Imagine ficar 23 horas em um avião: saindo de São Paulo, parando em Madrid, e aterrissando em Pequim?  Esse voo é considerado o voo de uma escala mais longo do mundo, em um tempo ainda mais curto.

Antes esse trajeto de 17.584 quilômetros de São Paulo para Pequim levava, no mínimo, 30 horas e mais de uma escala. E em abril desse ano, após, quatro anos desde a última operação, a Air China retomou o voo e o deixou ainda mais curto. Partindo do Aeroporto de Guarulhos, serão 23 horas, aproximadamente, até a capital da China, parando apenas em Madrid. E o caminho inverso levará 25 horas.

Duas vezes por semana, as quintas-feiras e aos domingos, até 293 passageiros poderão subir a bordo do Boeing 787-900 e cruzar o mundo, apenas com uma parada estratégica em Madrid. Serão 30 na Classe Executiva, 34 na Premium Economy e 229 na Economy.  Os valores das passagem estão a partir de R$ 7.045 por trecho; com direito a uma parada em Madrid por R$ 3.216.

Air China Boeing 787-9

QUAL O OBJETIVO?

Quem opera o voo é a Air China, companhia aérea estatal do governo chinês. Depois dos prejuízos da pandemia, a abertura de novos caminhos faz parte de uma meta chinesa de alavancar o turismo. É um investimento para recuperar turistas estrangeiros. E leva-se em conta que São Paulo, que por sua vez é a maior cidade do país, tem também uma grande comunidade chinesa.

air_china_7879_delivery7_960x540

CRONOGRAMA DAS OPERAÇÕES 

Confira o cronograma de operações da Air China para essa rota:

São Paulo (GRU) x Madri (MAD)
Voo CA898
Dias de operação: sextas e segundas
Horário de saída: 09h15
Horário de chegada: 00h40 (+1)

Madri (MAD) x Pequim (PEK)
Voo CA898
Dias de operação: sábados e terças
Horário de saída: 02h40
Horário de chegada: 19h30

Pequim (PEK) x Madri (MAD)
Voo CA897
Dias de operação: quintas e domingos
Horário de saída: 15h00
Horário de chegada: 21h10

Madri (MAD) x São Paulo (GRU)
Voo CA897
Dias de operação: quintas e domingos
Horário de saída: 23h15
Horário de chegada: 05h05 (+1)

Exemplo de emissão

Como dito anteriormente, a operação trata-se de um voo de quinta liberdade do ar, ou 5th freedom flights. Por isso, a Air China pode comercializar os voos entre São Paulo (GRU) e Madri (MAD) de forma independente. Confira:

COMENTÁRIO

Na matéria completa no Passageiro de Primeira, explica-se porque essa é uma excelente notícia para o passageiro que pensa em ir à China, por exemplo, já que o voo representa uma forma mais curta de chegar à capital chinesa. Ademais, é uma opção a mais para quem pretende viajar para a Europa chegando por Madri.

Para emitir seu voo com a Air China, acesse o site oficial da companhia.