Com foco em melhorar a acessibilidade, o Theatro Municipal de SP, será restaurado a partir de 2025. O projeto inclui a restauração parcial do telhado e a modernização dos seis elevadores, promovendo acessibilidade total para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O teatro é um dos principais patrimônios culturais do Brasil.
Aliás, a iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por sua vez, conta com o patrocínio máster da Shell, além do apoio da Elevadores Atlas Schindler.
Com isso, todos os andares — inclusive o térreo, que atualmente possui uma entrada alternativa para o Bar dos Arcos — passarão a ser plenamente acessíveis ao público.
Dessa forma, o Theatro avança na obtenção do Selo de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, reforçando seu papel como espaço democrático e inclusivo.
REFORMA VAI MODERNIZAR E PRESERVAR
Além das melhorias em acessibilidade, o projeto também vai garantir a preservação estrutural do edifício tombado. No telhado, as telhas de cobre danificadas e estruturas comprometidas por infiltrações serão substituídas. Assim, o prédio terá sua segurança e longevidade reforçadas.
A obra será conduzida por uma equipe de cerca de 50 profissionais. Estes, por sua vez, são das áreas de arquitetura, engenharia e construção civil.
A coordenação está sob o comando de Eduardo Spinazzola, gerente de Infraestrutura e Patrimônio da Fundação Theatro Municipal. Segundo ele, “mais do que uma adaptação física, essa obra representa um passo em direção à inclusão e à ocupação cultural da cidade”.
INICIATIVA ENVOLVE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
Enquanto isso, a execução do projeto reforça a importância das parcerias entre o setor público e a iniciativa privada. Isto é, o restauro é realizado pela Fundação Theatro Municipal e pela Sustenidos, em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Além disso, empresas como Nubank, Bradesco e igc Partners participam por meio de incentivos fiscais.
Inaugurado em 1911, com projeto do escritório de Ramos de Azevedo e dos arquitetos italianos Claudio e Domiziano Rossi, o Theatro já passou por reformas anteriores nas décadas de 1950, 1980 e 2000. Agora, com esta nova fase de modernização, a instituição reafirma seu compromisso com a cultura, acessibilidade e preservação da memória arquitetônica da cidade de São Paulo.
CONHEÇA A TRAVEL
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨