A China investiu pesado na aviação nos últimos anos e agora anuncia que o Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou, localizado em Dalian, tem previsão de inaugurar sua primeira fase em 2035. Dessa forma, o terminal quebrará o recorde de maior aeroporto do mundo construído em uma ilha artificial.
MAIOR TERMINAL OFFSHORE DO MUNDO
As obras do novo Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou ocorrem em uma ilha artificial no mar, com o objetivo de que este seja o maior aeroporto offshore do mundo, superando os terminais de Hong Kong (HKG) e Kansai (KIX).
Assim que concluído, ele terá capacidade para atender até 80 milhões de passageiros por ano e 540 mil voos. Todavia, o projeto enfrenta desafios devido às condições geológicas complexas e o prazo de conclusão considerado curto.
A ideia para a ousada obra surgiu após a capacidade máxima do Aeroporto Zhoushuizi ser atingida. A construção do novo espaço é planejada desde 2003, mas as obras concretas só iniciaram nos últimos anos. A primeira fase da já tem previsão de conclusão e inauguração para 2035.
Fonte: CNN.
OUTROS AEROPORTOS SOBRE O OCEANO
Conheça abaixo, um pouco mais sobre os aeroportos de Hong Kong (HKG) e Kansai (KIX), considerados até o momento, os maiores terminais construídos sobre o oceano:
Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG)
Inaugurado em 1998, está localizado na ilha de Chek Lap Kok, construída a partir de terras recuperadas. É um dos maiores hubs do mundo, além de ser o gateway de carga mais movimentado globalmente, superando o Aeroporto Internacional de Memphis na década de 2010.
O espaço possui áreas especiais, como o “Waterfall Gardens”, com paisagem multimídia relaxante, e o Elevador de Cristal, que oferece vista da pista e arredores enquanto os viajantes se deslocam.
Aeroporto Internacional de Kansai
A inauguração do terminal aconteceu em setembro de 1994. Ele está localizado em uma ilha artificial na Baía de Osaka, servindo como o principal aeroporto internacional da região metropolitana de Osaka, no Japão. Sua construção, portanto, aliviou a superlotação do antigo Aeroporto de Osaka (Itami).
Kansai possui dois terminais: o Terminal 1, considerado um dos maiores do mundo, e o Terminal 2, que é um importante hub para companhias como All Nippon Airways, Japan Airlines, e Nippon Cargo Airlines, além de ser o hub do Pacífico Norte para a FedEx Express desde 2014.
COMENTÁRIO
A construção do novo aeroporto na China é um exemplo do forte investimento do país no setor de aviação, porém atualmente o projeto enfrenta desafios, como o curto prazo para sua inauguração.
Em conclusão, ao se tornar o maior aeroporto offshore do mundo, o terminal não apenas aliviará a superlotação de Zhoushuizi, como também fortalecerá a posição da China como líder no mercado global de aviação.
O que achou da notícia? Deixe sua opinião nos comentários.