O Aeroporto de Lima, administrado pela Fraport, decidiu adiar para 7 de dezembro a cobrança da taxa de conexão de US$ 12,67 (cerca de R$ 68) para passageiros em trânsito. A medida, que entraria em vigor essa semana, foi suspensa temporariamente enquanto o governo peruano revisa normas e adequa a regulamentação.

O Ministério de Transportes e Comunicações do Peru destacou que o adiamento é “temporário, enquanto se concluem os processos de revisão tarifária e adequação da normativa correspondente”. Já a Fraport ressaltou que a mudança na data da cobrança vem com condições firmadas com o governo local.
- Dica para viajantes: se você tem conexão internacional em Lima, programe-se para incluir esse valor no seu orçamento a partir de 7 de dezembro.
TRANSPARÊNCIA E AJUSTES NA LEI DE AERONÁUTICA
Entre as medidas, está a modificação da Lei de Aeronáutica Civil, garantindo que todos os custos do transporte aéreo sejam claros nos bilhetes, em benefício dos passageiros.

Além disso, a Fraport avalia alternativas para a taxa de conexão doméstica, de modo a não afetar os usuários, mantendo ao mesmo tempo a recuperação do investimento privado no aeroporto.
Atualmente, não há cobrança para transferências nacionais.
NOVA TARIFA INTERNACIONAL: SERVIÇO E INVESTIMENTO
Segundo a concessionária, a nova taxa internacional visa oferecer mais serviços e melhorar a experiência do passageiro. Do valor total, US$ 5,74 serão destinados à Fraport, enquanto o restante será usado pelo governo para aprimorar outros aeroportos do Peru.
Ou seja, mesmo com a cobrança, parte do valor retorna em melhorias para os passageiros e o sistema aeroportuário do país.
LATAM REAGE E ROTAS SÃO IMPACTADAS
O adiamento da taxa vem após críticas de passageiros e reações de companhias aéreas. A LATAM anunciou o corte das rotas Lima-Havana e Lima-Orlando, citando a tarifa como um dos motivos.
Em resposta, o Aeroporto de Lima afirmou que algumas empresas buscam “desinformar e gerar confusão” sobre a Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA), e que a cobrança não é adicional, mas prevista no contrato de concessão do aeroporto.
Sobre o corte da linha Lima-Havana, a Latam informou que a decisão foi motivada pelo desempenho financeiro da rota, agravado pela TUUA. A empresa afirma que “a operação se tornou insustentável frente à concorrência regional, já que passageiros em conexão optariam por hubs sem cobrança adicional”.
O CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, comentou que a medida pode impactar conectividade, turismo e economia do Peru, convertendo o Aeroporto Jorge Chávez em uma “oportunidade perdida”.
ARRECADAÇÃO PREVISTA COM A NOVA TAXA
Em 2024, cerca de 1,3 milhão de passageiros em conexão passaram pelo Aeroporto de Lima, o que poderia gerar US$ 17 milhões em arrecadação anual com a taxa. Com o aumento esperado da demanda global por viagens, os valores podem crescer ainda mais nos próximos anos.
O aeroporto, inaugurado recentemente, ainda possui obras em andamento, com investimento de US$ 555 milhões no último ano, reforçando o compromisso com modernização e conforto.
MAS AFINAL, QUAIS SÃO OS IMPACTOS PARA OS PASSAGEIROS?
Para turistas, a mensagem é clara: quem fizer conexão internacional em Lima deve considerar o valor extra no planejamento da viagem. Por outro lado, o adiamento até dezembro oferece uma janela para reorganizar roteiros e ajustar custos.
Em resumo, a taxa de conexão não desaparece, mas o Aeroporto de Lima busca conciliar experiência do passageiro e investimento em melhorias, enquanto as companhias aéreas adaptam suas rotas.
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