O turismo de aventura é para aquele viajante que, realmente, não gosta de ficar parado. Misturando adrenalina com a beleza natural e cultural de cada destino, essa modalidade de turismo oferece experiências que vão além do convencional. No Dia do Esportista, que acontece hoje, dia 19 de fevereiro, vamos celebrar a data com uma lista especial.
Desde a prática de esportes radicais, como rafting e escalada, até atividades que permitem uma conexão mais profunda com a natureza, como trekking, as opções são muitas e os destinos vários.
Portanto, nessa lista, estão os destinos que respiram aventura, e te tiram o fôlego!
NOVA ZELÂNDIA
Conhecida como a meca do turismo de aventura, oferece atividades como bungee jumping, rafting e trilhas em cenários mágicos
A diversidade de paisagens, que vão de montanhas cobertas de neve a praias de areia dourada, torna cada atividade uma experiência visual.
Atividades:
- Bungee jumping em Queenstown
- Rafting em Rotorua
- Trekking no Parque Nacional de Fiordland
- Paragliding nas montanhas de Wanaka
- Trilhas no famoso Routeburn Track
CHILE
A combinação de montanhas, desertos e litoral proporciona uma variedade de esportes e atividades ao ar livre em um único destino.
O deserto do Atacama e Patagônia são ideais para caminhadas, escaladas e esportes aquáticos, além de oferecer paisagens únicas. Além de Pulcón, onde está o vulcão Villarica.

Foto: Denomades
Atividades:
- Caminhadas em Torres del Paine
- Esqui nas montanhas de Andes
- Sandboard e observação de estrelas no deserto do Atacama
- Caiaque e rafting nas praias de Pucón
COSTA RICA
A rica biodiversidade da Costa Rica e seu compromisso com a conservação fazem dela um destino que combina aventura e ecoturismo. Especialmente ideal para os surfistas e amantes de caminhadas em florestas tropicais.
Atividades:
- Surf nas praias de Tamarindo
- Tirolesa pela floresta tropical de Monteverde
- Rafting em rios de classe mundial, como o Pacuare
- Observação de vida selvagem, avistando macacos, preguiças e aves exóticas
CANADÁ
Com paisagens impressionantes e uma variedade de esportes de inverno e atividades ao ar livre, o Canadá é um destino ideal para quem busca adrenalina.
As Montanhas Rochosas proporcionam esqui, escalada e trilhas, além de vistas espetaculares, especialmente em parques como Banff e Jasper.
Atividades:
- Esqui em Whistler
- Escalada em Calgary
- Caminhadas por trilhas impressionantes no Parque Nacional Banff
- Rafting nas corredeiras do Kicking Horse River
ÁFRICA DO SUL
A rica cultura, a diversidade de vida selvagem e as incríveis paisagens naturais tornam a África do Sul um destino que oferece tanto aventura quanto exploração cultural.
Oferece safáris emocionantes, mergulho com tubarões e atividades de aventura nas montanhas e costas, como a famosa Table Mountain na Cidade do Cabo.
Temos um guia completo sobre a Cidade do Cabo.
Atividades:
- Safáris
- Mergulho com tubarões em Gansbaai
- Escaladas na Table Mountain
- Caminhadas pela Rota Jardim
- Passeios de bicicleta entre as vinhas nas vinícolas da região de Stellenbosch.
ISLÂNDIA
A Islândia, com sua paisagem dramática e únicas formações geológicas, é um destino que combina aventura ao ar livre com experiências naturais de tirar o fôlego. Suas geleiras, vulcões ativos e fontes termais oferecem um playground perfeito para os amantes de esportes e exploração.
Além das maravilhas naturais, a Islândia também proporciona a chance de observar a aurora boreal e a rica vida selvagem, incluindo baleias e aves marinhas. É um local ideal para quem busca aventuras em um cenário que parece saído de um conto de fadas.
Dei uma volta na Islândia, caso você queira saber mais, temos uma matéria completa.

Foto: Carolina Varella
Atividades:
- Trekking nas geleiras
- Exploração de vulcões
- Banhos nas fontes termais
- Observação de baleias
E aí, qual te interessou mais? Se você é desses que gosta de combinar viagem com aventura, comente sobre seu destino favorito.