A presença de um tubarão no Rio de Janeiro acendeu um alerta nas autoridades e mudou a rotina de quem frequenta as praias da região. Após registros da espécie no mar de Copacabana, o governo do RJ pediu atenção redobrada aos banhistas e divulgou recomendações de segurança. Embora casos assim sejam raros, a movimentação gerou preocupação e viralizou nas redes sociais. Por isso, é essencial entender o que está acontecendo — e o que fazer.

Praia de Copacabana Foto: ABIH RJ
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO RIO DE JANEIRO
Nos últimos dias, banhistas avistaram um tubarão da espécie tigre próximo à orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, e as autoridades locais rapidamente se mobilizaram. Em seguida, outro tubarão apareceu na Praia da Barra da Tijuca, aumentando a atenção na região.
Por isso, diante da repercussão e da preocupação crescente entre banhistas, o governo do estado, em parceria com a UFRJ e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), emitiu alertas de segurança.

tubarão tigre
Embora o risco de ataques seja baixo, a recomendação é de cautela, já que esse tipo de ocorrência é incomum, mas não impossível nas águas fluminenses.
Segundo o biólogo Marcelo Szpilman, presidente do AquaRio: “A provável aparição na Barra foi provavelmente motivada pela presença de um cardume. É a alimentação que os atrai“, reforçou.
ORIENTAÇÕES OFICIAIS
O governo do RJ recomenda que os banhistas sigam estas medidas para garantir a segurança:
Evite entrar no mar nas áreas com placas de alerta.
Siga sempre as instruções dos guarda-vidas presentes nas praias.
Não nade sozinho, principalmente no amanhecer ou no fim da tarde, quando tubarões estão mais ativos.
Pescadores devem evitar descartar peixes e restos de alimentos no mar, para não atrair os animais.
Informe imediatamente às autoridades caso aviste qualquer movimentação suspeita ou tubarão próximo à costa.
Além disso, o governo intensifica o monitoramento das praias e, conforme a situação evolui, pode implementar novas medidas para proteger os frequentadores. Acompanhe, no site oficial.
PRAIAS AFETADAS
As autoridades já sinalizaram as áreas de maior atenção. Veja a lista de praias monitoradas:
Praia de Copacabana – Onde houve o primeiro avistamento confirmado.
Praia do Leme – Próxima a Copacabana, também está sob vigilância reforçada.
Praia de Ipanema – Monitorada preventivamente por estar na mesma região.
Praia do Arpoador – Outra área próxima em que os banhistas devem redobrar a atenção.
CONHEÇA O RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro, carinhosamente chamado de “Cidade Maravilhosa“, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. O apelido não é à toa – a cidade entrega belezas deslumbrantes a cada esquina, com suas montanhas imponentes, praias icônicas e uma paisagem urbana vibrante que fascina. Por isso, cada pôr do sol no horizonte é um espetáculo à parte, refletindo nas águas cristalinas e criando um cenário inesquecível. Ah! O Rio de Janeiro continua mesmo lindo…
Do Leme ao Pontal, o Rio conta com beleza natural e a energia contagiante de seus habitantes. Além disso, esse é um dos motivos pelos quais a cidade é um destino que deixa uma marca profunda em quem a visita, sempre querendo voltar. Cada experiência é marcante, desde uma caminhada nas praias até um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, tudo contribui para a riqueza de momentos que se guardam para sempre na memória.
Para continuar lendo sobre o Rio de Janeiro, acesse o conteúdo completo na Travel.