar lendo sobre Nápoles, acesse o conteúdo completo na Travel.