O projeto do trem-bala que conectará as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo está novamente em pauta, com a promessa de transportar 30 milhões de passageiros por ano. Este projeto, se concretizado, poderá transformar a mobilidade entre as duas maiores metrópoles do Brasil, trazendo benefícios significativos para a economia e o turismo.

Trem-Bala Rio-SP:

Trem-Bala Rio-SP não é novidade. Em 2009, a então Ministra da Casa Civil do Governo Lula, Dilma Rousseff, já prometia a entrega do projeto de transporte em trilhos entre São Paulo e Rio de Janeiro desde antes da Copa de 2014. No entanto, o projeto foi paralisado e apenas recentemente ganhou novo impulso com discussões renovadas entre o governo federal e possíveis investidores privados.

O projeto prevê o início das construções para 2027, com o início das operações programado para 2032. A empresa responsável pelo projeto, que conta com consultores e advogados especializados no segmento ferroviário, está atualmente em busca de investidores. Isto é,  para que o projeto saia do papel, é necessário um investimento de 30 bilhões de reais.

Espera-se que o trem-bala reduza o tempo de viagem entre Rio e São Paulo para aproximadamente 1 hora e 30 minutos, percorrendo uma distância de 418 km. Esta melhoria na infraestrutura pode facilitar a vida dos trabalhadores que precisam se deslocar entre as duas cidades, reduzindo o percurso em cerca de 4 horas e 30 minutos em comparação com o transporte terrestre. Adicionalmente, o preço das passagens deve ser competitivo, com tarifas previstas para manter-se em torno de R$300,00.

QUANTO CUSTARÁ AS TARIFAS?

De acordo com o CEO da TAV Brasil, haverá duas tarifas distintas: uma para viagens sem paradas, com serviços equivalentes aos oferecidos por companhias aéreas, custando cerca de R$500,00, e outra para viagens com paradas, com serviço equivalente ao dos ônibus, custando cerca de R$300,00. Esta estrutura tarifária visa atender diferentes perfis de passageiros, oferecendo opções mais rápidas e confortáveis, assim como alternativas mais econômicas.

Trem-Bala Rio-SP:

Além dos benefícios econômicos e de mobilidade, o Trem-Bala Rio-SP também oferece vantagens ambientais, como a redução no número de voos e veículos particulares entre as duas cidades, contribuindo para a diminuição da emissão de gases poluentes.

A fase atual do projeto envolve negociações e estudos de viabilidade. A confirmação do financiamento e a definição das empresas responsáveis pela construção e operação são passos críticos que ainda precisam ser resolvidos.

A expectativa, embora otimista, é que as obras comecem em 2027 e que o trem-bala inicie suas operações em 2032. O Brasil aguarda por esta modernização em sua infraestrutura de transporte, que promete uma nova era de conectividade e desenvolvimento.